Confira as principais tendências do marketing digital para 2023 e comece já a planejar sua estratégia de sucesso para o próximo ano.

Tendências do marketing digital para 2023 – confira as principais

Final de ano chegando, é hora de analisar as tendências do marketing digital para 2023.

Pois esta é uma tarefa importante dentro do seu planejamento anual. Afinal, o cenário digital global está em constante e implacável evolução.

Em um nível macro, existem várias grandes tendências que moldarão a forma como experimentamos o marketing digital nos próximos anos.

Então, aqui estão as principais tendências do marketing digital para 2023 que sua empresa deve ficar de olho. Assim você terá uma visão privilegiada sobre como tudo isso vai impactar o seu negócio.

O que mudou em 2022?

O ano de 2022 trouxe grandes mudanças para o setor: desde a forma como as marcas usam e coletam dados até a forma como abordam os consumidores.

Pois o marketing teve que acompanhar não apenas os saltos na tecnologia, mas ajustes significativos na legislação.

As mudanças envolvendo a proteção de trouxeram à tona um possível fim de cookies e do uso de dados de terceiros. Mas tudo indica que este é apenas o ponto de partida da maior conversa sobre dados que veremos no futuro.

Em 2023, é provável que vejamos as consequências dessas grandes mudanças na coleta e uso de dados com marcas.

Dessa forma, acreditamos que muitas empresas vão optar por coleta de dados mais longa e construção de comunidades. Tudo para tentar manter a mesma profundidade de informação da década anterior.

Mas existem ainda muitas outras novidades envolvendo a forma de fazer marketing digital este ano – confira a seguir.

Tendências do marketing digital para 2023 – CONTEÚDO

A forma de fazer conteúdo vem evoluindo significativamente ao longo dos últimos anos. Novos formatos, novas plataformas e novas formas de abordar o público-alvo surgem a cada dia.

Mas estas são as principais novidades que devemos experimentar em 2023:

1) Estratégia de marketing de conteúdo baseada em respostas

As marcas devem considerar o desenvolvimento de uma estratégia de marketing de conteúdo baseada em respostas em 2023. Assim, deixando de lado a estratégia tradicional de conteúdo baseado em promoções.

O impulso para isso é que no ano passado, as pesquisas com zero clique representaram mais da metade de todas as consultas de pesquisa do Google.

Ou seja: quando os usuários procuram algo no Google, a maioria não clicou em nada depois de executar sua pesquisa para obter o que estava procurando.

Por isso, empresas como a sua precisam desenvolver conteúdo que responda diretamente a uma consulta sem que os pesquisadores necessariamente tenham que clicar em um link para encontrá-lo.

Isso se deve ao surgimento de mais plataformas incentivando o conteúdo nativo. O Google não requer mais cliques por meio de trechos de recursos. Além disso, as redes sociais estão mostrando mais conteúdo que mantém os olhos em suas redes sociais.

Então, as marcas que focarem na criação de conteúdos incríveis e memoráveis nos canais onde os clientes vivem terão melhores retornos a longo prazo.

2) Marketing de influenciadores continuará crescendo

O que antes só era usado por um punhado de empresas agora está sendo usado por quase todos os negócios que existem digitalmente.

Pois a influência de alguns influenciadores, seja através do Tiktok, Instagram ou YouTube, pode gerar um grande ROI. Mas as empresas devem ter cuidado ao entender exatamente que tipo de influenciadores precisam para sua marca.

Por isso, o ideal é contar com o suporte de uma agência de marketing digital neste momento. Pois escolher os indivíduos errados que não têm o público ou alcance relevantes pode botar toda estratégia a perder.

3) Publicidade gamificada

Anúncios interativos são memoráveis. Por isso, adicionar elementos de jogo e essa memorabilidade se torna ainda mais potente. Esta é, sem dúvidas, uma das grandes tendências do marketing digital para 2023.

Afinal, seus consumidores são inundados com informações a cada segundo do dia. As marcas competem por sua atenção. Assim, torna-se uma segunda natureza ignorar essas mensagens.

Mas quando você adiciona elementos de gamificação à sua publicidade, seu consumidor tem que prestar atenção ao que você está dizendo. Ele acaba por dedicar mais atenção às comunicações interativas da sua marca.

Por isso, em vez de confiar em vários anúncios estáticos para falar com seu público, opte por anúncios menos frequentes e mais memoráveis.

Chegamos a um ponto em que as conversas online superam em muito as conversas que somos capazes de ter pessoalmente. Portanto, as marcas que optarem por anúncios mais envolventes provavelmente verão um aumento significativo na receita.

4) Marketing de conversação

Chega de orientar as pessoas para formulários de captura de leads e ficar à espera dos resultados.

O marketing de conversação, uma das tendências do marketing digital para 2023, usa mensagens direcionadas e bots de conversação inteligentes para interagir com os visitantes do seu site.

Os novos bots de conversação inteligentes usam aprendizagem de máquina e processamento de linguagem natural para que os clientes encontrem uma comunicação interativa e bidirecional com a marca.

5) Marketing mais personalizado

Uma das tendências do marketing digital para 2023 é o marketing mais personalizado.

Com o advento de novas tecnologias e com a ajuda de profissionais da área – como a UP2Place Digital, as empresas poderão coletar mais dados sobre seus clientes do que nunca.

Então, esses dados podem então ser usados para criar campanhas de marketing altamente personalizadas. Sempre adaptadas às necessidades e interesses específicos de cada cliente.

Ao ter uma estratégia de abordagem mais personalizada, voltado para o seu público-alvo ou cliente ideal, sua empresa pode garantir que ganhará sua atenção e negócios com maior eficácia.

6) Conteúdo Visual

Quando se trata de marketing digital, o conteúdo visual é um dos principais canais de acesso ao consumidor.

Então tudo indica que veremos um poderoso aumento neste tipo de conteúdo no próximo ano. Especialmente por causa do quão bem ele funciona quando se trata de atingir seu público-alvo.

Com a crescente popularidade de plataformas como o TikTok, as pessoas estão consumindo mais conteúdo visual do que nunca.

Como resultado, as empresas precisarão criar conteúdo mais atraente e visualmente atraente para capturar a atenção de seus clientes em potencial.

Assim, a melhor maneira de demonstrar seu conhecimento é postando um pequeno vídeo educativo no site e nas plataformas de mídia social.

Pois é seu trabalho se adaptar a essas métricas para ser bem-sucedido. Use esse tempo para mostrar às pessoas que você sabe do que está falando. Vídeos mostrando alguém como usar um produto são especialmente benéficos e podem gerar resultados expressivos em vendas.

7) Conteúdo gerado pelo usuário: uma das tendências de marketing digital para 2023

Construir um relacionamento forte com os clientes é mais importante do que nunca. No passado, essas relações levariam ao marketing boca-a-boca.

Então, uma empresa formava um vínculo com um cliente, e contaria aos seus entes queridos sobre o negócio. Boom — aumento instantâneo da clientela!

Mas a internet é a versão mais recente e amplificadora do marketing boca-a-boca. Enquanto antes as pessoas eram limitadas ao seu network, os usuários de internet podiam potencialmente atingir milhões em todo o mundo.

Por essa razão, você deve abraçar o conteúdo gerado pelo usuário o quanto antes. Como você faz isso? Encontre clientes confiáveis dispostos a postar sobre sua empresa/produtos on-line.

Veja a seguir alguns exemplos de conteúdo gerado pelo usuário que se tornarão mais populares em 2023:

  • Vídeos postados pelo usuário nas redes sociais onde a pessoa está usando o produto/compartilhando sua opinião sobre ele;
  • Hashtags que construirão um seguidor online e seduzirão as pessoas a participar;
  • Depoimentos sobre boas experiências com a empresa, publicadas nas áreas de avaliação em plataformas de rede social ou específicas do setor – como iFood e Trip Advisor;
  • Criar desafios para o cliente (compartilhe uma foto de si mesmo interagindo com uma marca) onde os clientes podem potencialmente ganhar um prêmio.

Muitas empresas já estão usando essa dica de conteúdo a seu favor. Então, isso é essencial para quem quiser ficar por dentro das tendências do marketing digital para 2023.

8) Podcast como uma das grandes tendências do marketing digital para 2023

Essa tendência não é realmente uma surpresa. Os podcasts (áudio e vídeo) são exponencialmente mais consumíveis nos dias de hoje.

Pois este é um formato onde cada vez mais pessoas estão se engajando. Especialmente por seus perfis informativos, que oferecem uma perspectiva que o ouvinte provavelmente não teria de outra forma.

9) Responsabilidade Social e Inclusão

Uma das tendências do marketing digital para 2023 é a responsabilidade social e a inclusão.

Agora, mais do que nunca, os consumidores estão interessados no que uma empresa representa. Um site afirma que comportamento ele vai e não vai tolerar? Há certas causas sociais que é óbvio que a empresa apoia? Exibir essas opiniões pode atrair mais visitantes.

Além disso, a inclusão também estará em ascensão em 2023. Pois as pessoas querem ver uma marca que acomode todos os usuários.

Por exemplo, existem recursos que auxiliam a comunidade com deficiência na navegação? A UP2Place Digital pode otimizar o seu site e serviços para tornar suas presenças digitais mais acessíveis para quem precisa.

Quanto mais sua empresa mostrar às pessoas o que você representa, mais provável será a confiança. Afinal, os usuários não se contentarão mais com sites tradicionais e estratégias de marketing.

Pois eles querem interagir com um negócio que abraça plataformas modernas e aproveita o tempo para aprender sobre seus interesses. Por isso, uma maneira padronizada de pensar não será mais suficiente. É preciso ir além.

Tendências do marketing digital para 2023 – TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

As inovações não param e a cada dia vemos novas plataformas ou mudanças significativas em seus algoritmos e na forma como seu conteúdo se comporta frente aos usuários.

Por isso, é essencial ficar de olho nas principais tendências de marketing digital para 2023, como:

10) Coleta de dados através de práticas como construção de formulários

O big data tornou-se significativamente mais importante para as empresas do que nunca. No entanto, a forma como coletamos dados teve que mudar devido às leis de privacidade em vigor em todo o mundo.

Saiba mais: Qual o impacto da LGPD nas estratégias digitais? Descubra!

Quando se trata de marketing digital, uma tendência quente em 2023 provavelmente envolverá empresas sendo mais proativas na coleta de informações através de várias práticas.

Por exemplo, o form building pode ajudar a descobrir informações de seus clientes que podem influenciar seu próximo lançamento ou serviço de produtos.

11) Uso de plataformas de mensagens em tempo real para a coleta de dados

Os consumidores querem tudo. E querem tudo o mais rápido possível. Com muitas equipes de marketing, as plataformas de mensagens em tempo real tornaram-se uma excelente oportunidade para alcançar os clientes de forma rápida e direta. Assim como para a coleta de dados.

Para empresas como a sua, quanto mais essas plataformas de mensagens em tempo real amadurecem, mais elas podem trazer valor com isso quando se trata de dados de clientes.

Pois elas quase podem se tornar um data hub. Um lugar que pode armazenar tudo o que você precisa para entender mais sobre seu cliente do que nunca.

12) Hype metaverso entre as tendências de marketing digital para 2023

O metaverso existe há décadas, mas ganhou uma nova vida depois que Mark Zuckerberg a tornou uma prioridade para o Facebook (agora Meta).

Muitos de nós lembramos de mundos ativos, como Second Life ou mesmo os Sims, como exemplos de experiências semelhantes a metaversos. Além desses exemplos proto-metaversos, não vamos esquecer MMORPGs imersivos como World of Warcraft, Final Fantasy XIV e outros games imersivos.

Sendo assim, este salto para o metaverso não deve ser tão assustador quanto alguns podem pensar.

Olhando para a iteração atual do conceito metaverso, há oportunidades ilimitadas para criar experiências de marca valiosas e impactantes.

Mas para isso gerar os resultados certos, contar com o suporte de especialistas é fundamental. Por isso, este pode ser o momento certo de ter uma agência de marketing digital à disposição.

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Dessa forma, sua empresa já pode começar 2023 no rumo certo do sucesso em vendas e em crescimento no mercado!

Tendências do marketing digital para 2023 – ESTRATÉGIAS

Com todas essas mudanças experimentadas pela sociedade nos últimos dois anos e os avanços tecnológicos, é preciso também pensar em estratégias que se alinhem a estes novos cenários.

Por isso, listamos aqui as principais tendências de marketing digital para 2023 que sua equipe deve ficar de olho ao elaborar o planejamento para o próximo ano:

13) Gratificação ao fazer compras com marcas

A gratificação instantânea é necessária em um mundo onde o varejo digital está cada vez mais intenso. Além disso, onde os clientes detêm a maior parte do poder e da atenção.

Pois ao fazer compras online, eles querem obter algo instantaneamente. Então, qualquer atraso ou espera no atendimento ou entrega vai levá-los a ir para outro lugar.

É por isso que sua equipe de marketing precisa pensar proativamente, usando a dor do cliente. Ao invés de apenas reagir quando os clientes se aproximam com uma consulta.

Por exemplo, é essencial ter uma base de conhecimento útil que os clientes possam acessar rapidamente. Pois isso pode ajudar a responder perguntas que interferem em suas decisões de compra.

14) Marcas que ajudam sua comunidade

Há muitos problemas no mundo, onde as marcas podem ajudar.

Sabemos que o ônus de cuidar dos consumidores não deveria ter caído nas marcas. Porém, com os consumidores atualmente podem até confiar mais nas marcas do que nas autoridades oficiais.

Atualmente, 82% dos consumidores querem que os valores de uma marca se alinhem aos seus.Por isso, muitas empresas podem obter resultados expressivos ao capitalizar a situação atual para construir uma impressão duradoura em seu público.

Mas tem um porém: é preciso ser genuíno sobre isso. Além disso, é preciso que as ações e o discurso caminhem de forma coerente. Afinal, o propósito de uma marca não começa e termina no trimestre financeiro.

Por isso, as marcas que optarem por ajudar seus públicos com as lutas que estão enfrentando – desde preços mais altos na loja até a crise climática em curso – se beneficiarão do mundo melhor que ajudam a construir.

Para isso, é importante que encontrem uma causa em que acreditem e façam as mudanças necessárias na maneira como fazem negócios. Seja construindo uma comunidade em torno de seu produto ou fazendo um sacrifício em torno dos lucros e preços.

15) Uso de e-mail marketing se torna mais influente

O e-mail marketing é, de longe, um dos melhores métodos de marketing em uso.

Com 89% das empresas usando o e-mail marketing principalmente para gerar leads, é uma das tendências de marketing digital para 2023 e além.

Afinal, quase todo mundo tem uma conta de e-mail. Então, isso o torna um poderoso canal para marcas e empresas se conectarem com seus clientes.

Em relação aos lançamentos de produtos, é benéfico usar listas de assinantes de e-mail para alcançar clientes existentes. Assim como aqueles que talvez tenham se inscrito, mas ainda não compraram nada.

Além disso, os e-mails de lançamento de produtos podem ajudar a ampliar significativamente as margens de lucro. Algo especialmente decisivo para uma nova empresa.

16) Foco no SEO entre as tendências de marketing digital para 2023

Todos estão certos de que estamos caminhando para um verdadeiro futuro sem os famosos cookies.

No entanto, ninguém sabe quando essa realidade vai nos atingir. Em julho de 2022, o Google mais uma vez adiou a depreciação programada de cookies de terceiros de 2023 para o segundo semestre de 2024.

Isso demonstra como os cookies de terceiros estão entrincheirados em nosso ecossistema de publicidade digital. Assim como é difícil encontrar uma substituição adequada.

No entanto, a maioria dos players no espaço programático tem trabalhado e implementado suas próprias soluções de identidade.

Após o fim dos cookies de terceiros e até que uma solução de identidade universal preencha a lacuna em termos de capacidades de segmentação, as marcas precisarão encontrar maneiras eficazes de alcançar, engajar e vender para seus públicos.

Então, é justamente essa realidade que aumentará o valor dos dados de terceiros, e-mail marketing e SEO.

Saiba mais: SEO Marketing e seu papel no sucesso dos seus negócios

Mesmo antes do anúncio do fim dos cookies de terceiros, o Santo Graal do marketing digital eram first-party data.

Este é termo técnico que se refere às informações geradas por uma empresa sobre seus consumidores a partir dos seus canais de venda, pesquisa e promoção:

  • Nome,
  • Endereço,
  • E-mail,
  • Número de telefone e todas as interações que você teve com eles.

Os first-party data permitem um alto grau de personalização em quase todos os canais digitais, mas especialmente por e-mail. Então para aproveitar estes dados sua empresa precisa de:

  • CRM (Customer Relationship Management, gerenciamento de relacionamento com o cliente);
  • CdP (Customer Data Platform, plataforma de dados do cliente);
  • Plataforma de Gerenciamento de Dados (DMP).

O valor do SEO também aumentará como resultado do fim dos cookies de terceiros.

Se as marcas acharem mais difícil direcionar com precisão os consumidores através de publicidade paga, elas podem procurar aumentar seu tráfego orgânico.

17) A omnicanalidade inclui agora a Internet das Coisas (IoT)

A Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês) ganhou força nos últimos anos, e está agora amplamente acessível (pense em Alexa e Siri).

Mas tudo indica, entre as tendências de marketing digital para 2023, que observaremos um crescimento contínuo e um maior número de aplicações para a tecnologia. Assim, acredita-se que a IoT experimentará uma adoção generalizada nos próximos um ou dois anos.

Isso significa que empresas como a sua devem começar a pensar como vão incorporá-la nos seus programas para que sua estratégia de marketing omnichannel inclua todos os canais que os potenciais clientes já estiverem usando.

18) Terceirização para agências de marketing digital

Seja você o responsável por pequena ou uma grande empresa, a terceirização continua sendo uma ótima maneira de fazer mais.

Afinal, nenhuma empresa quer ser retida por oportunidades porque eles não têm recursos suficientes internamente.

Se você precisa de mais ajuda com o marketing, por que não terceirizar a ajuda através de agências de marketing digital como a UP2Place Digital?

Inclusive, essa pode ser a diferença entre fazer um pequeno progresso ao longo do primeiro ano ou fazer grandes movimentos na indústria entre as pequenas empresas e startups.

Mesmo as empresas de maior porte podem se beneficiar disso, já que as agências de marketing digital também têm muito mais conhecimento para compartilhar e implementar tendências crescentes dentro do ambiente digital.

Procurando o parceiro de marketing digital certo?

Escolher uma agência de marketing digital certa para os seus negócios pode ser difícil. Pois você quer ter certeza que a agência entende sua marca e metas.

A UP2Place Digital se encaixa perfeitamente nesse cenário! Pois nossa equipe terá tempo para aprender sobre seus negócios e campo para entender melhor o que você precisa.

Agende hoje mesmo um papo com nossos especialistas e descubra como podemos ajudá-lo a aproveitar essas próximas tendências hoje!

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