3 dicas para reverter a queda de alcance das redes sociais

3 dicas para reverter a queda de alcance das redes sociais

3 dicas para reverter a queda de alcance das redes sociais

Quem trabalha o marketing digital em suas estratégias de comunicação certamente já vem notando a queda de alcance das redes sociais.

Sem dúvidas, o efeito mais visível vem do Facebook, graças às constantes atualizações de algoritmos: em 2016, o alcance orgânico da plataforma caiu para 52%. Mas outras redes têm apresentado quedas significativas.

O Linkedin também tem evoluído constantemente seu algoritmo para reduzir o alcance orgânico dos posts e, assim, promover a compra de publicidade pelas empresas. O mesmo pode ser observado no Instagram.

Se você está em busca de soluções para contornar esse problema e voltar a usar estes canais para geração de tráfego e leads, confira estas dicas que listamos a seguir.

A qualidade do conteúdo afeta a queda de alcance das redes sociais?

Quando os números caem, o primeiro passo é sempre checar o nível de qualidade do marketing de conteúdo que seu time ou agência de marketing digital tem trabalhado nas redes sociais e blog.

Essa é de fato uma decisão acertada – afinal, se o conteúdo não é relevante e útil para seus clientes potenciais, não é o tipo de isca certa que vai levar estas pessoas para seu site e por sua jornada de compras.

Se você realizou esta checagem e a qualidade do conteúdo segue em alta, é hora de buscar outras soluções para gerar informação relevante para seus leads potenciais – e não depender apenas do SEO.

1ª dica) Otimize sua presença nas redes sociais

Estar presente nas redes sociais hoje envolve um esforço bem diferente do que víamos antigamente, quando era imperativo para as marcas terem perfis em todas as redes sociais existentes.

Isso mostrou-se até desastroso, visto que muitas não tiveram fôlego para manter suas presenças digitais nas redes e hoje exibem perfis desatualizados.

O segredo: foque seus esforços apenas onde seus leads potenciais transitam. Como saber isso? Promova pesquisas com seus clientes atuais e entenda seu comportamento de consumo de informação nas redes sociais.

2ª dica) Mobilize seus embaixadores – internos ou externos

Embora o alcance das Business Pages tenha caído significativamente, seja no Facebook ou no LinkedIn, as páginas pessoais sofreram esse efeito eu uma menor escala.

Então organizar a comunicação nas redes sociais de sua empresa mobilizando os seus embaixadores, internos ou externos, pode ser uma forma de driblar a queda de alcance das redes sociais.

Estes embaixadores podem ser:

  • Um embaixador da marca, que seja um garoto propaganda ou porta-voz da empresa;
  • O CEO ou membros da diretoria que tenham prestígio no mercado e uma forte presença nas redes sociais – como o próprio Mark Zuckerberg faz pelo Facebook;
  • Seu time de vendedores, como parte de uma estratégia de venda social;
  • Os colaboradores mais atuantes em suas redes sociais, como parte de uma estratégia de prova social;
  • Influenciadores que tenham relevância dentro de sua indústria ou junto ao público-alvo de sua empresa, como parte de uma estratégia de relações com influenciadores.

Essas abordagens ainda são eficazes, mas requerem mais esforços de mobilização do que a mera produção de conteúdo pela empresa.

É necessário envolver os embaixadores, animá-los, criar mecanismos de incentivo para garantir sua presença regular. Crie hashtags e estimule seus clientes a compartilharem suas impressões sobre seus produtos nas redes sociais, promova ações especiais de conteúdo com estes embaixadores – como uma live respondendo dúvidas ou um webinario.

3ª dica) Invista em formatos pagos nas redes sociais

Atualmente, é isso que as plataformas de redes sociais esperam de sua empresa. Elas foram, ao longo dos anos, se transformando em poderosos canais de informação até chegarem a um modelo de negócios onde formatos de publicidade faziam sentido.

Foi por isso que acompanhamos gradativamente a queda de alcance das redes sociais – assim podem hoje maximizar sua receita de publicidade e incentivar as empresas a pagar pela visibilidade da rede.

Quando sua empresa investe nos formatos pagos, garante sua visibilidade nas redes sociais a longo prazo. Mais visibilidade gera mais chances de gerar tráfego e leads para seu site. Como o CTA certo, você pode observar resultados significativos em suas campanhas.

A melhor coisa sobre mídia social é que, com elas, sua empresa tem um poder ilimitado para criar, testar e descobrir o que está funcionando para sua marca e o que não está. Sua empresa precisa apenas saber trabalhar os canais certos em sua estratégia de inbound marketing.

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