3 passos para uma estratégia de adoção digital eficaz

Se você acompanhou nossos últimos artigos aqui no blog da UP2Place digital, já percebeu a importância de contar com uma estratégia de adoção digital eficaz.

Mesmos com grandes investimentos voltados para implementar a transformação digital, sem uma estratégia bem elaborada, sua empresa corre o risco de perder tempo, dinheiro e posições no mercado.

Isso pode acontecer porque quando sua empresa não se concentra na adoção digital, a má usabilidade impedirá o alcance de um ROI positivo.

Além disso, os funcionários podem se frustrar com a complexidade e o desconhecimento frente a todas estas mudanças.

Saiba como elaborar uma estratégia eficaz e colocar sua empresa na direção da transformação digital e do sucesso neste novo cenário corporativo mundial.

Por que apostar em uma estratégia de adoção digital?

Uma estratégia de adoção digital é essencial para experimentar todos os benefícios de uma transformação digital.

De acordo com uma pesquisa realizada pela McKinsey, mais de 50% das empresas disseram que a adoção de novas soluções digitais faz parte da estratégia organizacional.

À medida que as empresas continuam a alocar mais recursos e orçamento aos seus esforços de adoção digital, aumenta a necessidade de garantir um resultado positivo.

Se sua empresa satisfaz esses requisitos de adoção digital, já está na metade do caminho para colocar sua transformação digital na trilha para o sucesso.

Veja a seguir os três principais passos para elaborar uma estratégia de adoção digital de sucesso:

1) Defina um propósito e um novo mindset

De acordo com a mesma pesquisa que citamos mais acima, os usuários têm 3,5 vezes mais probabilidade de contribuir para uma transformação digital bem-sucedida quando acreditam que seus líderes comunicaram corretamente o propósito da ferramenta digital.

Criar um plano e comunicá-lo é uma adoção digital obrigatória. Se o objetivo final é a transformação, quais são os marcos para chegar lá? O que significa para a sua empresa ter se transformado digitalmente?

Reserve um tempo no início para definir um objetivo claro, uma estratégia e um objetivo final, a fim de fornecer introduções e medições adequadas para o sucesso.

2) Crie uma equipe de adoção digital dedicada

Para alcançar sua meta de adoção digital, sua empresa precisará de uma equipe forte e dedicada trabalhando para isso.

Comece pela adoção digital, apontando alguém para assumir a liderança – como um gerente de adoção digital.

Um gerente de adoção digital terá uma equipe que visa fornecer coordenação e supervisão entre departamentos sobre o uso de ferramentas digitais e trabalhará para maximizá-las.

Quase metade – 47% – dos entrevistados da pesquisa relataram que as implementações são mais bem-sucedidas “quando as pessoas com a expertise mais relevante desenvolvem o case de negócios para as soluções digitais”, segundo a McKinsey.

Por outro lado, apenas 18% relataram sucesso quando a equipe que lidera a implementação é composta principalmente por indivíduos da equipe de gerenciamento.

É sempre útil ter o apoio da gerência, mas certifique-se de obter outras opiniões e ideias de pessoas com experiências que também sejam relevantes.

Com uma equipe de especialistas multifuncionais no comando, sua adoção digital continuará em seu caminho para o sucesso.

3) Crie uma estratégia de adoção digital

Geralmente, o gerente e a equipe de adoção digital também devem definir a estratégia de adoção digital.

Eles conhecem todos os pontos do processo e estão melhor equipados para lidar com problemas de integração e necessidades dos funcionários.

Ao criar a estratégia de adoção digital, sua equipe precisará responder às seguintes perguntas:

  • Quem será responsável por cada parte da iniciativa e o que é preciso por parte da alta administração?
  • Como deve ser a apresentação desse novo perfil digital aos nossos usuários?
  • Quais são as estratégias de gerenciamento de mudanças e engajamento?
  • Quais são os principais indicadores de desempenho?
  • Como manter as ferramentas digitais atualizadas a longo prazo?

É preciso determinar todos os membros envolvidos, as medidas de progresso e a estratégia a longo prazo. A junção desses fatores é decisiva para uma estratégia de adoção digital de sucesso.

Com a UP2Place Digital, sua estratégia de adoção digital pode ser mais prática e eficaz: solicite nossa avaliação de maturidade digital – sem custos.

Solicite sua avaliação de Maturidade Digital aqui mesmo!

MARKETING & NEGÓCIOS

Coloque seu email abaixo para receber as atualizações do blog!

Acesse o e-mail enviado e confirme a assinatura, obrigado!