4 dicas para aumentar a captação de clientes em sua empresa

Para manter seu negócio saudável, sua empresa precisa de um fluxo constante de captação de clientes.

A questão é que clientes são figuras inconstantes. A não ser que você faça parte de uma das mega marcas globais – Coca-Cola ou IBM, por exemplo – atrair e  manter seus consumidores tem que ser uma prioridade constante para sua empresa.

Mas, sabemos que a captação de clientes não é uma tarefa fácil. No entanto, existem certas estratégias, cada vez mais atuais e inovadoras, que podem ser empregadas para que seu negócio se destaque no mercado.

Separamos a seguir as principais estratégias utilizadas pelo mercado – e por sua concorrência – para ajudar sua empresa na captação de clientes – confira!

1) Ter um site é fundamental para a captação de clientes

Seja qual for a área de atuação e o porte de sua empresa, o mercado atual exige que todas as empresas possuam um website – responsivo, de preferência.

Como resultado da enorme influência da transformação digital, nosso mundo está agora mais conectado do que nunca. A maioria das pessoas usa a internet hoje em dia quando quer encontrar um produto ou serviço – tornando-se peça fundamental na captação de clientes.

Com a popularização dos smartphones, é mais fácil e mais eficaz procurar informações no Google em vez de pedir ao ser humano mais próximo. Isso vai desde a busca de informações sobre produtos e serviços ao endereço de sua empresa por parte de um lead em busca do seu ponto de venda físico mais próximo.

Seu site deve ser o grande ponto de convergência de suas estratégias de marketing. Ali é que deverão se concentrar informações sobre os seus produtos, as melhores formas de utilizá-lo como solução, além de outros dados que possam ajudar a atrair e nutrir cada usuário através da jornada de compra – até à conversão final.

2) Aposte em publicidade online para aumentar a captação de clientes

Cada vez mais pessoas utilizam a internet para obter informações hoje em dia. Muitas destas pessoas estão assimilando mais conteúdo via YouTube do que pela televisão, lendo sites de notícias e revistas online em vez das versões em papel.

Seguir um plano de mídia digital, portanto, facilita na condução dos usuários até o seu website – e a partir daí o prospect pode se tornar seu cliente.

Basta visualizar a cadeia de ações entre um anúncio de jornal e um anúncio no Google na captação de clientes. No primeiro caso, aquele seu possível cliente precisa lembrar de acessar seu site para conhecer as soluções que sua empresa oferece. Quando sua empresa investe em publicidade online, basta um clique para trazer esse cliente potencial até você.

Outra vantagem decisiva para isso é o custo: mesmo com um pequeno orçamento diário de R$ 20 a R$ 50 por dia, as empresas podem atrair milhares de clientes em potencial para comprar produtos e serviços.

Mas, para a estratégia ser bem-sucedida, volte ao primeiro tópico: a publicidade online funcionará melhor para o seu negócio se sua empresa tiver um site – certifique-se de que ele possua também um blog integrado.

3) Invista em marketing de conteúdo para atrair e nutrir leads

Sua empresa tem um bom site e está com uma campanha de anúncios online. Agora é hora de amplificar o potencial destas ações através de estratégia de marketing abrangente e omnichannel – algo obrigatório no ambiente de mídia fragmentado de hoje.

Atualmente, sua empresa tem inúmeros canais para impactar seu cliente potencial: anúncios no Google e outros motores de busca, postagens nas redes sociais, uma news em sua caixa de entrada de e-mail, artigos no blogs e vídeos no YouTube. Realizar ações coordenadas em dois ou mais canais amplifica a mensagem e aumenta a eficácia..

4) Reúna todas as ações acima em um plano estratégico de inbound marketing

O inbound marketing é uma forma de fazer marketing intensamente centrada no cliente. Seu objetivo é atrair as pessoas que desejam ler suas informações e que enxergarão em seus produtos e serviços uma solução para suas “dores” e necessidades. Dessa forma, converter usuários em leads e leads em clientes torna-se mais efetivo.

Quando você reúne todas as dicas anteriores sob o inbound marketing, entra em um cenário ganha-ganha: sua empresa gasta muito menos, se comparado aos custos do marketing tradicional, atrai 54% mais leads e ainda trabalha continuamente no fortalecimento de sua marca o tempo todo.

É importante ressaltar que embora o inbound possa produzir resultados expressivos em um prazo curto, é o esforço contínuo prolongado que garante números positivos. É preciso investir tempo para criar uma boa biblioteca de conteúdo e levar as pessoas a notarem sua marca, produtos e serviços.

No entanto, uma vez que uma boa estratégia de inbound é colocada em prática, ela se torna rapidamente uma máquina geradora de leads, que continuará a fornecer mais e melhores contatos ao longo do tempo. Proporcionando cada vez mais bons negócios e crescimento para sua empresa nos próximos anos.

Se você quer saber mais sobre inbound marketing e como usá-lo para reforçar a captação de clientes em sua empresa, baixe nosso e-book.

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