4 erros de marketing digital

4 erros de marketing digital que impactam a geração de leads

4 erros de marketing digital que impactam a geração de leads: Muitas empresas tendem a cometer alguns erros de marketing digital quando estão começando a fazer inbound marketing – especialmente quando não possuem o suporte de especialistas.

Mas fica mais fácil de reconhecer e corrigir cada um deles quando sua empresa reconhece o que está fazendo de errado. Foi pensando nisso que elaboramos o artigo e as dicas que você verá a seguir.

Vale reforçar que o objetivo aqui é gerar reflexão, análise e redirecionamento contínuos. Tudo para que os resultados de sua empresa encontrem oportunidades para subir de nível e causar um impacto maior.

Encare os erros de marketing digital como passos naturais em uma estratégia altamente eficaz. Há muitas variáveis ​​envolvidas e muitas vezes fica quase impossível obter um caminho claro logo de cara.

Aproveite a lista a seguir como um checklist: analise cada passo ou etapa, veja como é possível reconfigurar ou refazer e retome o caminho rumo ao sucesso.

Vamos aos 4 erros de marketing digital:

Erro # 1: sua empresa não sabe o que quer que as pessoas façam

É possível que você e seu time de marketing já tenham percepção suficiente para saber o que está oferecendo e o valor que ele oferece ao público.

Mas isso não é suficiente para criar uma mensagem sólida ou uma campanha baseada em autenticidade.

Dê um passo adiante: identifique como sua empresa deseja que seu produto e sua mensagem façam as pessoas se sentirem. Veja estes exemplos:

  • O AirBnb faz as pessoas anseiam por novas experiências;
  • A Nike faz as pessoas se sentirem inspiradas a fazer mais;
  • A Coca-Cola faz as pessoas se sentirem acolhidas.

Sua marca é a conexão emocional que as pessoas têm com o que sua empresa oferece – mesmo que a natureza do seu negócio seja o “frio” universo do B2B.

Se você está fazendo marketing sem definir sua marca e seus principais elementos, está cometendo um dos maiores erros de marketing digital. Isso não fará sua empresa se conectar às pessoas, nem gerar leads – e muito menos gerar conversões.

Dica: defina como objetivo criar um guia de mensagens da marca até o final do ano. Isso deve abranger uma declaração de posicionamento e uma missão, além de abordar os elementos emocionais de como seus clientes se relacionam e se conectam ao seu negócio. Seu time de vendas pode ser uma grande fonte de dados nessa etapa.

Erro # 2: sua empresa não está escutando

Alguns empresários cometem o erro de esconder a cabeça na areia quando se trata de feedbacks e conversas sobre sua marca. Este é um erro de marketing digital, mas que pode afetar áreas como produção, logística, financeiro, entre outras.

É fundamental abrir-se tanto para as críticas quanto para os elogios e sugestões, configurando fluxos de trabalho regulares de escuta social.

Isso pode ser feito por meio dos Alertas do Google, formulários de pesquisa com clientes atuais e ex-clientes, por meio de seu software de automação de marketing e até das redes sociais.

A escuta social não se aplica apenas a conversas em tempo real, mas a comentários relacionados ao seu negócio.

Dica: atribua essa tarefa a alguém, ao invés de deixá-la solta pelo mundo. Se você não tiver alguém específico em sua equipe, esse é o tipo de relatório que sua agência de marketing digital pode lhe fornecer com o maior prazer.

Não faça suposições sobre o que as pessoas estão dizendo sobre sua empresa e seus produtos, seja bom ou ruim. Isso é um dos mais clássicos erros de marketing digital (e de outras áreas também) que uma empresa pode cometer.

Mantenha contato diretamente com seus leads e clientes para solicitar feedbacks significativo sobre suas ofertas, seu serviço, seu site e até mesmo suas estratégias de marketing.

Erro # 3: você não está sabendo utilizar os feedbacks

O feedback não existe no vácuo. Quando uma boa crítica, como uma prova social, faz você sorrir, não pare por aí. Identifique o que deu certo e como sua empresa pode replicá-lo.

Feedback ruim é ainda melhor para os negócios. Alguém fez o trabalho duro de identificar onde suas promessas foram quebradas e seus processos desmoronaram.

Aceite esse feedback graciosamente e identifique como é possível resolver o problema que um comentário negativo identificou. Não fique na defensiva e enlouqueça com uma crítica negativa em um lugar público – como as redes sociais. Ofereça sua gratidão por ser alertado para o problema (este artigo traz boas dicas para lidar bem com estas situações e evitar possíveis prejuízos e erros de marketing digital).

Dica: solicite opiniões. É um pouco desconfortável, mas funciona. Certifique-se de que seus clientes saibam que o feedback é útil.

Reúna críticas, social listening e os resultados de pesquisas com clientes para criar um plano de ação. Estas tarefas devem estar focadas no operacional (melhorando o serviço, alternando suas ofertas de produtos) e na estratégia (promovendo um ponto de vista diferente, envolvendo-se em uma conversa contínua).

Não se trata de uma ciência exata, portanto, planeje recursos suficientes para não apenas acompanhar os comentários e garantir que algo aconteça depois de reuni-los, mas continuar analisando os resultados de seus esforços.

Erro # 4: você está confiando no achismo

Quando se trata do desempenho de sua estratégia de marketing digital, confie nos números. E se os números não estiverem claros, teste suas teorias em vez de deixar que seus instintos resolvam o empate. Assim você evita erros de marketing digital que podem custar tempo, dinheiro e posições no mercado.

O pensamento analítico não é natural para todos – e pode não ser natural especialmente para os criativos, que confiam em seus instintos.

Felizmente, os softwares de automação de marketing e a análise de sites tornam mais fácil do que nunca dar uma boa olhada no desempenho de cada peça de sua estratégia de marketing.

Seja o assunto nos e-mails marketings, testes A / B, criação de conteúdo, uso de uma palavra-chave de cauda longa, cada passo que você dá deve ser mensurável e bem pesquisado.

Se parece mais fácil falar do que fazer, lembre-se que a mistura certa de pensamento (e pensadores) em sua estratégia de marketing digital faz a diferença neste momento. Tenha criativos, storytellers, analistas de performance – ou você acabará indo pelo caminho errado porque algo parecia certo.

Dica: conte com o suporte de uma agência de marketing digital especializada – especialmente se sua empresa é da área de tecnologia.

Entre contratar uma equipe inteira e uma agência, você tem em mãos uma solução praticamente pronta, com especialistas já antenados e prontos para agir, acesso às melhores ferramentas, pesquisas e tendências de mercado.

Assim você pode identificar rapidamente o que está funcionando e dobrar os esforços positivos, o que leva a vitórias mais fáceis e maiores no futuro.

Já viu 4 erros de marketing digital, que saber quais erros de marketing digital sua empresa pode estar cometendo? é fácil: clique e ganhe uma análise grátis de sua estratégia atual.

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