Confira as 4 métricas de marketing digital mais importantes para sua empresa

A eficácia de sua estratégia nas redes sociais está diretamente ligada à forma como você ou seu time de marketing explora as métricas de marketing digital.
São elas que definem as decisões estão sendo tomadas de forma inteligente e usando as estratégias certas.
E foi para garantir que sua empresa conquiste os melhores resultados de seus investimentos e esforços nos canais sociais que preparamos esse artigo.
Confira a seguir as quatro principais métricas de marketing digital e os resultados que sua empresa pode obter com cada uma delas!

Você sabe por que o ROI de mídia social é importante?

Antes de falarmos sobre as métricas, vamos abordar primeiro o impacto que um bom monitoramento das métricas de redes sociais traz para o seu ROI.
Hoje em dia todas as redes sociais fornecem dados sobre o andamento de suas ações dentro de cada plataforma.
E é fundamental que você acompanhe o seu progresso, para identificar o que funciona ou não, para medir o retorno.
Sem esse cuidado, você está apenas adivinhando.
É por isso monitorar as métricas certas faz a diferença. Assim você pode medir o ROI de seus esforços de marketing (o que você realmente obtém de retorno) e tomar decisões mais assertivas para o futuro.

As 4 principais métricas de marketing digital para redes sociais

Antes de começarmos, vale esclarecer que todas essas métricas são interessantes – mas não necessariamente são importantes para o seu negócio.
O primeiro passo é descobrir por que sua empresa está usando cada rede social e que tipo de retorno espera obter com cada uma delas.
Seus objetivos podem incluir:

  • Geração de tráfego para seu website;
  • Geração de buzz sobre sua marca;
  • Aumento de sua rede de seguidores e clientes fiéis;
  • Geração de leads e de novas vendas.

Mas existem ainda uma série de outros objetivos inteiramente. É fundamental determinar isso para então ser capaz de avaliar se suas estratégias de marketing social estão de fato valendo a pena.
Tendo esse ponto esclarecido, veja a seguir as principais métricas que sua empresa pode acompanhar:

1) Seguidores de redes sociais

O número de seguidores é tão importante quanto o engajamento gerado por eles. Estender sua rede e aumentar seu alcance ajuda a expandir sua presença digital.
E esse número ajuda também a entender sua relevância dentro do meio, considerando os esforços empregados em cada rede.
Se seus perfis tiverem sido criados recentemente, faz sentido que sua empresa ainda não tenha muitos seguidores. Mas e se você investiu para criar audiências no Twitter, YouTube e LinkedIn nos últimos seis meses?
Você pode descobrir rapidamente que seu perfil do YouTube é muito mais popular do que sua página do LinkedIn. E esta é uma grande oportunidade para duplicar seus esforços lá.
Isso também pode ser um indicativo de que sua presença no LinkedIn não está crescendo – e talvez seja melhor concentrar seus esforços em outros canais.

2) Crescimento da fanbase

Outra métrica importante está no crescimento do seu número de seguidores. Verifique se seus investimentos – em mídia e geração de conteúdo – são consistentes com os números que estão se apresentando.
Converse com seu time ou agência de marketing digital sobre selecionar os perfis de crescimento mais rápido e colocar um esforço extra nesses.
Se você tem apostado muitas fichas no Pinterest, por exemplo, e a taxa de crescimento está estagnada, talvez seja hora de apostar em outro lugar.

3) Menções

As menções são um excelente termômetro sobre a consciência da marca e ajudam a descobrir quem está realmente falando sobre sua marca on-line.
Acompanhar as menções mostra:

  • Como os usuários estão envolvidos com o seu conteúdo;
  • Os melhores dias e horários para suas postagens;
  • Se os usuários gostam do seu produto ou serviço.

Uma boa dica aqui é ir além das suas menções e monitorar também a concorrência. Assim você pode comparar seu próprio desempenho com o deles.
Essa estratégia também é útil para lançamentos de produtos. Assim você descobre se o seu produto é útil e se sua campanha é eficaz, sem precisar de pesquisas elaboradas.

4) Receita gerada através dos canais sociais

Essa é uma das principais métricas de marketing digital quando se é do time de marketing e está em busca de mais budget para desenvolver suas campanhas.
Quando você prova que o marketing de mídia social leva diretamente a conversões (especialmente vendas), tem um retorno demonstrável sobre o investimento.
Quando você estabelece uma conexão direta entre seu marketing de mídia social e sua receita, pode avaliar seu ROI com absoluta precisão.
Sabemos que a receita não é a única coisa que importa – senão essa lista seria composta apenas por esse item.
Mas esta é definitivamente uma das métricas de marketing digital que faz com que outros prestem atenção.
O Google Analytics permite definir metas de website para cada ponto de conversão. A partir daí, você pode adicionar um valor em reais a cada conversão.
Então quando você identifica a origem de cada conversão, pode facilmente calcular a receita gerada pela fonte.

Seus objetivos determinam as métricas certas

Dentro dessas quatro métricas apresentadas acima, você pode apenas priorizar algumas. E isso pode funcionar perfeitamente.
Afinal, o ponto aqui é tomar decisões mais assertivas para o seu negócio.

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