5 dicas de marketing de conteúdo para ganhar confiança do consumidor

Demorou, mas as empresas finalmente perceberam que o marketing de conteúdo é uma importante ferramenta para construir um relacionamento com seus consumidores.
Com isso as empresas começaram a se concentrar mais na construção a longo prazo de relações mutuamente benéficas com os consumidores.
Esforço especialmente importante quando lembramos que custa cinco vezes mais conquistar um novo cliente que manter um já existente.
Uma parte fundamental da construção de relacionamentos a longo prazo é a confiança. E para criar confiança com seus consumidores, você precisa criar e manter esses cinco elementos essenciais:

  • Transparência
  • Prova social
  • Consistência
  • Excelência nos serviços e produtos
  • Confiabilidade

Lembre-se: quando as pessoas confiam em sua empresa, são mais propensos à recompra, a compartilhar a experiência com sua marca e recomendá-la para amigos e familiares.
Aliás, 92% das pessoas são influenciadas por recomendações feitas por amigos e familiares, segundo um estudo recente.
Construir confiança hoje em dia pode ser difícil, mas com a estratégia certa de marketing de conteúdo, você pode realizar a tarefa.
Aqui está uma lista de cinco dicas de marketing de conteúdo para ganhar a confiança do consumidor.

1) Construa uma presença de mídia social visualmente poderosa e envolvente

Empresas que contam com uma presença social ativa são consideradas mais acessíveis e confiáveis ​​do que as que não usam o recurso corretamente.
Um bom exemplo é o perfil do Ponto Frio no Twitter, que criou uma presença digital forte nas redes sociais.
Mas lembre-se: sua empresa não será considerada uma fonte confiável e imparcial se só compartilhar conteúdo sobre ela.
O público vai ver claramente que sua única motivação é aumentar o seu negócio.
Por isso construa uma identidade para si mesmo como fonte de notícias e informações relacionadas à indústria.
Dessa forma você não só oferece mais conteúdo relevante para seus leads potenciais, como também se posiciona como autoridade no mercado.

2) Crie conteúdo facilmente consumível

Infográficos são um bom exemplo desse tipo de conteúdo, já que costumam geram três vezes mais interações que qualquer outro tipo de conteúdo em mídias sociais.
É possível converter artigos de blog, podcasts, webinars ou até mesmo estudos em infográficos, focalizando os destaques.
Ao criar seu conceito infográfico, pense visualmente.
E trabalhe pesquisas e estatísticas: eles adicionam credibilidade ao conteúdo que sua empresa distribui.

3) Personalize o seu alcance por e-mail

Cerca de 81% dos compradores que recebem um e-mail personalizado são mais susceptíveis a fazer uma recompra. Ou seja: o marketing de conteúdo por e-mail é uma ferramenta de estímulo à recompra.
Você pode fazer mais que apenas promover os produtos de sua empresa: use-o para informar, ensinar e encantar os consumidores.
Como fazer isso? Redistribua os artigos do blog, compartilhe as últimas notícias do segmento, envie vídeos informativos, entre outros.

4) Ouça o seu público de mídias sociais

Uma parte importante da construção de confiança é responder pessoalmente todo e qualquer contato do consumidor.
Isso pode ser difícil nas redes sociais, especialmente porque as pessoas as usam com a expectativa de uma resposta imediata.
Mas o suporte de uma boa agência de marketing digital pode resolver essa questão – e ainda trazer diversos outros benefícios.
Coloque sua equipe de suporte ao cliente e o pessoal responsável pelo gerenciamento de mídia social em contato, para que eles permaneçam atentos aos aspectos técnicos de seus negócios.
Reconheça sempre solicitações de suporte, mesmo que você não tenha a capacidade de resolvê-las. Você sempre pode resolver o problema técnico depois de ter uma solução para ele.
Além disso, as plataformas de mídia social permitem uma grande criatividade que pode ajudá-lo a difundir situações estressantes e frustrantes. Eles também apresentam oportunidades únicas para criar relações de confiança com seus consumidores.

5) Crie conteúdo em vídeo

Os consumidores são impactados por diversas mensagens de outras marcas todos os dias – e se sua empresa fizer mais do mesmo, vai se perder na multidão.
O vídeo é um meio interessante para capturar a atenção do consumidor e se destacar da mesmice.
Há muitas ideias que podem ser implementadas no formato de vídeo e que vão ajudar sua empresa a criar confiança.
Depoimentos de consumidores, capturar o que acontece por trás dos bastidores, vídeos de tutoriais e muito mais.
Você deve considerar também fazer livestreaming em redes sociais. Ferramentas como o Periscope, Instagram e Facebook permitem usar o recurso para o lançamento de um produto, registrar os bastidores ou fazer um webinar mais curto.

Marketing de conteúdo eficaz é aquele que vai além do óbvio

Apenas para concluir, lembre-se de criar sua estratégia de marketing de conteúdo englobando mais que conteúdo segmentado.
Considere elementos importantes, como confiança, intenção de público e sensação de marca. Uma empresa que investe em relações duradouras e de confiança e que efetivamente presta serviço para sua base de consumidores tem mais chances de sobreviver e se destacar no mercado.

 

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