Para ter sucesso nos negócios hoje, as empresas precisam investir em estratégias eficazes de marketing. Sem isso, mesmo o melhor produto pode sumir em meio ao mar da concorrência.

Os benefícios de uma estratégia planejada são numerosos. Os diretores de empresas dependem exclusivamente da sua intuição para tomar decisões empresariais. Embora este conhecimento informal seja importante no processo de tomada de decisão, pode não fornecer todos os fatos necessários para obter resultados de marketing.

Uma estratégia de marketing irá ajudá-lo a definir metas de negócios e desenvolver as atividades necessárias para alcançá-las. Saiba mais sobre o tema no artigo a seguir.

O marketing é mais do que fazer publicidade

Marketing e publicidade não são a mesma coisa – e fazer “alguns anúncios” não é o que sua empresa precisa para ser bem-sucedida.

Marketing é um processo, não um evento isolado. Envolve planejar metas de marketing e implementar (muitas vezes uma série de) estratégias para alcançá-las.

Mas isso não significa que o marketing deve ser um processo complicado. Mas sim que é essencial saber o que se deseja alcançar e trabalhar nisso.

Aqui estão cinco estratégias básicas que você pode usar em sua empresa para aumentar seus clientes e suas vendas.

1) Agilize seu processo de criação de conteúdo

A melhor maneira de fazer isso é criar um calendário editorial e definir em quais canais atuar: redes sociais, blogs, produção de vídeos, entre outros.

Planeje seu calendário antecipadamente, inserindo novas ideias de conteúdo regularmente – anual ou trimestralmente, por exemplo.

Este processo dependerá de uma variedade de fatores, incluindo sua equipe e os recursos que sua empresa possui. Contar com o suporte de uma agência de marketing nessa etapa pode não só simplificar a rotina como otimizar processos e resultados.

2) Use o LinkedIn do jeito certo

Essa rede social, voltada para o cenário corporativo, tem sido fonte de novos negócios e visibilidade de mercado para muitas empresas – especialmente para as que atuam no B2B.

Uma estratégia rápida e eficaz é produzir um vídeo apresentando-se e à sua empresa e vinculá-lo à descrição do seu perfil. Esta é uma maneira fácil de divulgar sua empresa e seus produtos e ainda trazer resultados altamente positivos.

Se você tem muitas conexões no LinkedIn e não tem atualizado, comece imediatamente. Fale sobre seus desafios e conte histórias. É uma excelente forma de posicionar sua empresa como especialista no mercado.

3) Use o Big Data para gerar melhores decisões

O Big Data, junto da IoT e da nuvem, são as melhores tendências em tecnologia para o mundo dos negócios, sendo grandes impulsionadoras das iniciativas de marketing digital.

Sua empresa pode utilizar volumes de dados maciços, provenientes de sites, aplicativos e aprendizado da máquina, permitindo que os especialistas em marketing desenvolvam campanhas e promoções digitais altamente direcionadas.

4) Faça mobile marketing

De acordo com um relatório recente, o mobile superou o desktop em 2017. A previsão é que essa liderança continue a crescer, representando 64,7% dos investimentos em internet e 27% de todo o budget do setor em 2019.

Sua empresa pode se descolar da concorrência apostando em ações como o uso de vídeo em celular.

Outra dica é construir para já um site amigável para dispositivos móveis, aproveitando as mídias sociais, a próxima evolução AR / VR e muito mais.

5) Mensure o progresso de suas ações de marketing

Acompanhar o progresso e os resultados da sua estratégia de marketing permite que sua empresa identifique claramente o desempenho de suas ações.

Avalie regularmente indicadores de desempenho chave (KPIs) que forneçam informações sobre a efetividade (ou não) de seus esforços de marketing.

Isso inclui o volume de tráfego, as origens desse tráfego e quanto tempo as pessoas estão aderindo ao site para consumir o seu conteúdo.

Existem muitas outras métricas disponíveis, portanto, certifique-se de medir KPIs relacionados aos objetivos concretos que você definiu para a empresa e de levar esses dados em consideração ao planejar sua estratégia de conteúdo.

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