As empresas de tecnologia estão sempre de olho nas tendências e inovações de sua indústria, sempre se esforçando para atingir seu mercado-alvo de forma eficaz. Isso torna o marketing para TI tão dinâmico quanto fundamental.

Especialmente quando pensamos que a transformação digital está crescendo exponencialmente. Há demanda – mas está cada vez mais tão alta quanto o número de empresas dispostas a fornecer esses serviços.

É aí que entra uma boa estratégia: não basta simplesmente oferecer seus produtos e serviços – sua empresa precisa implementar uma estratégia efetiva de marketing para atingir as conversões tão buscadas.

Mas como? Confira a seguir estas cinco dicas específicas de marketing para TI que preparamos para empresas como a sua!

1) Promova conhecimento na área de TI em uma instituição local

A demanda por habilidades na área de tecnologia aumenta o tempo todo – então por que não ajudar a formar futuros profissionais?

Além de ser uma ótima ação de marketing para TI, que vai dar à sua empresa alguma exposição na sua região (e junto a possíveis novos clientes), isso também pode beneficiar crianças e adolescentes das escolas locais.

Você ou os experts de seu time podem abordar sobre os diferentes papéis disponíveis no setor de TI e os tipos de educação que cada função exige. É possível também falar de suas experiências pessoais na hora de buscar um emprego na área de TI.

Sua empresa pode ainda selecionar os alunos que estão realmente interessados e oferecer uma imersão de uma a duas semanas nas rotinas de sua organização e convidá-los a se inscrever.

Assim que o programa estiver em andamento, divulgue a iniciativa na mídia local: além de uma boa ação específica de marketing para TI, que vai gerar goodwill para sua marca, você pode estimular outras empresas a fazer o mesmo e estimular o aprendizado da população jovem de sua região.

2) Transforme seu conteúdo em um solucionador de problemas

Já falamos muitas vezes aqui sobre a importância de produzir conteúdo relevante. Agora é hora de ir além e criar conteúdo que possa resolver problemas!

O primeiro passo é identificar quais são os problemas de seus clientes. Em vez dos habituais “Compre agora” e “Clique aqui para comprar” em todos os artigos, ofereça algum conteúdo bem produzido – e simplesmente deixe que seus clientes aprendam mais sobre as soluções que sua empresa sugere. Isso é uma poderosa ação de marketing para TI.

Digamos que você seja uma empresa que oferece um software de gestão de folha de pagamento. Ofereça uma visão mais aprofundada sobre as mudanças que o Governo vem promovendo no setor e proponha uma solução.

As empresas estarão muito mais inclinadas a acreditar em um fornecedor que parece estar ciente dos desafios específicos que estão enfrentando do que uma empresa que apenas se limita a usar “Compre de nós!” como call to action.

3) Crie vídeos para explicar tópicos técnicos e ações de marketing para TI

Se você está vendendo uma solução para empresas que não são focadas digitalmente, o vídeo pode ser um grande ponto de venda.

As orientações em vídeo sobre seu software permitem que o cliente veja mais de perto e de forma mais prática como sua solução pode beneficiar seus negócios.

Crie conteúdo de vídeo que seja rápido, que forneça respostas simples para perguntas complicadas. Mostre lançamentos de novos produtos ou funcionalidades. Faça um livestream de perguntas e respostas com seus melhores experts.

Isso não apenas fornece conteúdo útil aos visitantes do seu site, mas também coloca um rosto (ou voz) por trás de sua empresa. O marketing para TI deve soar o mais humanizado possível – especialmente se o seu software não for.

4) Construa um site atualizado e completo

Se isso lhe parece clichê, pense há quanto tempo seu site não é atualizado – ou quanto tempo se passou entre cada modificação. Nos dias de hoje, um ano passa muito rápido e as inovações do marketing para TI e de mercado podem deixar seu site obsoleto rapidamente.

Você ficaria surpreso ao saber quantas empresas de tecnologia possuem sites desatualizados. Como muitas das primeiras empresas de tecnologia cresceram rapidamente através do boca-a-boca ou estão envolvidas em múltiplos projetos com uma equipe enxuta, é comum que muitas deixem o marketing de lado – e o site é um dos que mais sofrem.

Se você é de uma dessas empresas de TI, pense no seu site como uma primeira impressão. Muitas vezes é através dele que um cliente está conhecendo sua empresa – ele vai jogar o nome em sites de busca e seu website será uma das principais fontes que eles verificarão:

  • Informações básicas;
  • O tipo de serviço e soluções que você comercializa;
  • Estudos de casos atuais que mostrem a eficácia de seus produtos;
  • Prêmios recebidos e muito mais.

Também não será suficiente só ter um website com layout atraente: ele precisa ser exibido em todos os dispositivos: celular, tablet ou desktop. Um site responsivo não só melhora a experiência do consumidor, como também evita penalizações do Google por não ser otimizado para dispositivos móveis.

Sem o site certo, fica difícil oferecer credibilidade e mostrar que sua solução é realmente a melhor e mais moderna para a dor do seu cliente.

5) Segmente e personalize seu marketing para TI e acelere os ciclos de vendas

Quando você formular a jornada do consumidor pensando em suas principais buyer personas, certifique-se de segmentar e personalizar suas estratégias de acordo com as perguntas / dores previstas com base na persona e no estágio de jornada do comprador.

Trabalhar o conteúdo de acordo com a etapa da jornada pode fazer toda a diferença na hora de garantir a conversão. Isso ajuda a qualificar o lead, otimizar a operação de sua equipe de vendas e trazer um cliente mais fiel e preparado para futuras novas compras.

Essas foram nossas dicas para garantir uma boa estratégia de marketing para sua empresa. Se você tem interesse no tema e quer se aprofundar mais, clique aqui e baixe nosso e-book sobre marketing para TI.

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