O mercado atual dispõe de inúmeras opções para cada produto e serviço, o que tornou a capacidade de oferecer uma boa experiência do cliente B2B uma importante vantagem competitiva nos negócios.

Este novo cenário é em grande parte resultado da contínua busca pela maturidade digital que redefiniu efetivamente as prioridades para as empresas. No entanto, otimizar a experiência do cliente B2B de uma maneira que atraia o público e estabeleça lealdade pode ser um trabalho árduo – exigindo que as marcas realmente entendam seus clientes, seus comportamentos, ações, emoções e motivações.

Como tornar a experiência do cliente B2B algo memorável – e compartilhável? Aqui estão cinco estratégias para sua empresa ser bem-sucedida nessa missão.

1) Crie uma narrativa de marca com base nas informações de seus clientes

As marcas estão investindo cada vez mais em marketing de conteúdo, para desenvolver uma mensagem única na tentativa de conquistar clientes.

Para que uma narrativa ressoe com os clientes, sua empresa deve criar uma que leve em consideração os comportamentos, emoções e motivações dos clientes.

Com as premissas dos clientes orientando as narrativas da marca, fica mais fácil e assertivo alinhar a história da marca com a do cliente de maneira a estabelecer uma conexão emocional e incentivar a lealdade.

2) Estabeleça acessos regulares aos clientes

Na era digital, com acesso instantâneo às informações 24/7, não é incomum que as opiniões, preferências, visões e lealdades das pessoas sejam alteradas.

É por isso que a estratégia em torno dos insights da experiência do cliente B2B deve ser contínua e sempre ativa.

Para acompanhar as preferências, opiniões e sentimentos em constante mudança, sua empresa deve interagir e ouvir regularmente os clientes. Ao estabelecer um ciclo regular de feedback e check-ins contínuos com os clientes, suas equipes de marketing e de vendas serão capazes de antecipar e entender tendências e mudanças no comportamento dos clientes.

Essa estratégia permite que sua marca se conecte melhor ao seu perfil de cliente ideal e crie uma experiência de cliente B2B de maior qualidade.

3) Combine dados para obter informações ideais

No mundo de hoje, a única maneira de oferecer uma experiência verdadeiramente personalizada ao cliente é combinar seu big data com pequenos dados. Embora o big data revele padrões e tendências do cliente, falta uma visão daqueles responsáveis por orientar essas tendências.

É aí que entram pequenos dados: desde uma pesquisa para obter descobertas generalizadas ou pesquisas quantitativas on-line para fornecer profundidade, estas ações fornecem o contexto necessário para entender os clientes em sua totalidade.

Ao combinar essas informações com big data, sua empresa pode prever melhor o que impulsiona o comportamento do seu consumidor, bem como entender as experiências específicas dos clientes com uma marca, produto ou serviço.

Essa visão holística permite que seu time ou agência de marketing digital informem a estratégia ideal quando se trata da experiência do cliente B2B.

4) Quebre barreiras departamentais

Os papéis e o relacionamento entre o profissional de marketing e o time de vendas estão mudando.

Enquanto o setor de marketing era anteriormente considerado um grupo de profissionais que conduziam estudos em silos, a crescente importância dos dados de insights transformou seu papel. Hoje eles trabalham diretamente com todos os departamentos de uma organização para impulsionar a transformação dos negócios.

Ao compartilhar seus conhecimentos, estes profissionais capacitam todos os departamentos a trabalhar com dados grandes e pequenos com mais eficiência.

Enquanto o profissional de vendas e o de marketing diferem entre si em termos de personalidade, estilo de trabalho e metodologia, juntos, eles podem trabalhar em direção a um objetivo comum e aprender um com o outro.

Por exemplo, os profissionais de marketing tendem a se concentrar em big data e em uma abordagem automatizada para alcançar um grande grupo de clientes, enquanto o time de vendas, em comparação, consegue analisar caso a caso, ao lidar com clientes específicos mais diretamente. Quando combinadas, essas ideias são inestimáveis e garantem uma experiência do cliente B2B memorável.

5) Alinhe a narrativa da sua marca em toda a organização

Falamos ali no primeiro tópico sobre criar uma narrativa alinhada à dor do cliente. Mas e com relação à narrativa adotada por toda a empresa?

A diluição da mensagem da marca pode causar sérios prejuízos para a sua empresa. Isso acontece quando as equipes internas de uma empresa não estão alinhadas com a narrativa da marca. Converse com os times de marketing, experiência do cliente e gerenciamento de produtos e verifique se existe uma lacuna entre o que os clientes ouvem e o que experimentam com sua empresa.

É preciso garantir que todos os departamentos compartilhem uma narrativa consistente da marca, para garantir uma experiência do cliente B2B de igual qualidade em cada ponto de contato entre lead e empresa.

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