Mesmo com o marketing digital se popularizando cada vez mais, ainda há muitas empresas (especialmente as que atuam no B2B) se perguntando se vale a pena investir em uma campanha de Facebook.

Basta lembrar que se o Facebook fosse um país, seus quase 400 milhões de usuários o colocariam como o terceiro maior do mundo, atrás apenas da China e da Índia. Entre esse total de usuários – que cresce mais a cada dia – certamente há uma boa parcela do seu público-alvo. Se sua empresa quer vender para eles, o que seria melhor do que uma campanha de Facebook? Para garantir uma estratégia bem-sucedida na rede social, confira as dicas a seguir.

5 passos para uma campanha de Facebook bem-sucedida

Antes de investir qualquer centavo em uma campanha de Facebook, você precisa ter um plano de ação para sua empresa. Caso contrário, você corre o risco de desperdiçar budget tentando descobrir onde deseja ir.

Para ver resultados consistentes, o primeiro passo é identificar em que etapa do seu funil de vendas os anúncios do Facebook gerarão mais resultados. Para isso, analise estas quatro perguntas para ajudar a definir sua estratégia:

  • Qual é o objetivo de sua empresa: gerar leads, mais vendas para seu e-commerce, mais inscritos em seu blog?
  • O site de sua empresa tem tráfego existente ou consistente?
  • Sua empresa tem uma lista de e-mail? Se sim, está ativa? Quantas pessoas estão nela?
  • Sua equipe está preparada para criar conteúdo exclusivo?

Com base em suas respostas a essas perguntas, vejamos agora as principais estratégias de campanha de Facebook que melhor se adequam aos seus objetivos.

1) Crie metas que impactam as maiores necessidades de sua empresa

Muitos especialistas de marketing pregam que uma boa estratégia tem metas voltadas para o mercado específico de sua empresa. A principal razão disso é que as metas são essenciais para atender às suas maiores necessidades de marketing.

Mas uma campanha de Facebook pede uma abordagem diferente, focada no que sua empresa precisa naquele período. Nada de metas irreais ou métricas de vaidade, como seguidores e likes.

Em vez disso, use a plataforma para solucionar desafios como atingir novos públicos segmentados, por exemplo.

2) Analise seus dados demográficos

A demografia é fundamental para qualquer estratégia de marketing – e sua campanha de Facebook não é diferente.

Sua empresa pode atingir quase 1,15 bilhão de pessoas na rede, percorrendo seus feeds todos os dias, por isso é importante saber quem precisa ser alcançado e como.

Dica especial: o Facebook permite que você explore a segmentação de seu público-alvo, muitas vezes proporcionando um alcance melhor do que em outras redes sociais.

3) Não espere que seu público-alvo interaja primeiro

Como a maioria dos canais de mídia social, o Facebook foi criado para permitir que os usuários interajam entre si e compartilhem conteúdo.

Como marca, você deve manter essa premissa em mente. Isso significa proporcionar aos seus usuários um ambiente para se relacionar através de conversas ou discussões no setor, seja com um público diferente ou com seus próprios clientes.

Sua empresa pode ajudar a impulsionar o engajamento no Facebook pedindo que as pessoas simplesmente se envolvam em primeiro lugar: dando suas opiniões e enviando seus conteúdos. Não espere que seus seguidores interajam – provoque-os e eles virão.

4) Use vídeos

Conteúdo em vídeo é uma das principais tendências do marketing digital em 2018: cerca de 80% de todo o tráfego de internet será vídeo em 2020. Só estes dados já deveriam ser o suficiente para convencê-lo.

Apenas lembre-se de ser conciso: vídeos longos podem perder o interesse do público. E sempre tenha uma estratégia: conte uma história, mostre como seu produto pode mudar a vida de alguém ou resolver um problema.

Você pode criar uma série de vídeos explicando os melhores resultados obtidos, um case de sucesso de outro cliente seu, colocar seus especialistas para mostrar os melhores usos – o céu (não) é o limite!

5) Acompanhe e analise sua estratégia de campanha de Facebook

Além de todos os itens acima, lembre-se que acompanhar as métricas é fundamental para uma estratégia de marketing de sucesso no Facebook.

Falamos em alguns artigos anteriores sobre métricas importantes, as vantagens do Facebook Ads e o tipo certo de conteúdo na rede.

Se você planeja otimizar a estratégia de marketing para 2018 e 2019, precisa de insights sobre o que funciona. É por isso que o suporte de uma agência de marketing digital como a UP2Place faz a diferença nessa hora. Sua empresa ganha mais eficiência financeira ao terceirizar uma equipe de especialistas, profundamente conhecedora do marketing digital e equipada com as melhores e mais atuais ferramentas de análise de métricas e resultados.

Se você quer um 2018 com mais vendas, fale com nossos especialistas e garanta uma campanha de Facebook bem-sucedida para sua empresa!

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