7 estratégias de inbound marketing que sua empresa B2B deve usar já

O marketing B2B mudou drasticamente nos últimos anos – obrigando as organizações a otimizarem constantemente suas estratégias de inbound marketing.

Muitos fatores contribuíram para isso – e a transformação digital tem um papel de destaque, já que ela transformou os ciclos de vendas B2B e capacitou os compradores a se auto educarem antes mesmo de estabelecerem um relacionamento com uma equipe de vendas ou de marketing.

Essa mudança aumentou a pressão sobre as empresas B2B, que hoje precisam executar uma estratégia focada na geração de demanda e no aumento da geração de leads qualificados.

Como lidar com as mudanças nas tendências digitais em marketing e obter o tipo de crescimento que sua organização espera? A resposta: estratégias de inbound marketing. Veja a seguir como colocar seu planejamento em prática e alavancar bons resultados.

Como o inbound marketing funciona?

As estratégias de inbound marketing envolvem a geração de experiências valiosas, que têm um impacto positivo, para seus leads e suas empresas.

Para isso, é preciso contemplar questões como a criação de conteúdo projetado para atender às dores do cliente e suas necessidades. Isso ajuda a atrair clientes em potencial qualificados, além de proporcionar mais credibilidade para seus negócios.

Confira sete estratégias de inbound marketing para alavancar resultados

Veja a seguir algumas ações de inbound marketing que sua empresa B2B deve começar a usar – ou otimizar as que já estão em prática do seu planejamento já:

1) Renove conteúdos já publicados

A produção de conteúdo deve ser sempre vista como um processo contínuo. Tendências tornam-se obsoletas, algoritmos são atualizados constantemente e o mercado é continuamente bombardeado de novidades – sua empresa deve estar preparada para oferecer conteúdo sempre relevante.

Lembre-se ainda que sua empresa, através de sua agência de marketing digital, investiu tempo e recursos valiosos na criação de conteúdo.

Por isso, faça uma reformatação em conteúdo existente – aposte em formatos diferentes: transforme um artigo em infográfico, transforme um vídeo em pequenas pílulas para suas redes sociais, entre outros.

Isso dá vida nova ao seu conteúdo e oferece oportunidades adicionais de engajar possíveis leads no formato que melhor se alinha com seu estágio na jornada do consumidor.

2) Incremente a jornada do consumidor com novos conteúdo relevantes

Se você busca resultados, deve pensar constantemente no conteúdo que está oferecendo em cada etapa da jornada do consumidor e deixar claro o que quer que os leads em potencial façam a seguir.

Por exemplo: sempre que produzir um artigo sobre um tópico específico para o blog de sua empresa, verifique se existem outros recursos complementares que se aprofundam em temas correlatos – um guia, white paper ou eBook. Isso leva os leitores a uma visão mais profunda e a um valor adicional.

3) Otimize sua landing page de agradecimento

Muitas empresas tendem a ver as páginas de agradecimento apenas como um espaço sobre a oferta de valor para o download ou para o preenchimento de um formulário.

No entanto, elas trazem outra oportunidade para oferecer valor e interagir com os clientes. Pense em inserir uma chamada adicional à ação: uma pesquisa, um webinario, um convite para um evento ou uma promoção, até para exibir novas ofertas de conteúdo.

4) Invista no seu blog

O blog corporativo deve ser um componente integral de suas estratégias de inbound marketing. Especialistas afirmam que para maximizar seu tráfego, o ideal é publicar pelo menos 16 artigos de blogs por mês. Esta estratégia gera uma resposta 3,5 vezes maior do que postar menos de quatro vezes por mês.

Um dos benefícios mais estratégicos de ter um blog é que suas postagens geram resultados por muito tempo depois de publicadas.

Produzir conteúdo relevante e valioso não apenas faz bem para o SEO e para atrair tráfego, mas também tem o potencial de converter prospects em novos leads para o seu negócio.

5) Explore o formato vídeo – caso ainda não esteja fazendo

O ano de 2017 marcou a consolidação do vídeo como formato de conteúdo nativo em quase todas as plataformas sociais.

Hoje as empresas B2B podem utilizar o recurso disponível no Instagram, YouTube, Facebook, Snapchat e Twitter para uma série de estratégias de inbound marketing.

Para saber mais, confira – Vídeos ao vivo no B2B: uma estratégia que traz resultados

6) Dê a devida atenção às mídias sociais

Muitas empresas B2B tendem a achar que as mídias sociais não desempenham um papel importante dentro das estratégias de inbound marketing – o que é um erro.

Muitas plataformas sociais, como o LinkedIn, o Facebook, o Instagram e até o Pinterest, podem ser um lugar poderoso para sua empresa gerar leads qualificados.

As redes sociais também são um ótimo lugar para assistir e / ou participar de fóruns sobre o seu setor, conectar-se com outros colegas do segmento e ver o que a sua concorrência está fazendo.

7) Ofereça materiais ricos

Os materiais ricos – eBooks, White papers, estudos de casos, entre outros – trazem inúmeras oportunidades de conversão dentro de sua estratégia de inbound marketing.

Além de proporcionarem a chance de obter dados de seus leads, ajudam a manter seus clientes potenciais educados e conectados à sua empresa – algo crucial no B2B, que possui ciclos de vendas longos, além de contribuir para sua empresa alcançar uma posição de especialista dentro do seu segmento.

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