A importância da opinião dos clientes na geração de leads

Entre todas as metodologias e ações do marketing digital, talvez a forma mais antiga delas seja ainda a mais efetiva para a geração de leads: a propaganda boca a boca, obtida através da opinião dos clientes.

Os feedbacks de clientes imprimem um sinal forte e consistente de confiança para leads porque são endossos sinceros de seu produto justamente por parte das pessoas que realmente fazem negócios com a sua empresa. Acredite: o que seus clientes pensam sobre sua marca e seu produto pode fazer por sua empresa tanto quanto seu time de Vendas.

Um feedback não é bom apenas para a sua estratégia de marketing (embora certamente seja). Também é bom para você e para seus negócios como um todo. Leia o artigo a seguir para saber mais sobre a importância da opinião dos clientes para a geração de leads em sua empresa.

Por que contar com a opinião dos clientes é importante?

Pode parecer óbvio, mas poucas empresas sabem explorar corretamente o potencial que bons feedbacks podem trazer para seus negócios.

Sua empresa pode ter um excelente marketing de conteúdo e fazer bons investimentos em Ads. Junte todos estes esforços a um feedback positivo de um cliente e o resultado é dinamite pura.

Esses feedbacks fazem com que seus leads se sintam mais seguros em relação à sua empresa e seu produto. Eles saberão que aquela é a solução certa porque podem checar na prática (mesmo que de terceiros) que ela funciona.

Entenda mais como eles podem ajudar sua empresa a seguir:

Humanização da marca

Assim como um estudo de caso, a opinião dos clientes posiciona sua marca como o “herói” da história, que solucionou os problemas do jeito mais eficaz possível.

A diferença é que um estudo de caso requer conhecimento específico de seu lead. Já o feedback não – qualquer um pode ler e entender o resultado de seu produto na dor daquele cliente, é isso que lhes dá tanto poder.

Com uma prova social, um cliente em potencial pode ver sua empresa em ação antes de arriscar seu tempo ou dinheiro. Ela também tem um fator emocional suficiente para seus leads imaginarem resultados semelhantes, mas em suas dores.

Histórico de sucesso

Empresas que iniciaram suas operações recentemente dificilmente terão boas histórias para contar tão cedo.

Então contar com opinião dos clientes mostra que sua empresa tem experiência e anos de estrada para solucionar os problemas que seus leads trazem.

É possível emular um depoimento? Claro que sim! Mas é possível detectar isso de forma até fácil: insira os nomes, cargos e empresas dos clientes que ofereceram seus feedbacks – assim você dá uma dose extra de credibilidade ao conteúdo e à sua marca.

Abordagens mais assertivas

Processos de decisão de compra, seja no B2B ou no B2C, envolvem muita pesquisa na internet – cerca de 64% dos decisores buscam referências confiáveis antes de se converterem em clientes.

Isso é ainda mais forte no universo B2B, onde muitos aspectos específicos do modo de fazer negócios de uma empresa influenciam se uma solução é a certa ou não. A opinião dos clientes de sua empresa permite:

  • Demonstrar ROI com depoimentos de pessoas com cargos ou níveis hierárquicos semelhantes;
  • Mostrar cases de sucesso através de feedbacks de outras empresas do mesmo setor;
  • Estabelecer conexões pessoais quando um cliente compartilha detalhes de seu problema inicial.

Embora o efeito possa ser sutil, muitas vezes é apenas a faísca que um cliente em potencial precisa para se aprofundar no que sua empresa tem para oferecer.

E como os feedbacks podem ser vistos no topo do funil de vendas, eles podem fazer muito do trabalho pesado para estabelecer sua credibilidade neste início de relacionamento.

Opinião dos clientes como uma prova social potente

Embora a prova social possua muitos nuances, do ponto de vista do inbound marketing, pode ser mais fácil pensar nestes feedbacks como evidência de que o sucesso dos outros influenciará os resultados futuros de cada lead. Em resumo, quanto mais outras pessoas fazem alguma coisa, mais atraente ela parece.

Vemos isso o tempo todo no cenário do marketing digital atual: inscrições de assinatura por e-mail com “Junte-se a 728 mil de seus colegas de marketing!” Ou “12 pessoas também adquiriram este produto recentemente“.

A sabedoria das multidões sugere que, quanto mais pessoas consomem aquela solução, mais eficaz e positiva ela será.

Agora que você já sabe a importância da opinião dos clientes, que tal começar a produzi-los? Acompanhe nosso blog e saiba como fazer isso em nosso próximo artigo!

MARKETING & NEGÓCIOS

Coloque seu email abaixo para receber as atualizações do blog!

Acesse o e-mail enviado e confirme a assinatura, obrigado!