Descubra como o inbound marketing pode acelerar a transformação digital

Acelerar a transformação digital tem sido um dos mais poderosos mantras do universo corporativo atual. Repetido em muitas das salas de reunião em todo o mundo.

Muita gente ainda encara como a mais recente palavra-chave do momento na indústria. Mas este é um fenômeno muito real, que está mudando as práticas comerciais em diversos segmentos.

O problema é que pode ser impossível definir exatamente o que é a transformação digital em uma organização. Para algumas empresas, pode envolver o desenvolvimento de uma estratégia de inbound marketing. Para outras, pode significar uma revisão operacional completa e a adoção de novas tecnologias.

Mas há uma coisa que é comum em todo os processos que visam acelerar a transformação digital: as tecnologias disruptivas como o catalisador da mudança.

Siga na leitura para saber mais sobre transformação digital e saber como usar o inbound marketing para acelerar esse processo na sua empresa.

O que é uma tecnologia disruptiva?

Esse é o termo que usamos para falar sobre uma nova tecnologia que emerge inesperadamente para deslocar padrões estabelecidos.

Como exemplos mais recentes de tecnologias disruptivas, podemos citar redes sociais, tecnologia móvel e wearable, além da Internet das Coisas – IoT.

Tudo isso está se tornando uma parte indispensável da vida cotidiana. E mudando a maneira como as pessoas se comunicam e interagem, especialmente com as empresas. Se o consumidor hoje tem um problema com uma empresa ou serviço, pode se comunicar instantaneamente através das redes sociais.

É esta comunicação em tempo real e muito pública que está gerando a necessidade de acelerar a transformação digital nas empresas. Uma revisão negativa pode prejudicar gravemente a reputação de uma empresa. E ela precisa estar preparada para resolver queixas legítimas rapidamente e garantir a satisfação do cliente.

Acelerar a transformação digital: foco na experiência do usuário – não na tecnologia

Quando o termo “digital” é empregado, as pessoas tendem a achar que se trata de um desafio técnico. Na prática, a transformação digital está muito mais ligada à mudança de comportamento do consumidor. E como sua empresa precisa adequar-se, em termos de tecnologia e mindset.

Sua empresa precisa entender as necessidades de seus clientes potenciais, evoluir para atender a essas necessidades e alavancar as tecnologias certas para chegar lá.

Vivemos em uma época em que os chatbots já estão melhorando a experiência do usuário e a realidade virtual torna-se cada vez mais parte de nossas vidas diárias. E isso só tende a crescer. De acordo com a Gartner, até 2020, cerca de 85% das relações entre consumidores e empresas não envolverá diálogos entre humanos.

Isso significa que os clientes podem usar redes sociais, a web, um aplicativo ou mensagens de texto potencialmente iguais para interagir com empresas ou fazer uma compra. Sem falar com uma pessoa sequer neste processo.

As preferências e comportamentos dos clientes mudaram e as jornadas de compra são cada vez mais autodirigidas e lideradas digitalmente.

E isso faz com que as empresas precisem encontrar novas formas para conquistar a confiança do consumidor e convertê-lo em cliente. Usando tecnologia e estratégia – como o inbound marketing.

Ações de inbound marketing para acelerar a transformação digital

A tecnologia está mudando rapidamente. E a metodologia de inbound marketing precisa evoluir em paralelo.

Existem muitas ações de inbound que podem ser implementadas já para acelerar a transformação digital em sua empresa. Blog, uma presença ativa nas redes sociais certas, uma boa estratégia de e-mail marketing são bons exemplos.

Veja a seguir algumas tendências importantes que sua empresa deve considerar em seus planejamentos futuros de inbound marketing:

  • Conteúdo visual relevante: imagens bem produzidas e vídeos vão influenciar mais decisões de compra que qualquer outro formato. Para gerar o envolvimento do cliente, o apelo visual será tão importante quanto a produção de conteúdo personalizado.
  • Realidade virtual / aumentada (VR ou AR): demonstrações de produtos em 3D ou anúncios interativos já fazem parte do nosso cotidiano e são recursos utilizados por diferentes setores da indústria – do automotivo, varejo e imóveis até educação, saúde e marketing. Então o segredo é ir além.
  • Pesquisas por voz: o recurso já está disponível para o consumidor graças às assistentes digitais ativadas por voz (Google Assistant, Siri, Alexa e Cortana). Além disso, o Google planeja fazer mudanças constantes de algoritmo, para fornecer resultados cada vez mais precisos, com base na intenção do usuário.

 

Acelerar a transformação digital é muito mais que tecnologia: é uma mudança de mindset, focado primeiramente no consumidor. Quer entender mais sobre o tema? Clique a seguir e baixe nosso e-book.

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