Adoção digital: o que está segurando sua empresa?

Muitos CEOs reconhecem a necessidade de evoluir suas operações, estratégia de negócios e experiência do cliente para ter sucesso através da adoção digital.

Mas muitos apenas embarcam em uma jornada digital sem definir um destino. É por isso que, apesar do impulso inicial, a transformação digital de sua empresa empaca: eles nunca articularam o objetivo final ou mesmo como será a segunda fase.

A única maneira de ter sucesso é conhecer o seu objetivo final e, especialmente, o caminho que deve ser trilhado até lá. Essa parte nós podemos facilitar para você: o caminho se dá através da adoção digital.

O que é adoção digital?

A adoção digital é definida como a obtenção de um status corporativo, no qual as pessoas em uma organização usam as ferramentas digitais da forma como são pretendidas e em seu potencial máximo.

Não é o resultado de uma única implementação de software. Não é nem mesmo o produto de um novo modelo de negócios baseado no digital.

Trata-se de sincronizar o fator humano e a tecnologia para que as ferramentas digitais atendam às necessidades dos usuários.

Embora pareça diferente para cada empresa, a adoção digital é a meta final universal de todos os esforços de uma transformação digital bem-sucedida.

Para alcançá-lo, sua empresa precisa de um caminho claro a seguir – e, como já dissemos, isso pode ser obtido através de uma estratégia eficaz de adoção digital.

A importância de alcançar um alto nível de maturidade digital

Está claro que as empresas entendem a necessidade de se transformar digitalmente. Prova disso são os dados trazidos por um relatório recente do setor: os gastos mundiais em tecnologias de transformação digital devem ultrapassar US$ 2 trilhões até 2021 – clique para baixar o PDF.

Apesar de um forte compromisso de investimento, a grande maioria das empresas está lutando para trilhar uma jornada bem-sucedida rumo à maturidade digital. Muitas ainda estão empacadas no primeiro estágio:

  • 35% dos executivos acreditam que possuem as capacidades de liderança necessárias para executar uma transformação digital bem-sucedida;
  • Menos da metade acredita ter as capacidades digitais necessárias para melhorar a experiência do cliente (40%) e as operações internas (36%).

O problema não é falta de vontade ou de recursos: é a ausência de uma estratégia de adoção digital.

Abrace a transformação digital 2.0

Existem muitos desafios que impedem as empresas de sair da primeira fase da transformação digital. Com uma estratégia de adoção digital, sua organização pode superar todos eles – conheça cada um deles a seguir:

Desafio nº 1: alinhe a liderança em torno de uma visão clara

Sua empresa não pode alcançar a próxima fase da transformação digital sem primeiro concordar com uma visão. É preciso responder à pergunta: “para onde você quer que a transformação digital leve sua empresa?”

Poucas organizações hoje têm essa clareza, de acordo com o relatório citado mais acima. Apenas 31% das organizações acreditam que seus altos executivos compartilham uma visão comum de como o negócio deve se transformar através da adoção da tecnologia digital.

Desafio nº 2: crie uma estrutura sólida de governança

Tradicionalmente, o CIO liderava o caminho quando se tratava de qualquer projeto de tecnologia de grande escala.

Mas, para uma transformação digital bem-sucedida, você precisa de uma abordagem interdisciplinar e de um forte alinhamento de liderança.

O CEO, o CDO, o CHRO, o CFO e possivelmente outros líderes serão todos responsáveis ​​por criar iniciativas digitais e monitorar o progresso.

No entanto, apenas 32% das organizações sentem que há clareza suficiente entre os vários papéis e responsabilidades das iniciativas digitais.

Desafio nº 3: tenha uma imagem precisa do estado atual

É difícil diagnosticar exatamente onde sua empresa está no ciclo de vida da maturidade digital, mas é essencial planejar sua próxima etapa.

É essencial usar dados para identificar onde realizou processos com sucesso, encontrar áreas potenciais para otimizar e aumentar a produtividade dos funcionários.

Monitorar o uso e a eficácia da tecnologia existente é fundamental para avaliar o estado atual.

Desafio nº 4: promova o engajamento dos funcionários

Sua empresa não alcançará o ROI desejado se não tiver engajamento dos funcionários.

Se você deseja que os colaboradores sejam receptivos à sua visão e promovam a estratégia digital, é preciso aumentar o envolvimento em todos os níveis da organização.

Atualmente, apenas 36% das organizações têm meios para que todos os funcionários participem da conversa sobre iniciativas digitais.

Desafio nº 5: supere barreiras culturais

Uma série de barreiras culturais tem o poder de atrapalhar seus esforços e impedir que sua empresa alcance a transformação digital 2.0 – quanto mais alcançar a adoção digital.

A resistência dos empregados é talvez o maior e mais ameaçador obstáculo cultural. Há muitas razões pelas quais os funcionários resistem às mudanças, mas todas elas derivam do medo:

  • Medo do desconhecido;
  • Medo de incompetência;
  • Medo de falhar;
  • Medo de perder status.

É preciso se aprofundar mais: a resistência dos funcionários à mudança pode frustrar o esforço de mudança mais promissor.

Os líderes também devem descobrir como envolver quatro gerações durante um período de mudança. Um caminho para superar isso é promover uma força de trabalho multigeracional em tecnologia corporativa.

Pense que os funcionários de gerações mais jovens podem estar mais acostumados a tecnologias avançadas ao nível de consumidor –mas isso não é garantia sobre sua aptidão para o software aplicado no local de trabalho.

Desafio nº 6: acompanhe a tecnologia

O ritmo acelerado do desenvolvimento tecnológico significa que os líderes de negócios devem sempre acompanhar as tendências e estar prontos para adotar novas ferramentas digitais.

Um plano de transformação digital que seja muito rígido levará seu esforço a um impasse. Se sua empresa não conseguir acompanhar a tecnologia emergente, sua estratégia digital não será competitiva.

É importante desenvolver uma mentalidade ágil e promover esse traço em toda a organização.

“Qual é a estratégia de adoção digital mais eficaz?”

Esta é a pergunta que você deve estar fazendo agora. Se você deseja que sua empresa salte da primeira fase para a transformação digital 2.0, é preciso ter uma definição clara do seu objetivo final, mesmo que seja um alvo em movimento.

Mais uma vez: você precisa de uma estratégia de adoção digital para levar sua empresa até lá.

Os especialistas da UP2Place Digital podem ajudar a acelerar a adoção digital em sua empresa: solicite nossa avaliação de maturidade digital – sem custos.

Solicite sua avaliação de Maturidade Digital aqui mesmo!

MARKETING & NEGÓCIOS

Coloque seu email abaixo para receber as atualizações do blog!

Acesse o e-mail enviado e confirme a assinatura, obrigado!