adoção digital

Adoção digital: o que está segurando sua empresa?

Adoção digital: o que está segurando sua empresa?: Muitos CEOs reconhecem a necessidade de evoluir suas operações, estratégia de negócios e experiência do cliente para ter sucesso através da adoção digital.

Mas muitos apenas embarcam em uma jornada digital sem definir um destino. É por isso que, apesar do impulso inicial, a transformação digital de sua empresa empaca: eles nunca articularam o objetivo final ou mesmo como será a segunda fase.

A única maneira de ter sucesso é conhecer o seu objetivo final e, especialmente, o caminho que deve ser trilhado até lá. Essa parte nós podemos facilitar para você: o caminho se dá através da adoção digital.

O que é adoção digital?

A adoção digital é definida como a obtenção de um status corporativo, no qual as pessoas em uma organização usam as ferramentas digitais da forma como são pretendidas e em seu potencial máximo.

Não é o resultado de uma única implementação de software. Não é nem mesmo o produto de um novo modelo de negócios baseado no digital.

Trata-se de sincronizar o fator humano e a tecnologia para que as ferramentas digitais atendam às necessidades dos usuários.

Embora pareça diferente para cada empresa, a adoção digital é a meta final universal de todos os esforços de uma transformação digital bem-sucedida.

Para alcançá-lo, sua empresa precisa de um caminho claro a seguir – e, como já dissemos, isso pode ser obtido através de uma estratégia eficaz de adoção digital.

A importância de alcançar um alto nível de maturidade digital

Está claro que as empresas entendem a necessidade de se transformar digitalmente. Prova disso são os dados trazidos por um relatório recente do setor: os gastos mundiais em tecnologias de transformação digital devem ultrapassar US$ 2 trilhões até 2021 – clique para baixar o PDF.

Apesar de um forte compromisso de investimento, a grande maioria das empresas está lutando para trilhar uma jornada bem-sucedida rumo à maturidade digital. Muitas ainda estão empacadas no primeiro estágio:

  • 35% dos executivos acreditam que possuem as capacidades de liderança necessárias para executar uma transformação digital bem-sucedida;
  • Menos da metade acredita ter as capacidades digitais necessárias para melhorar a experiência do cliente (40%) e as operações internas (36%).

O problema não é falta de vontade ou de recursos: é a ausência de uma estratégia de adoção digital.

Abrace a transformação digital 2.0

Existem muitos desafios que impedem as empresas de sair da primeira fase da transformação digital. Com uma estratégia de adoção digital, sua organização pode superar todos eles – conheça cada um deles a seguir:

Desafio nº 1: alinhe a liderança em torno de uma visão clara

Sua empresa não pode alcançar a próxima fase da transformação digital sem primeiro concordar com uma visão. É preciso responder à pergunta: “para onde você quer que a transformação digital leve sua empresa?”

Poucas organizações hoje têm essa clareza, de acordo com o relatório citado mais acima. Apenas 31% das organizações acreditam que seus altos executivos compartilham uma visão comum de como o negócio deve se transformar através da adoção da tecnologia digital.

Desafio nº 2: crie uma estrutura sólida de governança

Tradicionalmente, o CIO liderava o caminho quando se tratava de qualquer projeto de tecnologia de grande escala.

Mas, para uma transformação digital bem-sucedida, você precisa de uma abordagem interdisciplinar e de um forte alinhamento de liderança.

O CEO, o CDO, o CHRO, o CFO e possivelmente outros líderes serão todos responsáveis ​​por criar iniciativas digitais e monitorar o progresso.

No entanto, apenas 32% das organizações sentem que há clareza suficiente entre os vários papéis e responsabilidades das iniciativas digitais.

Desafio nº 3: tenha uma imagem precisa do estado atual

É difícil diagnosticar exatamente onde sua empresa está no ciclo de vida da maturidade digital, mas é essencial planejar sua próxima etapa.

É essencial usar dados para identificar onde realizou processos com sucesso, encontrar áreas potenciais para otimizar e aumentar a produtividade dos funcionários.

Monitorar o uso e a eficácia da tecnologia existente é fundamental para avaliar o estado atual.

Desafio nº 4: promova o engajamento dos funcionários

Sua empresa não alcançará o ROI desejado se não tiver engajamento dos funcionários.

Se você deseja que os colaboradores sejam receptivos à sua visão e promovam a estratégia digital, é preciso aumentar o envolvimento em todos os níveis da organização.

Atualmente, apenas 36% das organizações têm meios para que todos os funcionários participem da conversa sobre iniciativas digitais.

Desafio nº 5: supere barreiras culturais

Uma série de barreiras culturais tem o poder de atrapalhar seus esforços e impedir que sua empresa alcance a transformação digital 2.0 – quanto mais alcançar a adoção digital.

A resistência dos empregados é talvez o maior e mais ameaçador obstáculo cultural. Há muitas razões pelas quais os funcionários resistem às mudanças, mas todas elas derivam do medo:

  • Medo do desconhecido;
  • Medo de incompetência;
  • Medo de falhar;
  • Medo de perder status.

É preciso se aprofundar mais: a resistência dos funcionários à mudança pode frustrar o esforço de mudança mais promissor.

Os líderes também devem descobrir como envolver quatro gerações durante um período de mudança. Um caminho para superar isso é promover uma força de trabalho multigeracional em tecnologia corporativa.

Pense que os funcionários de gerações mais jovens podem estar mais acostumados a tecnologias avançadas ao nível de consumidor –mas isso não é garantia sobre sua aptidão para o software aplicado no local de trabalho.

Desafio nº 6: acompanhe a tecnologia

O ritmo acelerado do desenvolvimento tecnológico significa que os líderes de negócios devem sempre acompanhar as tendências e estar prontos para adotar novas ferramentas digitais.

Um plano de transformação digital que seja muito rígido levará seu esforço a um impasse. Se sua empresa não conseguir acompanhar a tecnologia emergente, sua estratégia digital não será competitiva.

É importante desenvolver uma mentalidade ágil e promover esse traço em toda a organização.

“Qual é a estratégia de adoção digital mais eficaz?”

Esta é a pergunta que você deve estar fazendo agora. Se você deseja que sua empresa salte da primeira fase para a transformação digital 2.0, é preciso ter uma definição clara do seu objetivo final, mesmo que seja um alvo em movimento.

Mais uma vez: você precisa de uma estratégia de adoção digital para levar sua empresa até lá.

Os especialistas da UP2Place Digital podem ajudar a acelerar a adoção digital em sua empresa: solicite nossa avaliação de maturidade digital – sem custos.

Solicite sua avaliação de Maturidade Digital aqui mesmo!

Ebook Guia de ofertas de conteúdo para uma geração eficaz de leads

BAIXE O SEU GUIA PRÁTICO DE GERAÇÃO DE LEADS

O Guia Definitivo da Automação de Marketing

Saiba como utilizar o Digital para Aumentar Vendas e Conquistar Novos Clientes

COVID-19 Comece a recuperar seus negócios agora!

ABM Account-based Marketing

Guia de Mídia Paga

Ebook Marketing Digital para Indústrias

Ebook Tendências do Marketing Digital em 2020

Representante de Vendas – Digital

Cadastre-se e receba conteúdos inéditos sobre Marketing Digital

Ebook Guia de ofertas de conteúdo para uma geração eficaz de leads

Ebook Guia de ofertas de conteúdo para uma geração eficaz de leads

Ebook Guia de ofertas de conteúdo para uma geração eficaz de leads

Posts Relacionados

EN PT ES