Como aplicar o marketing de mídia social na geração de leads

O marketing de mídia social pode ajudar sua empresa a criar públicos-alvo engajados justamente onde eles já gastam seu tempo. Assim será é possível criar várias fontes de tráfego que atraem leads continuamente. Tudo para expandir seus negócios com o poder das redes on-line.

Para isso, é preciso criar uma estratégia de marketing de mídia social que mantenha suas ações no rumo certo, permitindo que sua empresa possa seguir focada no bom andamento de seus negócios.

Esse artigo vai ajudar a fornecer um bom panorama sobre o tema e ajudar sua empresa a encontrar o caminho certo para o marketing de mídia social eficaz na geração de leads. Siga na leitura para saber mais!

O que é uma estratégia de marketing de mídia social?

Ao criar uma estratégia de mídia social, é essencial considerar cinco pilares:

  • Objetivos: defina os resultados de seus esforços e como você os avaliará;
  • Público-alvo: pesquise e crie perfis de seu cliente ideal com a ajuda das buyer personas;
  • Mix de conteúdo: crie uma programação de mídia social baseada em arquétipos relevantes para seu público;
  • Canais: defina as redes sociais de acordo com o perfil de seu público e escolha em quais sua empresa deve dedicar seu tempo e para que elas serão usadas;
  • Processo: configure a infraestrutura e as ferramentas para executar sua estratégia de maneira eficiente.

Esta é a estrutura básica para estabelecer um bom planejamento de mídia social e garantir que o ROI se mantenha sempre dentro ou além do esperado.

Definição de ROI no marketing de mídia social

Quando calculamos o ROI de uma mídia social, não é apenas o resultado da receita menos as despesas que devemos considerar. O ROI é valor recebido em troca de um investimento.

O valor que você recebe como retorno do seu investimento em marketing de mídia social pode incluir o aumento de:

  • Valor da vida útil do cliente: mais transações / vendas;
  • Valor de referência do cliente: referências que geram mais leads;
  • Valor de influência do cliente: 71% dos consumidores que tiveram uma boa experiência em uma mídia social com uma marca provavelmente a recomendarão para outras pessoas;
  • Valor do conhecimento do cliente: Informação através de pesquisa de mercado.

Atualmente, obter um ROI positivo em seu marketing de mídia social pode ser mais difícil do que há alguns anos.

Isso se deve em parte a um declínio geral no alcance orgânico que uma marca pode alcançar nas plataformas de mídia social.

Os aplicativos de mídia social diminuíram intencionalmente a quantidade de visibilidade que uma organização ou página de empresa pode obter sem paga por dois motivos:

  • Garantir que os usuários comuns tenham uma experiência menos comercial ao navegar em seu feed de notícias;
  • Gerar mais necessidade de publicidade paga.

Os anúncios de mídia social podem gerar um ROI positivo por si só, mas são inerentemente mais caros do que as estratégias puramente orgânicas. Veja no tópico a seguir algumas dicas para obter bons resultados em seu marketing de mídia social.

Como fazer marketing de mídia social eficaz na geração de leads?

Listamos a seguir algumas ideias para alavancar a geração de leads de sua empresa através das redes sociais de forma mais orgânica.

Você pode fazer uma série de outras ações – uma agência especializada em marketing de mídia social pode trazer uma série de insights positivos para alcançar suas metas de uma forma mais certeira.

Use psicologia para aumentar a participação social

A vontade de compartilhar é uma característica humana impulsionada pelo altruísmo e pela necessidade de retribuir e fazer parte do grupo. Também é impulsionado pela competitividade e pelo desejo de melhorar a reputação.

Esteja ciente disso e use-a ai seu favor na hora de planejar e produzir textos e postagens de mídias sociais.

Use os canais sociais certos para o seu público

Não é só porque seu concorrente está no Facebook que isso significa que sua empresa também deve estar. É preciso estudar e entender o perfil de cliente que você busca – e ver se eles estão aptos para serem abordados nessa rede. Só faz sentido investir em uma plataforma de mídia social se o seu público-alvo realmente usá-lo.

Otimize o tempo e a frequência das postagens

Existem muitos estudos de benchmark de mídia social disponíveis, com informações úteis sobre quando e com que frequência postar.

Mas é fundamental descobrir o que funciona especificamente para seu público-alvo. Avalie e analise continuamente sua atividade social para determinar o tempo e a frequência das postagens que recebem mais tráfego e compartilhamentos.

Não meça apenas o envolvimento

Você deve sempre avaliar quais postagens de mídia social geraram mais tráfego para seu site. Mas, para descobrir se a mídia social está tendo sucesso como uma tática de geração de leads, acompanhe também quais postagens foram a origem do tráfego convertido em leads. Engajamento é uma coisa positiva, mas leads são ainda mais!

Esperamos que este artigo tenha esclarecido alguns pontos sobre o papel da mídia social na geração de leads.

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