Faça Inbound Marketing através do aplicativo mobile da sua empresa

Não é novidade que o mercado mobile cresce a cada ano e em paralelo a este crescimento, as empresas têm começado a investir mais em aplicativos mobile para impulsionar seus negócios e suas estratégias de Inbound Marketing. O reflexo disso pode ser visto no infográfico produzido pela Universidade de Alabama, que aponta que até 2017 o mercado de aplicativos renderá 77 bilhões de dólares no mundo.
De fato, é verdade que os aplicativos se tornaram uma excelente ferramenta de Inbound Marketing, para atrair mais clientes e expandir a marca de quem aposta nesta tecnologia. No entanto, é muito comum que os usuários baixem os aplicativos e rapidamente deixem de utilizá-los. É o que afirma a pesquisa do Instituto Nielsen, mostrando que os usuários utilizam, em média, 26 aplicativos por mês em seus aparelhos.
Em consequência, quando o aplicativo deixa de ser utilizado pelo usuário, ele passa a ser ineficiente para a estratégia da empresa, que em certos casos, acaba não obtendo o retorno esperado sobre o investimento desta tecnologia. Descubra a seguir como transformar seu app em uma ferramenta de vendas com a ajuda do Inbound Marketing e da tecnologia:

Mantenha o app e as redes sociais integrados

As principais redes sociais possuem aplicativos mobile próprios – e aproveitar este recurso é uma excelente dica para aumentar engajamento de seus clientes com o aplicativo da sua empresa.
A prova disso é que os usuários poderão utilizar o seu aplicativo fazendo login com os dados da rede social, ou seja, sem a necessidade de perder tempo com cadastros (mas mantendo seu acesso aos dados dele). Além desta facilidade, o cliente poderá divulgar para outros usuários nas redes sociais a sua opinião sobre seu app ou produto.

Construa sua presença online

A internet deve ser o seu principal canal de promoção do seu aplicativo – e a sua presença digital é determinante nesse ponto. Neste caso, é interessante criar um site onde o usuário possa baixá-lo, obter maiores informações e até mesmo dar seu feedback. O uso de e-mail marketing e redes sociais também são muito válidos para aumentar o  relacionamento de sua empresa com o público.

Estimule o uso do aplicativo

Outra dica é estimular frequentemente seus leads a utilizarem seu aplicativo mobile. Crie promoções e ofertas especiais para quem o utiliza, por exemplo, é uma excelente maneira de promovê-lo e evitar que ele caia no esquecimento. Na última Black Friday uma série de empresas já disponibilizaram condições especiais ou fretes mais rápidos ou baratos para quem fazia suas compras através dos apps.

Explore os recursos

A maioria dos usuários mobile gosta de experimentar e explorar o que há de melhor em recursos para aplicativos. Neste caso, é interessante buscar oferecer o máximo em tecnologia ao desenvolver o aplicativo da sua empresa. Comando de voz, geolocalização e multi toque são somente alguns dos recursos que podem tornar seu aplicativo mobile mais atrativo.

Dê atenção aos feedbacks

Outra maneira de ampliar seu relacionamento com seus clientes através do seu aplicativo mobile é estar sempre atento aos feedbacks dos usuários. Se um usuário não gostou, procure saber o motivo e tente melhorá-lo com atualizações futuras. Lembre-se que o sucesso da aplicação está diretamente ligado à opinião de quem já o baixou.

Engaje seus clientes para garantir mais downloads

Um caminho é apostar em push notifications, mensagens mostradas na barra de status dos aparelhos, que ajudam os usuários a não abandonar o aplicativo mobile por esquecimento. Outra dica são os e-mails marketing – que podem surtir o mesmo efeito da push notification, mas fora da central de notificações do aparelho. Mas garanta que seu layout se adapte às telas menores dos tablets e smartphones e busque incluir um Call to Action que divulgue algum recurso novo ou funcionalidade ainda pouco explorada pelos usuários dentro do aplicativo móvel.

Dicas extras

  • Saiba quais problemas ou necessidades reais o seu aplicativo pode resolver para os seus clientes e procure sempre focar nesta função
  • Tenha versões do aplicativo para as plataformas mobile mais utilizadas (Android e iOS)
  • Não deixe para receber avaliações do aplicativo somente quando o usuário desinstalá-lo. Em vez disso, peça avaliações com certa frequência em redes sociais, site do aplicativo, e-mail, entre outros recursos
  • Tenha um ambiente seguro para os usuários, preservando senhas e outras informações pessoais
  • Mantenha o aplicativo mobile sempre atualizado para as diversas versões de smartphones e livre de falhas que possam afetar a experiência do usuário

O segredo do sucesso para um bom aplicativo mobile é atualização constante e um bom relacionamento com sua rede de usuários. Quando bem utilizado, o app pode ser uma poderosa ferramenta de conversão e contribuir positivamente para a estratégia de Inbound Marketing de sua empresa.

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