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Aprenda como montar seu orçamento de marketing para 2021

Orçamento de marketing para 2021: aprenda como montar seu

Para muitas empresas, o orçamento de marketing para 2021 começou a ser planejado – ou até definido – antes do fim de 2020.

No geral, isso já pode ser um desafio normalmente. Então imagine quando temos 2020 ainda pairando sobre nossas cabeças? Afinal, se alguém tivesse nos dito nessa mesma época, no ano passado, o que seria de nossos negócios e planos agora, provavelmente ninguém acreditaria.
Sabemos que muitas das decisões que foram tomadas, pessoalmente e como profissionais, nos dias e semanas após o anúncio da pandemia foram baseadas com informações limitadas. Como agência de marketing digital, a UP2Place Digital se concentrou em como adaptar nossas próprias operações e planos do dia-a-dia. Além disso, ajudamos nossos clientes a ajustar suas operações e atuações no meio digital ao mesmo tempo.

Por isso que pensamos em produzir este artigo. Assim podemos ajudar sua empresa a se preparar para os próximos passos. Agora não é o momento certo de ser reativo, mas sim de continuar a planejar e investir no futuro – e seu orçamento de marketing para 2021 é uma parte importante deste processo. Então siga na leitura e prepare seus negócios desde já.

Orçamento de marketing para 2021: seu ano precisa começar já!

Embora ainda estejamos enfrentando algumas incertezas, a maioria das empresas está se esforçando para permanecer otimista sobre seus investimentos para 2021.

Afinal, quando sua organização consegue definir as metas para o próximo ano, há uma oportunidade de planejar com flexibilidade. Dessa forma, fica mais fácil maximizar seus resultados neste próximo ano. Mas como é possível conseguir isso? Aqui estão cinco pontos que você e seu time devem considerar ao planejar seu orçamento de marketing para 2021.

1) Entenda suas prioridades

É importante estar preparado a qualquer momento para ajustes em seu orçamento de marketing para 2021.Afinal, os ajustes de orçamento de meio de 2020 forçaram muitas empresas a priorizar o fluxo de caixa de curto prazo. Além disso, foi preciso identificar rapidamente o que poderia ser pausado com mais facilidade.

Em 2021, será preciso entender rapidamente quais atividades são essenciais em comparação com aquelas que você poderia diminuir. Para isso pense em:

  • Determinar o que torna certas atividades mais críticas do que outras: o ROI é definitivamente importante aqui. Porém, existem outros pontos para avaliar – como a importância dessa atividade para o crescimento, como parte da sua estratégia de diferenciação ou se ela é crítica para reduzir riscos;

  • Criar um sistema de classificação: entender realmente quais atividades são mais importantes para impulsionar o impacto fará com que você tome melhores decisões. Inclusive, este pode ser um exercício útil de revisão para ser realizado trimestralmente;

  • Definir orçamentos de contingência: manter orçamentos de backup ajudarão sua empresa a entender exatamente o que deve ser ajustado com base em aumentos ou reduções em seu orçamento.

2) Acelere seu ciclo de planejamento

Quanto mais rapidamente sua empresa for capaz de analisar e ajustar a implementação de seu plano, mais fácil será navegar com sucesso por seu orçamento de marketing para 2021. Para colocar isso em prática, é importante:
  • Criar um plano anual: defina metas de alto nível para seu orçamento e resultados de marketing. Assim como para seu plano tático. Isso ajudará a continuar avançando em direção às suas metas de longo prazo. Além disso, ajuda a criar um mecanismo de feedback sobre o sucesso de seu plano;

  • Programar revisões periódicas: determine desde já quais métricas você analisará em uma base mensal e trimestral. Assim, se um indicador importante não estiver atingindo uma meta, você terá a oportunidade de ajustar seu plano tático a tempo de garantir os resultados esperados;

  • Acelerar o prazo para lançamentos: ainda é possível planejar uma campanha em grande escala. Porém ações menores permitem que sua empresa entre no mercado o mais rápido possível. Isso pode ajudar a avaliar a resposta do público, analisar e ajustar conforme necessário e gerar impacto o mais rápido possível.

3) Invista na sua marca a longo prazo

Cortes de verba mal planejados podem impactar em uma redução na visibilidade da marca e nas comunicações. Isso pode ser bastante crítico durante uma crise econômica.

Quando você planeja com antecedência seu orçamento de marketing para 2021, consegue criar um plano focado em manter o relacionamento e a confiança de seus clientes e leads potenciais. Além disso, essa estratégia pode resultar em um posicionamento melhor de mercado durante a recuperação. Esse plano deve focar em:

  • Investir no orgânico: aumente as atividades que contribuem para as menções e posicionamentos orgânicos da marca. Considere ações com influenciadores ou SEO. Pois isso pode ajudar a construir sua visibilidade nas buscas e nas mídias sociais;

  • Manter investimentos em mídia: táticas orgânicas e pagas funcionam melhor quando ambas trabalham em paralelo. Mudanças abruptas em seu investimento pago podem trazer um impacto desastroso na visibilidade de sua marca. Reduza, se necessário – mas não pare.

4) Mantenha o foco no ROI

É fundamental mostrar o resultado do marketing como um departamento. Porém, é preciso compreender também o impacto de ações e campanhas individuais. Para isso, sua empresa deve:

  • Apostar em análises: rastrear a receita pode ser complexo, caso você não conte com as ferramentas e profissionais certos. Contar com especialistas neste momento o levará mais perto desse resultado final;

  • Direcionar sua equipe para avaliar as métricas de eficiência: além dos especialistas, seu time precisa ter esse mindset voltado para análise e planejamento. Dessa forma será mais ágil ajustar as táticas que irão gerar o maior retorno.

5) Prepare-se para a recuperação

Todo período de crise acarreta em mudanças no comportamento do consumidor por um período. Algumas delas podem se tornar permanentes, como o crescimento das compras e serviços online que observamos em 2020.

Marcas que se posicionam para atender seus clientes o mais rápido possível no meio digital têm maior probabilidade de angariar fidelidade e sair na frente durante a fase de recuperação. Por isso sua empresa precisa começar já a:

  • Entender seus melhores clientes: descubra o que torna um cliente ideal – aquele com maior potencial de ser leal, investir mais dinheiro e indicar sua marca aos amigos. Se os orçamentos estão mudando, mude seus esforços para adquirir mais desses tipos de clientes. Além disso, produza conteúdo de forma a mantê-los felizes e engajados;

  • Analisar mercados potenciais: quando confrontadas com cortes no orçamento, as empresas são mais propensas a investir em mercados existentes. Porém, este pode ser justamente o momento em que um novo mercado se abre para sua empresa. Fique de olho em novas oportunidades.

Seu orçamento de marketing para 2021 está pronto?

Esperamos que estas dicas tenham ajudado a formular melhor as ideias e deixar sua equipe de marketing pronta para definir o orçamento de marketing para 2021.Tudo para garantir resultados expressivos em vendas e participação de mercado.

Caso as coisas ainda pareçam um pouco confusas – afinal, existem muitas coisas a se pensar e seu foco deve ser sempre em oferecer o melhor produto para seus clientes, a UP2Place Digital pode ajudar desde já.

Clique aqui e fale conosco agora mesmo: vamos fazer juntos seu orçamento de marketing para 2021 e muito mais!

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