Aprenda como montar seu orçamento de marketing para 2021

Aprenda como montar seu orçamento de marketing para 2021

Muitas empresas já estão pensando no próximo ano – e em como definir o orçamento de marketing para 2021.
Se isso já pode ser um desafio normalmente, imagine quando temos 2020 ainda pairando sobre nossas cabeças – se alguém tivesse nos dito nessa mesma época, no ano passado, o que seria de nossos negócios e planos agora, provavelmente ninguém acreditaria.
Muitas das decisões que tomamos pessoalmente e como profissionais nos dias e semanas após o anúncio da pandemia foram realizadas com informações limitadas.
Como agência de marketing digital, a UP2Place Digital se concentrou em como adaptar nossas próprias operações e planos do dia-a-dia, ao mesmo tempo em que ajudamos nossos clientes a mudar os deles.
É por isso que pensamos em produzir este artigo e ajudar sua empresa a se preparar para os próximos passos. Agora não é o momento certo de ser reativo, mas sim de continuar a planejar e investir no futuro – e seu orçamento de marketing para 2021 é uma parte importante deste processo. Então siga na leitura e prepare seus negócios desde já.

2021 precisa começar já!

Embora ainda estejamos enfrentando algumas incertezas, a maioria das empresas está otimista sobre seus investimentos para 2021.
Quando sua organização consegue definir as metas para o próximo ano, há uma oportunidade de planejar a flexibilidade de uma forma que maximize seus resultados neste próximo ano. Mas como é possível conseguir isso? Aqui estão cinco pontos que você e seu time devem considerar ao planejar seu orçamento de marketing para 2021.

1) Entenda suas prioridades

É importante estar preparado a qualquer momento para ajustes em seu orçamento de marketing para 2021.
Os ajustes de orçamento de meio de 2020 forçaram muitas empresas a priorizar o fluxo de caixa de curto prazo e o que poderia ser facilmente pausado. Em 2021, você precisa entender rapidamente quais atividades são essenciais em comparação com aquelas que você poderia diminuir. Para isso pense em:
  • Determinar o que torna certas atividades mais críticas do que outras: o ROI é definitivamente importante aqui, mas existem outros pontos para avaliar – como a importância dessa atividade para o crescimento, como parte da sua estratégia de diferenciação ou se ela é crítica para reduzir riscos;
  • Criar um sistema de classificação: entender realmente quais atividades são mais importantes para impulsionar o impacto fará com que você tome melhores decisões. Inclusive, este pode ser um exercício útil para revisar trimestralmente;
  • Definir orçamentos de contingência: manter orçamentos de backup ajudarão sua empresa a entender exatamente o que deve ser ajustado com base em aumentos ou reduções em seu orçamento.

2) Acelere seu ciclo de planejamento

Quanto mais rapidamente sua empresa for capaz de analisar e ajustar a implementação de seu plano, mais fácil será navegar com sucesso por seu orçamento de marketing para 2021. Para colocar isso em prática, é importante:
  • Criar um plano anual: defina metas de alto nível para seu orçamento e resultados de marketing, bem como para seu plano tático. Isso ajudará a continuar avançando em direção às suas metas de longo prazo e sempre criar um mecanismo de feedback sobre o sucesso de seu plano;
  • Programar revisões periódicas: determine desde já quais métricas você analisará em uma base mensal e trimestral. Assim, se um indicador importante não estiver atingindo uma meta, você terá a oportunidade de ajustar seu plano tático;
  • Acelerar o prazo para lançamentos: ainda é possível planejar uma campanha em grande escala, mas ações menores permitem que você entre no mercado o mais rápido possível. Isso pode ajudá-lo a avaliar a resposta do público, analisar e ajustar conforme necessário e gerar impacto agora.

3) Invista na sua marca a longo prazo

Cortes de verba mal planejados podem impactar em uma redução na visibilidade da marca e nas comunicações – algo crítico durante uma crise econômica.
Quando você planeja com antecedência seu orçamento de marketing para 2021, consegue criar um plano focado em manter o relacionamento e a confiança de seus clientes e leads potenciais. Essa estratégia pode resultar em um posicionamento melhor de mercado durante a recuperação. Esse plano deve focar em:
  • Investir no orgânico: aumente as atividades que contribuem para as menções e posicionamentos orgânicos da marca, como ações com influenciadores ou SEO. Isso pode ajudar a construir sua visibilidade nas buscas e nas mídias sociais;
  • Manter investimentos em mídia: táticas orgânicas e pagas funcionam melhor quando ambas trabalham em paralelo. Mudanças abruptas em seu investimento pago podem trazer um impacto desastroso na visibilidade de sua marca. Reduza, se necessário – mas não pare.

4) Mantenha o foco no ROI

É fundamental mostrar o resultado do marketing como um departamento, mas também compreender o impacto de ações e campanhas individuais. Para isso, sua empresa deve:
  • Investir em análises: rastrear a receita pode ser complexo, caso você não conte com as ferramentas e profissionais certos. Contar com especialistas neste momento o levará mais perto desse resultado final;
  • Direcionar sua equipe para avaliar as métricas de eficiência: além dos especialistas, seu time precisa ter esse mindset voltado para análise e planejamento, assim será mais ágil ajustar as táticas que irão gerar o maior retorno.

5) Prepare-se para a recuperação

Todo período de crise acarreta em mudanças no comportamento do consumidor por um período – algumas delas se tornam permanentes, como o crescimento das compras e serviços online que temos observado neste ano.
Marcas que estão se posicionando para atender seus clientes agora têm maior probabilidade de angariar fidelidade e sair na frente durante a fase de recuperação. Por isso sua empresa precisa começar já a:
  • Entender seus melhores clientes: descubra o que torna um cliente ideal – aquele com maior potencial de ser leal, investir mais dinheiro e indicar sua marca aos amigos. Se os orçamentos estão mudando, mude seus esforços para adquirir mais desses tipos de clientes, de forma a mantê-los felizes e engajados;
  • Analisar mercados potenciais: quando confrontadas com cortes no orçamento, as marcas são mais propensas a investir em mercados existentes – mas este pode ser justamente o momento em que um novo mercado se abre para sua empresa. Fique de olho em novas oportunidades.

Esperamos que estas dicas ajudem sua empresa a definir o orçamento de marketing para 2021. Para receber mais dicas como esta, assine nossa newsletter e receba as atualizações de nosso blog!

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