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As 7 regras atuais do inbound marketing eficaz

As 7 regras atuais do inbound marketing eficaz

As 7 regras atuais do inbound marketing eficaz

Já falamos muito aqui sobre inbound marketing eficaz: o que é, como fazer, quais são os resultados que sua empresa pode obter e muito mais.

Mas a transformação digital que vivemos hoje faz com que as coisas estejam constantemente se reinventando, se reciclando e se regenerando para a próxima fase.

O inbound marketing eficaz não foge à regra – e sua empresa precisa permanecer atualizada para se destacar da concorrência e garantir cada vez mais oportunidades de vendas.

Por isso listamos a seguir sete grandes mudanças que os especialistas do setor destacam como sendo essenciais para impactar no seu planejamento de marketing digital.

1) Cliente no centro de tudo

As empresas hoje encontram um novo perfil de comprador: mais independente, mais bem informado, mais intuitivo e mais seguro de si.

Eles já chegam com 57% da decisão de compra definida antes mesmo de entrar em contato com a sua empresa. O alerta para as equipes de vendas está no fato de que 68% dos leads preferem pesquisar sobre um problema de negócios ou solução por conta própria, fazendo com que menos de 30% dos compradores B2B queiram falar com seu time de vendas quando compram.

Por isso, é preciso apostar em uma estratégia de inbound marketing eficaz, que proporcione uma nutrição relevante para atrair esse comprador e prepará-lo para tomar sua decisão de forma independente – mas ainda dentro do seu círculo de atração.

2) O funil de vendas mudou

Como você viu acima, vivemos uma era onde o cliente está no centro de tudo e a forma como ele toma suas decisões de compra está cada vez mais intuitiva – e o funil de vendas precisa acompanhar este novo cenário.

Hoje o funil de vendas tem um começo e um fim com o cliente em potencial em todos os aspectos – e só uma estratégia de inbound marketing eficaz pode oferecer todo o suporte necessário para os leads por todas as etapas.

Este novo funil está fundamentado em lealdade e afinidade – com isso estabelecido, sua empresa tem uma conversão certa nas mãos. Para isso, é preciso apostar em oferta de conteúdo relevante, construção de relacionamento entre cliente e marca e propostas focadas nas necessidades dos seus clientes – algumas delas que talvez nem ele tenha enxergado ainda.

3) Conteúdo como input para a prova social

Há quem diga que o conteúdo não é mais o rei, que o marketing boca a boca toma as rédeas e as marcas não têm mais o poder de apenas empurrar o conteúdo e esperar que os leads apareçam.

Mas a grande realidade é que o inbound marketing tem um papel decisivo na hora de provocar e obter essas provas sociais, que poderão contribuir significativamente na geração e conversão de leads.

Sem uma presença digital forte e um conjunto de ações de inbound marketing eficaz, talvez seu cliente não encontre os canais certos para contar para seus leads quão boa é a solução da sua empresa.

4) A experiência do Cliente ganha um novo formato

Antigamente as empresas se concentravam em oferecer esse tipo de experiência ao cliente:

  • Atendimento ao cliente apenas em horário comercial;
  • Foco apenas na aquisição do cliente – sem grandes esforços no pós-venda;
  • Tíquetes de suporte ao cliente;
  • Formas de geração de lead;
  • Equipes organizadas em silos;
  • Suporte apenas na língua nativa da empresa;
  • Baixa interação com o cliente, suas dores e expectativas – a solução era entregue numa formatação pronta;
  • Discurso vazio sobre a relação com a concorrência.

Mas a transformação digital criou um novo cenário, e hoje sua empresa precisa estar de acordo com este novo cenário:

  • Os chatbots dão suporte aos clientes 24/7;
  • Os clientes têm mais opções – e é mais fácil encontra-las;
  • O foco maior deve ser na experiência e retenção do cliente;
  • A experiência do usuário é um esforço de equipe.

5) O vídeo é sua resposta de conteúdo

Hoje, o vídeo significa mais do que um canal do YouTube que sua empresa atualiza algumas vezes por ano. Hoje ele é a estrela do marketing de conteúdo e parte presente do planejamento anual de inbound marketing eficaz em empresas de todos os setores no mundo.

O formato tem se mostrado a melhor maneira de encantar seus clientes e atrair novos. Sua empresa pode explorar o formato através de ações como:

  • Adicionando um pequeno vídeo de introdução à sua assinatura de e-mail;
  • Adicionando vídeos de perguntas frequentes como fonte para compartilhar e usar como banco de respostas;
  • Fazendo seus artigos de blog em formato de vídeo – para que os usuários possam escolher se querem ler ou assistir seu conteúdo;
  • Incorporando vídeos em suas landing pages.

6) Apps de comunicação são muito significativos para sua estratégia de inbound

Sabemos que clientes atuais e potenciais querem interagir com um chatbot se isso significar um caminho direto para ir do ponto A ao ponto B. O problema é que poucas empresas souberam explorar de fato os recursos de chatbot para oferecer uma boa experiência ao cliente.

Ao utilizar as ferramentas disponíveis nas plataformas sociais – como o Facebook, WhatsApp e o Instagram –é preciso ter em mente que os bate-papos não devem ser completamente automatizados, mas devem ter um bom equilíbrio entre automação e toque humano.

7) Realidade virtual e realidade aumentada se juntam ao inbound marketing eficaz

Estamos vivendo em uma era em que não estamos mais vinculados ao conteúdo que produzimos fisicamente.

Agora é a hora de abrir mais espaço em seu mercado e se descolar cada vez mais da concorrência. Este é o momento certo para obter mais vantagem inicial: as pessoas estão procurando conteúdo e este é o momento de aproveitar a oportunidade e criar experiências de RV e RA para seu público.

Agora que você já conhece as novas regras do inbound marketing eficaz, é hora de colocá-las em prática em sua empresa. Nossos especialistas podem ajudar, analisando e otimizando sua estratégia atual.

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