Já falamos muito aqui sobre inbound marketing eficaz: o que é, como fazer, quais são os resultados que sua empresa pode obter e muito mais.

Mas a transformação digital que vivemos hoje faz com que as coisas estejam constantemente se reinventando, se reciclando e se regenerando para a próxima fase.

O inbound marketing eficaz não foge à regra – e sua empresa precisa permanecer atualizada para se destacar da concorrência e garantir cada vez mais oportunidades de vendas.

Por isso listamos a seguir sete grandes mudanças que os especialistas do setor presenciando – e como isso impacta no seu planejamento de marketing digital para o próximo ano.

1) Cliente no centro de tudo

As empresas hoje encontram um novo perfil de comprador: mais independente, mais bem informado, mais intuitivo e mais seguro de si.

Eles já chegam com 57% da decisão de compra definida antes mesmo de entrar em contato com a sua empresa. O alerta para as equipes de vendas está no fato de que 68% dos leads preferem pesquisar sobre um problema de negócios ou solução por conta própria, fazendo com que menos de 30% dos compradores B2B queiram falar com seu time de vendas quando compram.

Por isso, é preciso apostar em uma estratégia de inbound marketing eficaz, que proporcione uma nutrição relevante para atrair esse comprador e prepara-lo para tomar sua decisão de forma independente – mas ainda dentro do seu círculo de atração.

2) O funil de vendas mudou

Como você viu acima, vivemos uma era onde o cliente está no centro de tudo e a forma como ele toma suas decisões de compra está cada vez mais intuitiva – e o funil de vendas precisa acompanhar este novo cenário.

Hoje o funil de vendas tem um começo e um fim com o cliente em potencial em todos os aspectos – e só uma estratégia de inbound marketing eficaz pode oferecer todo o suporte necessário para os leads por todas as etapas.

Este novo funil está fundamentado em lealdade e afinidade – com isso estabelecido, sua empresa tem uma conversão certa nas mãos. Para isso, é preciso apostar em oferta de conteúdo relevante, construção de relacionamento entre cliente e marca e propostas focadas nas necessidades dos seus clientes – algumas delas que talvez nem ele tenha enxergado ainda.

3) Conteúdo como input para a prova social

Há quem diga que o conteúdo não é mais o rei, que o marketing boca a boca toma as rédeas e as marcas não têm mais o poder de apenas empurrar o conteúdo e esperar que os leads apareçam.

Mas a grande realidade é que o inbound marketing tem um papel decisivo na hora de provocar e obter essas provas sociais, que poderão contribuir significativamente na geração e conversão de leads.

Sem uma presença digital forte e um conjunto de ações de inbound marketing eficaz, talvez seu cliente não encontre os canais certos para contar para seus leads quão boa é a solução da sua empresa.

4) A experiência do Cliente ganha um novo formato

Antigamente as empresas se concentravam em oferecer esse tipo de experiência ao cliente:

  • Atendimento ao cliente apenas em horário comercial;
  • Foco apenas na aquisição do cliente – sem grandes esforços no pós-venda;
  • Tíquetes de suporte ao cliente;
  • Formas de geração de lead;
  • Equipes organizadas em silos;
  • Suporte apenas na língua nativa da empresa;
  • Baixa interação com o cliente, suas dores e expectativas – a solução era entregue numa formatação pronta;
  • Discurso vazio sobre a relação com a concorrência.

Mas a transformação digital criou um novo cenário, e hoje sua empresa precisa estar de acordo com este novo cenário:

  • Os chatbots dão suporte aos clientes 24/7;
  • Os clientes têm mais opções – e é mais fácil encontra-las;
  • O foco maior deve ser na experiência e retenção do cliente;
  • A experiência do usuário é um esforço de equipe.

5) O vídeo é sua resposta de conteúdo

Hoje, o vídeo significa mais do que um canal do YouTube que sua empresa atualiza algumas vezes por ano. Hoje ele é a estrela do marketing de conteúdo e parte presente do planejamento anual de inbound marketing eficaz em empresas de todos os setores no mundo.

O formato tem se mostrado a melhor maneira de encantar seus clientes e atrair novos. Sua empresa pode explorar o formato através de ações como:

  • Adicionando um pequeno vídeo de introdução à sua assinatura de e-mail;
  • Adicionando vídeos de perguntas frequentes como fonte para compartilhar e usar como banco de respostas;
  • Fazendo seus artigos de blog em formato de vídeo – para que os usuários possam escolher se querem ler ou assistir seu conteúdo;
  • Incorporando vídeos em suas landing pages.

6) Apps de comunicação são muito significativos para sua estratégia de inbound

Sabemos que clientes atuais e potenciais querem interagir com um chatbot se isso significar um caminho direto para ir do ponto A ao ponto B. O problema é que poucas empresas souberam explorar de fato os recursos de chatbot para oferecer uma boa experiência ao cliente.

Ao utilizar as ferramentas disponíveis nas plataformas sociais – como o Facebook, WhatsApp e o Instagram –é preciso ter em mente que os bate-papos não devem ser completamente automatizados, mas devem ter um bom equilíbrio entre automação e toque humano.

7) Realidade virtual e realidade aumentada se juntam ao inbound marketing eficaz

Estamos vivendo em uma era em que não estamos mais vinculados ao conteúdo que produzimos fisicamente.

Agora é a hora de abrir mais espaço em seu mercado e se descolar cada vez mais da concorrência. Este é o momento certo para obter mais vantagem inicial: as pessoas estão procurando conteúdo e este é o momento de aproveitar a oportunidade e criar experiências de RV e RA para seu público.

Agora que você já conhece as novas regras do inbound marketing eficaz, é hora de coloca-las em prática. Nossos especialistas podem ajudar, analisando e otimizando sua estratégia atual.

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