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Atrair clientes para sua empresa de forma eficiente e com baixos custos fica mais fácil com a ajuda de um bom plano de Inbound Marketing.

Como atrair clientes de forma eficiente e barata: comece já!

Atrair clientes é sempre uma das principais premissas de qualquer empresa. Afinal,  em tempos de orçamentos enxutos, é preciso ser estratégico especialmente nesse momento.

As formas tradicionais de prospecção já não trazem o mesmo retorno de outros tempos. E sem a ajuda de um departamento de marketing bem estruturado ou de uma agência de marketing digital, pode ser complicado.

Além disso, contar com um plano eficaz para promover sua marca ajuda a criar autoridade no mercado. Sem isso, atrair clientes para garantir as metas de sua empresa torna-se um desafio quase impossível.

Então se sua empresa está em busca de novos caminhos para gerar leads e atrair clientes, este artigo chegou na hora certa. Pois através dele você encontrará muitas dicas para elevar os números de vendas. Saiba mais a seguir.

Qual é o cliente certo para a sua empresa?

Esta é basicamente a primeira (e talvez a mais importante) pergunta que o CEO de uma empresa deve se fazer se quiser ter clientes fiéis: com que tipo de cliente estou tentando fazer negócios?

Quanto mais fundo você procura as qualidades de seu cliente ideal, melhor saberá como encontrá-las.

Para saber mais: Encontre o perfil de cliente ideal (ICP) para sua empresa

Alguns dos recursos que sua empresa pode determinar ao atrair clientes:

  • Eles devem considerar seu produto valioso e estar dispostos a pagar por ele. Buscadores oportunistas de brindes e descontos pelo desconto são a ruína de todos os negócios;
  • Eles devem ter expectativas realistas sobre sua marca e seu produto. Os clientes que têm solicitações ilimitadas e expectativas irreais nunca estão satisfeitos.

Mantenha esses recursos em mente ao aumentar sua base de clientes. Assim você pode evitar todas as dores de cabeça de responder a solicitações e reclamações fora da realidade.

Além disso, certifique-se de saber quando liberar um cliente. Lembre-se também de que o tempo gasto em cortejar o cliente errado pode ser gasto para fazer negócios reais com o cliente certo.

5 formas de atrair clientes de acordo com o seu perfil

Toda empresa já passou pelo desafio de lidar com aquele tipo de cliente que foi quase impossível de satisfazer. É aquele que, não importa o quão perfeitamente sua empresa o ajude, ainda assim ele encontrou uma desculpa absurda para reclamar ou devolver seu produto.

Sabemos que toda empresa deve respeitar seus clientes a (quase) qualquer custo. Porém, submeter-se a qualquer tipo de solicitação destes clientes impossíveis de agradar inevitavelmente podem tornar mais difícil para você fazer negócios.

Em outras palavras, se você possui um negócio, precisa saber atrair os clientes certos. Isso vale não só para manter seu negócio o mais lucrativo (e agradável) possível, mas também para garantir a produtividade e a motivação de suas equipes sempre em alta.

Por isso listamos aqui cinco 5 maneiras de garantir que sua empresa está atraindo os clientes certos.

1) Conheça seus clientes

Em primeiro lugar, sua empresa como um todo precisa saber seus clientes de cor. Desde a adição de novos recursos aos seus produtos até a redação do texto do anúncio, tudo deve estar permeado por aquilo que estimula seu público ou o que o torna inseguro para tomar suas decisões de compra. Por isso sempre faça a si mesmo estas perguntas:

  • Quais são os dados demográficos dos clientes? Idade, sexo, nível de educação, carreira, estado civil, entre outros?
  • Conhecemos as características psicográficas – valores, interesses, estilos de vida, entre outros – de nossos clientes?
  • Do que nosso produto pode resgatá-los?
  • Quais são alguns dos problemas que estão enfrentando em suas vidas?

Quanto mais detalhada for a resposta, melhor. Use uma ferramenta de pesquisa, como os formulários online, para obter o máximo de informações possível. Aposte também no marketing de mídia social para saber mais sobre os sentimentos de seus clientes. As plataformas de mídia social fornecem dados analíticos valiosos – sua agência de marketing digital pode ajudar nesta questão.

2) Mostre-se confiável

Nas palavras de Ken Mcarthy, o fundador do marketing na Internet: “confiança pode ser a palavra mais importante no mundo dos negócios”.

O sucesso de qualquer campanha de marketing para atrair clientes depende muito de sua confiabilidade. Aqui estão algumas maneiras de aumentar sua confiabilidade:

Respeite a inteligência do seu público

As pessoas são mais propensas a mensagens de marketing e, portanto, mais aptas a identificar mentiras e linguagem exagerada. Não prometa demais e, o mais importante, não use métodos enganosos em seu marketing.

Use a prova social para mostrar seus resultados anteriores positivos

Estudos de caso, depoimentos, análises, números e ícones de confiança são alguns tipos de prova social que sua empresa pode usar. Dessa forma, seus leads podem enxergar nos seus clientes atuais as possíveis soluções para seus pontos de dor – com a certeza de que sua empresa pode ajudar na solução deles.

Estabeleça um bom relacionamento com seu público

Fale sobre o que é importante para eles e use uma linguagem amigável e gráficos. Certifique-se de estabelecer uma conexão pessoal com seus leads. Dessa forma, garanta que está utilizando o endereço de e-mail do tomador de decisão certo, faça pesquisas sobre a pessoa em questão e envie sempre uma mensagem personalizada.

3) Tenha o posicionamento correto

Em muitos casos, as pessoas têm uma ideia errada sobre o produto que estão comprando. Isso irá, inevitavelmente, resultar em expectativas irreais e reclamações frequentes.

Para lidar com esse problema, sua empresa precisa de um tempo para comunicar com eficácia quem sua marca é e o que faz – ou seja, posicionar seu produto da maneira certa.

O posicionamento é muito mais do que explicar o que o seu produto faz ou como ele ajuda o seu público-alvo. Esse processo pode ser dividido em cinco etapas:

  1. Alternativas competitivas: se o seu produto não existisse, o que seus clientes usariam?
  2. Principais atributos exclusivos: quais recursos / capacidades seu produto tem que as alternativas concorrentes não têm?
  3. Valor: quais valores esses atributos agregam para os clientes?
  4. Clientes que se preocupam: quem se preocupa muito com o valor que seu produto fornece?
  5. O mercado que sua empresa ganha: que contexto torna o valor óbvio para seus segmentos-alvo?

Encontrar as respostas para todas essas perguntas lhe dará uma perspectiva melhor sobre como sua empresa realmente deve posicionar seu produto.

Uma das coisas que fazem uma grande diferença em seu posicionamento é decidir a qual categoria de mercado você pertence (a última pergunta acima). Afinal, se o objetivo do posicionamento é criar uma “posição de liderança única” na mente dos clientes, é preciso começar justamente com o que já está em suas mentes.

Os clientes, quando confrontados com algo novo, tentarão usar o que sabem para descobrir o que não sabem. Por isso assim que um cliente encontrar seu produto, ele naturalmente tentará compará-lo a produtos que já conhece para tentar descobrir se e como ele funciona. Dessa forma, podemos ver que as categorias de mercado desempenham um grande papel neste processo.

4) Dê a eles tempo para conhecê-lo

A menos que sua empresa já seja altamente reconhecida no grande mercado e com alta reputação de autoridade, as conversões iniciais geralmente não são capazes de atrair clientes.

É preciso dar às pessoas algum tempo para pesquisar sobre sua marca e conhecer seus produtos. As conversões iniciais tendem a ter taxas de rotatividade mais altas. É quando você precisa ter cuidado para não atrair e focar nos clientes errados.

Clientes que realizam conversões na primeira, segunda ou terceira visita ao seu site tendem a sair mais cedo do seu grupo de clientes – e com frequência. Você deve focar sua estratégia de atrair clientes naqueles com potencial para se tornarem clientes fiéis de longa data, com baixas taxas de rotatividade. Já os pertencentes a este primeiro grupo tendem a ter rotatividade muito alta e baixa retenção.

Parece que há uma correlação entre o número de vezes que as pessoas visitam um site (ou o tempo que passam nele) e a fidelidade à marca. Por isso o seu site é uma boa forma de garantir que as pessoas o conheçam o suficiente antes de realizarem a conversão.

O papel do marketing de conteúdo

Afinal, pode acontecer de seus visitantes pesquisarem um pouco mais sobre sua marca e seu produto antes de fechar negócio. Para isso, é importante ter uma boa estratégia de marketing de conteúdo.

Outra boa alternativa para isso, além de garantir que sua empresa estabeleceu sua credibilidade, é se fazer presentes em publicações nas principais referências em seu nicho. Sites especializados, portais, conteúdo produzido por influenciadores ligados à sua indústria – tudo isso pode ser positivo na hora de atrair clientes.

Englobe também os comunicados à imprensa e postagens de seus especialistas como convidados em publicações e eventos de prestígio. Este é sempre um grande sinal de que sua marca foi aprovada por essa publicação – o que agrega valor e credibilidade à sua empresa e produto.

5) Evite pessoas que buscam brindes

Falando em diferentes tipos de CTA e suas funções, não se pode deixar de notar a importância do CTA do tipo “Download” ou “trial” entre os principais sites de negócios. Porém, é uma estratégia que sempre merece atenção.

Por quê? Uma maneira de explicar isso é a tendência de evitar os caçadores de brindes. São aquelas pessoas que só estão interessadas em seus brindes gratuitos porque não podem pagar seus produtos ou não os consideram essenciais.

Por isso, é muito comum não ver este tipo de oferta sempre visível nos sites de grandes empresas. Considerando o nível de popularidade dessas organizações e a quantidade de tráfego que obtêm, é natural que sejam rigorosos na geração de leads e adicionem diferentes níveis de qualificação de leads. Portanto, eles provavelmente fazem este tipo de oferta através do envio de e-mails marketing ou em algumas de suas landing pages.

Como a oferta certa ajuda a atrair clientes

Existem alguns pontos que você precisa considerar ao usar brindes como uma forma de (eventualmente) atrair clientes.

Use brindes relevantes é a principal delas. Afinal, brindes grátis são o começo típico do marketing por e-mail. Então você precisa fazer campanhas por e-mail da maneira certa. Dessa forma, você pode ter certeza de não atrair apenas os caçadores de brindes oportunistas. Por isso limpe sua lista de e-mail de vez em quando. Pode ser necessário remover alguns de seus assinantes menos engajados.

Outro caminho é mapear a jornada do cliente e identificar onde ocorre a maior taxa de rotatividade. Afinal, esta é de fato uma necessidade para todo proprietário de empresa. Se você está tendo muitas desistências logo depois de oferecer seus produtos ou serviços pagos, pode ser necessário revisar seu processo de coleta de leads. Isso pode ser porque você está atraindo as pessoas que permanecem em sua lista apenas por causa de seu material gratuito.

Atrair clientes para sua empresa: mais simples do que parece

Para começar,  é importante investir em marketing, canais de venda e de relacionamento para atrair clientes – desde que você tome as decisões certas. Estes são bons exemplos de ótimas ações, que costumam trazer resultados surpreendentes para muitas empresas. Além disso, este resultado pode ser ainda mais expressivo quando sua empresa implementa ações no meio digital.

O marketing digital e as estratégias de inbound marketing representam hoje uma excelente ferramenta para empresas que querem transformar os desafios de conciliar custos baixos em reais oportunidades.

Existem inúmeras vantagens nisso:

  • Poder contar com uma série de recursos que permitem a segmentação do público;
  • Essa segmentação ajuda a reduzir o investimento, se comparado às ações de marketing convencional,
  • Tudo no meio digital pode ser mensurável.

Dessa forma você e sua empresa passam a contar com uma visão muito mais precisa sobre o quê exatamente traz resultados para o seu negócio. Além disso, descobre como agir em prol dos seus objetivos e metas de conversão.

Por meio de estratégias de marketing digital é possível, por exemplo:

  • Avaliar que tipo de anúncio ajudou a atrair  clientes,
  • Quais delas geraram mais conversões e vendas,
  • Quais canais estão gerando maior número de oportunidades para a sua empresa.

Marketing digital: ajuda para atrair clientes

Uma das principais vantagens que sua empresa encontra ao apostar no marketing Digital é o custo competitivo na produção e veiculação de suas campanhas. Algumas ações podem custar apenas alguns centavos por dia. Além disso, algumas só são cobradas se gerarem algum tipo de resultado, como é o caso do Google Adwords.

Ainda existem diversas formas de promover um produto ou serviço dentro do ambiente digital, com segmentação garantida. Assim sua empresa vai investir apenas na comunicação com a parcela do público que se encaixa de fato no perfil de suas buyers personas. Além disso, também aumenta suas chances de atrair clientes potenciais e efetuar conversões. Conheça a seguir alguns dos recursos que podem ser utilizados por sua empresa:

Blog da empresa

Se você tem um blog corporativo, já sabe que é bom para os negócios. Então se sua empresa ainda não tem um blog, você está perdendo leads, vendas e outros benefícios valiosos. Afinal, quando bem planejado, o blog pode:

  • Impulsionar o SEO: os mecanismos de pesquisa gravitam em torno de um conteúdo novo e valioso;
  • Direcionar tráfego para seu site: esse tráfego se transforma em leads e novos clientes;
  • Estabelecer autoridade: a experiência da sua empresa posiciona você como especialista no assunto;
  • Conectar sua marca aos seus clientes: o blog oferece a você um espaço para se conectar com clientes experientes, novos e em potencial ao mesmo tempo.

Você pode lançar um blog para sua empresa – é relativamente simples de fazer. Além disso, pode ser feito com pouco ou até nenhum investimento. Então para começar, é só escolher um design funcional e a melhor plataforma para hospedar seu blog. Em seguida, coloque seus especialistas para trabalharem em parceria com o time criativo de sua agência. Juntos eles farão o que sabem de melhor: oferecer informação relevante sobre seu produto para atrair clientes e gerar conversões.

Para atrair clientes, seu conteúdo deve ser de alta qualidade

Um bom conteúdo do blog criará confiança, reconhecimento da marca e converterá leads em clientes. Por isso lembre-se: o conteúdo raso e pouco relevante até leva menos tempo para ser criado, mas não trará nenhum dos benefícios. Por isso tenha como objetivo que seu conteúdo seja:

  • Relevante: ao focar o conteúdo em marcas, projetos, serviços ou necessidades relacionadas ao seu negócio, você obterá resultados máximos;
  • Valioso: seu conteúdo é valioso quando ensina ao público como fazer algo, ajuda-o a tomar uma decisão ou resolve um problema. Esse conteúdo irá posicioná-lo como uma autoridade no assunto e inspirar lealdade à sua marca;
  • Consistente: as perspectivas aparecerão quando você for consistente. Se você aparecer de forma consistente, eles também aparecerão.

Desenvolva uma estratégia de blog para sua empresa o mais rápido possível e comece a colher os frutos que ela oferece.

Redes Sociais e Google

Sua empresa pode promover campanhas publicitárias no meio digital usando tanto as redes sociais como o próprio Google.

Nas redes sociais, sua empresa pode criar perfis em diversas plataformas e disseminar conteúdo em formatos variados: vídeos, fotos, posts, podcasts, artigos em blogs, entre outros.

Tenha em mente que algumas ações e redes sociais poderão ser mais eficientes do que outras. O que determina isso é o perfil do seu negócio e do seu público. Por isso, você deve sempre buscar o apoio de uma agência de marketing digital e também analisar as estratégias da concorrência para definir suas áreas de atuação.

Ao contrário do Google, onde existe apenas uma política de anúncios, as redes sociais ajudam a disseminar conteúdo. Além disso, permitem que sua empresa construa um canal de relacionamento, colocando seu negócio em contato direto com o seu cliente.

No Google, a publicidade pode ser feita através de anúncios e banners, tanto no próprio buscador como em outros sites relacionados com o que o seu público-alvo busca. Dessa forma, a vantagem do Google, quando comparado às redes sociais, é que o lead impactado através desta ação está em busca de informação. Assim está pronto para ser trabalhado através do seu funil de vendas.

Por isso é que as redes sociais podem impactar seu lead em um momento onde ele talvez não esteja em seu momento de decisão de compra.

Comparando os valores de uma campanha tradicional, realizada por meio de uma agencia na mídia convencional, a publicidade digital terá custos de produção e veiculação absolutamente inferiores.

Além disso, existe a vantagem da segmentação, o que permite à sua empresa impactar de fato seu potencial lead e atrair clientes com maiores chances de conversão.

E-mail marketing

O e-mail marketing pode ser uma poderosa ferramenta para atrair clientes para a sua empresa. É uma excelente ação para trabalhar clientes que se encontram no meio de seu funil de vendas. Dessa forma, pode ajudar a distribuir conteúdo vinculado a ações de marketing. Pense em promoções, descontos e outros benefícios para uma lista específica de clientes.

Essa ferramenta pode estabelecer um bom relacionamento com os clientes, promovendo o processo de fidelização. Então sua empresa pode usar o e-mail marketing também pode difundir conteúdos específicos. Além disso, pode também promover ações voltadas para diferentes perfis de clientes.

Marketing de conteúdo para atrair clientes

Como já dissemos anteriormente neste artigo sobre marketing de conteúdo, não existe mais marketing sem conteúdo quando o objetivo é atrair clientes através do inbound marketing.

Por meio do conteúdo, o cliente percebe que a sua empresa entende suas necessidades, quer ajudá-lo a resolver suas questões. Além disso, não está empurrando um produto ou serviço a qualquer custo. Afinal, essa é uma estratégia bastante ultrapassada do velho marketing, mas que muitas empresas insistem em usar, especialmente em momentos de crise.

As pessoas mudaram sua forma de consumir e não estão mais dispostas a engolir as qualidades de um produto sem entender de que forma ele realmente pode ajudá-las. E sua empresa precisa adequar sua comunicação a este novo cenário.

Só assim sua empresa vai atrair clientes e ver os números das vendas subirem. Com uma boa nutrição de leads através de um bom conteúdo. Apoiada por uma equipe de vendas capacitada e pronta para oferecer as soluções no momento certo.

Investir no meio digital é certamente uma das formas de transformar desafios em oportunidades. Por isso aposte no marketing digital integrado. Através dele as chances de sua empresa poder contar com uma cartela de clientes será bem maior. Dessa forma você vai contar com um público muito mais fiel aos seus produtos e serviços – e a tendência é que isso seja cada vez maior.

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