Como alavancar a conversão de tráfego em leads potenciais para sua empresa
O site da sua empresa tem um bom layout, os conteúdos disponibilizados nele são relevantes, a estratégia de SEO é bem amarrada – mas ainda assim você tem dificuldades na conversão de tráfego em leads?
Descubra como reverter esse quadro com as dicas e informações a seguir.
Como garantir a conversão de tráfego em leads?
O tráfego do site é importante e, obviamente, quanto mais, melhor.
Mas mão é só porque alguém acessa seu site que ele automaticamente se tornará um lead.
O grande desafio é que nem todos que visitam o site da sua empresa hoje estão prontos para comprar. Se você permitir que estes usuários saiam do site sem coletar as informações de contato, talvez nunca mais os veja. É aqui que entra a captura de leads.
É através disso que sua empresa leva prospects o seu funil de vendas, fornecendo mais informações sobre o que eles estão procurando e oferecendo a eles a oportunidade de enxergar seu produto como solução eficaz para as suas dores.
Além disso, a captura de e-mails ou números de telefone permite contatá-los mais tarde, com ofertas especiais e novos produtos.
A captura de leads garante que um lead potencial permaneça em seu radar e acessível até que esteja pronto para tomar sua decisão de compra.
Como obter mais visitantes e ampliar a conversão de tráfego em leads?
Para garantir que os visitantes do site da sua empresa convertam, é preciso que sua estratégia prepare e ponha em prática o direcionamento sobre qual ação você deseja que os visitantes realizem – e instruí-los (ou atraí-los) a fazê-lo.
Se o objetivo é fazer com que eles entrem em contato por telefone, verifique se o número de telefone está na parte superior do site, facilmente visível para o visitante do site ver ou clicar.
A próxima etapa é usar uma linguagem direta: o que seu lead deve esperar ao executar a ação proposta?
Sua empresa quer que ele entre em contato? Ou quer os dados para contatá-lo? O que vai acontecer quando ele preencher o formulário de sua landing page?
Outro erro fatal é quando o site que está configurado apenas para vender. Aqueles que ainda não estão prontos para comprar tendem a sair sem muito engajamento – e assim sua empresa perde a chance de obter suas informações e incentivar sua conversão quando realmente estiverem prontos.
Algumas outras questões que ajudam ampliar a conversão de tráfego em leads incluem:
- Site com boa navegabilidade, pensado com base em UX;
- Mobile-friendly e com mecanismos de chat que estejam alinhados ao perfil do público-alvo;
- CTAs claros e transparentes com relação aos benefícios que o usuário terá ao compartilhar seus dados.
Dicas de iscas para atrair a conversão de tráfego em leads
Há uma variedade de produtos e serviços que sua empresa pode usar como ofertas em seus esforços de geração de leads. Algumas delas incluem:
- Cursos rápidos e gratuitos: promova cursos de curtíssima duração, que forneçam conhecimento relevante aos participantes – que acessarão o conteúdo através da entrega de seus dados de contato.
Ao final do curso, sua empresa pode oferecer o registro para uma versão paga mais aprofundada; - Vídeos produzidos com base nas necessidades de seus leads: pegue as principais dores e necessidades de seus clientes ideais e produza vídeos curtos sobre possíveis soluções – e complemente oferecendo a metodologia certa, com todas as táticas, em um webinar – acessível em troca dos dados do usuário;
- Questionários ou quizzes: ofereça trechos de uma avaliação maior, checklists e outras ações do tipo onde os usuários devem inserir seus contatos para terem acesso aos resultados;
- Materiais ricos: ofereça um e-book, uma avaliação personalizada, um código para descontos, conteúdo para download – como guias e white papers.