Automação de marketing: dicas para aumentar as vendas de sua empresa

Dentre todas as ferramentas de inbound marketing, a automação de marketing ainda é uma estratégia pouco usada em todo o mundo.

Apesar da força da transformação digital, só 5% das empresas americanas utilizam o recurso. No Brasil, esses números são bem menores.

Tudo isso mostra que as empresas que utilizarem a automação de marketing podem obter destaque no mercado – e em vendas – quando comparadas à concorrência.

Mas como colocá-la em prática? Siga na leitura com a gente e prepare sua empresa para vender cada vez mais

Entenda o conceito de automação de marketing

Ao contrário do que muita gente pensa, a automação de marketing não vai substituir pessoas por processos robóticos. Muito pelo contrário: sua eficácia depende diretamente das equipes de Vendas e de Marketing de sua empresa.

O objetivo da automação é tornar a rotina das tarefas repetitivas mais rápida e eficaz, liberando sua equipe para concentrar-se em tarefas realmente estratégicas. Tarefas repetitivas, como o disparo de e-mails marketing e o uso de chatbots em certas interações em redes sociais e ações dentro do site são bons exemplos.

Cenário ideal X realidade

A automação de marketing dos sonhos envolve a nutrição de seus leads com um conteúdo altamente personalizado e relevante. Isso ajuda a qualificar seus leads e convertê-los em clientes satisfeitos.

Para fazer esse sistema funcionar, é preciso tempo, esforço e paciência. É um ciclo: sua empresa precisa investir em produção de conteúdo, acompanhar as métricas, ter uma campanha de AdWords bem feita. Tudo isso vai atrair os leads para dentro do seu funil, onde suas equipes vão trabalhar caso a caso até a conversão.

Porém, a realidade tem sido um pouco diferente. Muitas empresas apenas têm procurado softwares de automação de marketing sem de fato operá-las. Ele apenas é encaixado no processo para automatizar também a trajetória do lead na jornada de compras.

Mas não há um aprofundamento em cada etapa, que verifique o que de fato funciona ou porque funcionando naquele momento e daquela forma.

Acredite: isso parece uma boa estratégia de start, mas não resolve de fato o seu problema. Não vai criar um relacionamento forte e duradouro com seus clientes. E não vai converter leads e gerar vendas – o maior objetivo de toda empresa.

Vantagens de investir na automação de marketing

Aumentar vendas

A automação de marketing é uma poderosa ferramenta de nutrição para leads que ainda não estão prontos. São aqueles leads que ainda estão pesquisando, cotando fornecedores ou se preparando para o próximo ano, entre outros fatores.

A automação sustenta o relacionamento até que este lead esteja pronto, através de uma nutrição eficaz. Isso gera um funil mais eficiente e aumenta o potencial de conversões da sua empresa.

Vale lembrar que leads bem nutridos também podem gerar tickets maiores. Isso acontece porque eles já estão mais conscientes sobre a qualidade da solução que sua empresa oferece e sabe como obter os melhores resultados dela.

A automação também permite trabalhar as buyers personas de forma diferenciada, garantindo que os anseios e dúvidas de cada um possam ser trabalhados mais efetivamente.

Diminuir custo de aquisição

A automação de marketing otimiza o tempo da equipe de vendas, que já recebe leads mais bem preparados. Isso gera ciclos menores de vendas, libera a equipe para trabalhar de forma mais criativa e estratégica, além de gerar mais produtividade para a empresa.

Ampliar a recompra, upgrades e indicações

Leads bem nutridos sabem de fato explorar a solução que sua empresa oferece e podem obter os melhores resultados.

Isso garante clientes mais satisfeitos para a sua empresa. E clientes satisfeitos tornam-se garotos propaganda de sua empresa, indicando sua solução para parceiros e conhecidos.

Isso vai trazer novos leads e possíveis novas vendas – o cenário dos sonhos de toda empresa: propaganda com endosso pessoal é extremamente impactante. É por isso que cada vez mais influenciadores digitais recebem as fatias mais gordas dos planos de mídia.

Sua empresa deve apostar em automação de marketing?

Como você pode ver, a automação de marketing traz uma série de recursos para otimizar seu planejamento de inbound marketing.

Veja a seguir alguns sinais indicativos de que a automação de marketing pode ser uma boa solução para sua empresa:

  • O processo de compra do cliente em sua empresa tem duração igual ou superior a uma semana?
  • O disparo de e-mails marketing, sem o apoio de outras ações, não tem gerado impacto em suas vendas?
  • Sua equipe de Marketing não consegue dar vazão manualmente para ativar a base extensa de leads de sua empresa?
  • Sua empresa acredita na importância de trabalhar públicos diferentes com estratégias personalizadas?
  • Sua equipe de Vendas não tem recebidos leads com o nível de qualidade adequado?
  • Sua empresa não consegue mensurar quais ações e campanhas de marketing em andamento tem gerado os melhores resultados?
  • Você não sabe dizer se os investimentos em marketing de sua empresa são ou não adequados?

Se você respondeu SIM a pelo menos quatro das perguntas acima, precisa implantar a automação de marketing o mais rápido possível. Todas essas questões podem afetar negativamente as vendas da empresa e colocar em risco o cumprimento das metas.

Se você quer entender mais sobre o processo de automação de marketing e como colocar isso em prática na sua empresa, conte com nossos especialistas. É só clicar a seguir!

Fale com os especialistas em inbound marketing da UP2Place!

MARKETING & NEGÓCIOS

Coloque seu email abaixo para receber as atualizações do blog!

Acesse o e-mail enviado e confirme a assinatura, obrigado!