Automação do marketing de conteúdo eficaz em 7 etapas

A automação do marketing de conteúdo de sua empresa é uma estratégia essencial para economizar tempo, dinheiro e esforços. Ela permite otimizar os processos que não requerem intervenção humana de uma forma mais ágil e assertiva.

Dessa forma, sua equipe de marketing pode investir esforços medindo, otimizando e testando novas ideias para melhorar seus resultados de marketing de conteúdo.

A automação de marketing de conteúdo também permite que sua empresa siga acompanhando todas as tarefas automatizadas, ainda que de forma indireta. Entenda como isso funciona e como sua empresa pode se beneficiar na leitura a seguir.

Automação do marketing de conteúdo: tarefas mecânicas com mais eficiência

A chegada das redes sociais trouxe uma série de novas oportunidades para as empresas que souberam acompanhar a transformação digital.

Porém, trouxeram novas atribuições para o departamento de Marketing: alimentar os canais digitais de uma empresa demanda um bom tempo de produção – o que fez com que muitas organizações subutilizassem funcionários nessa função.

A automação do marketing de conteúdo veio para acabar com esse desperdício. Hoje esse mesmo funcionário pode dedicar alguns minutos na semana e agendar todo o conteúdo semanal – ao invés de fazer isso diariamente, tentando encaixar a tarefa entre seus compromissos do dia.

Mas a automação vai além disso: enquanto suas equipes de vendas e marketing estão reunidas para encontrar melhores abordagens, qualificar leads e tomando decisões que trarão melhores resultados, a automação garante que seus posts sejam publicados em suas redes sociais, que aquele novo lead seja integrado ao seu funil de vendas, que aquele lead B2B preso em um longo ciclo de compras seja nutrido regularmente e muito mais.

A automação bem-feita garante o melhor dos dois mundos: presença digital atuante e uma equipe empenhada estrategicamente no sucesso dos seus negócios.

7 etapas da automação do marketing de conteúdo eficiente

Se você está convencido de que a automação é o melhor caminho para obter resultados mais expressivos de sua estratégia de marketing de conteúdo, comece com os seguintes passos:

1) Decida o que vai ser automatizado

Existem uma série de recursos que podem ajudar a automatizar processos dentro do seu plano de marketing digital.

É possível utilizar o recurso Alertas do Google para identificar que outro conteúdo vem sendo criado usando as palavras-chave determinadas na estratégia de sua empresa ou quando sua marca ou produto é citado na mídia.

2) Use um processo de fluxo de trabalho de conteúdo

Automatizar a produção de conteúdo fica mais fácil quando você tem o controle facilmente acessível do estágio, do status e do processo dos seus artigos para blog, posts para redes sociais, materiais ricos, entre outros.

Essas ferramentas são chamadas de aplicativos de fluxo de trabalho ou ferramentas de calendário e permitem identificar o conteúdo que precisa ser criado e atualizado, além de alertar para as tarefas que estão com o prazo se esgotando.

3) Programe a postagem do seu conteúdo nas mídias sociais

Softwares de agendamento de posts em redes sociais é outro recurso igualmente útil para a automatização do marketing de conteúdo.

Alguns já determinam inclusive os melhores horários de postagem e os melhores formatos de acordo com os hábitos do seu público-alvo, aumentando suas oportunidades de engajamento.

Além disso, algumas ferramentas permitem ainda fazer a interação com os seguidores diretamente da plataforma, taggeando cada reação, o que ajuda a mensurar a saúde da marca no meio online.

4) Organize a promoção do seu conteúdo

Muitas empresas já incluem no processo de automação de marketing de conteúdo o planejamento de publicidade digital e uso de recursos para identificar as melhores oportunidades para que o seu conteúdo apareça em sites adequados ao perfil do seu cliente ideal.

5) Automatize o disparo de seus e-mails marketing

O mercado hoje oferece uma série de boas ferramentas, com os mais variados custos, para disparar suas campanhas de e-mails – desde a última atualização de seu blog às campanhas de promoções, datas especiais e muito mais.

Através delas sua empresa também consegue automatizar a personalização e a criação de e-mails para seus leads. Dessa forma, é possível segmentar por grupos, garantindo uma comunicação mais adequada às necessidades dos seus clientes potenciais e atuais.

6) Conecte várias plataformas de marketing de conteúdo

Uma das vantagens de automatizar seu marketing de conteúdo é a possibilidade de contar com um dashboard único para monitorar todos os seus canais digitais.

Boa parte das ferramentas permite ver na mesma tela os principais KPIs do Facebook, Instagram, Pinterest, LinkedIn, Google My Business e Google Analytics.

Isso é importante quando você reúne sua equipe para uma reunião e precisa ter acesso fácil a estas decisões para garantir uma tomada de decisão mais assertiva.

7) Acompanhe o desempenho de sua estratégia de marketing de conteúdo

Uma das vantagens dessas ferramentas de automatização de marketing de conteúdo é que elas são facilmente personalizáveis.

Por exemplo: todo mês, o Google Analytics envia automaticamente por e-mail um relatório mostrando quais conteúdos e páginas de sua empresa estão gerando a maior quantidade de tráfego e conversões.

Isso também agiliza a produção de relatórios para acompanhamento das KPIs – como mencionamos no tópico anterior, é possível obter dados de forma rápida olhando apenas em um único dashboard.

Como você pode ver, o processo de automatização de marketing de conteúdo é decisivo para otimizar tempo e processos em sua empresa. Porém, o processo pode ser trabalhoso – o que faz com que muitas empresas optem por deixar essa rotina nas mãos de uma agência de marketing digital, como a UP2Place Digital.

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