Muitas empresas estão com seu planejamento de B2B Inbound Marketing já em fase de finalização. Outras já estão até com ele pronto, só esperando o início de 2018 para colocar as ações em prática.

Por isso achamos que seria útil apresentar para você as ​​principais tendências do marketing B2B para o próximo ano. Seja qual for o plano da sua empresa para este próximo ano, provavelmente deve incluir pelo menos alguns dos elementos desta lista. Confira!

1) B2B Inbound Marketing centrado no cliente

Esta provavelmente é a grande tendência de marketing B2B geral do ano. Este conceito é a premissa da maioria das tendências que vamos mencionar neste artigo.

Pense no mobile, por exemplo. É uma forte tendência do marketing digital, com certeza. Mas é porque as pessoas simplesmente usam mais seus dispositivos móveis mais do que desktops agora.

Garantir que seu site, formulário de contato e blog sejam amigáveis ​​para dispositivos móveis (se não mobile first) é essencial porque isso atende da melhor forma as necessidades do seu cliente.

O mesmo vale para a tendência de personalização, já que ela claramente coloca em primeiro lugar as necessidades e preferências do cliente. Ao vídeo, uma tendência que se estabeleceu porque as pessoas preferem absorver informação em vídeos.

Resumindo: ao fechar ou revisar o planejamento para 2018 de sua empresa, você, sua equipe ou agência devem ter uma grande questão em mente: essa tática / canal / campanha atende às necessidades do meu cliente em primeiro lugar?

2) B2B Inbound Marketing orientado por dados

Uma vez que suas estratégias de marketing estão centradas no cliente, obviamente sua empresa precisa conhecer essas pessoas a fundo.

Esse conhecimento pode ser o melhor ativo comercial de sua empresa. Quanto mais você conhece seus clientes, mais vantagem você tem. E quanto mais sua empresa pode adaptar sua mensagem, seus produtos e serviços e suas vendas e suporte para esses clientes, maiores serão as vantagens oferecidas a eles. E mais estreito será o relacionamento entre empresa e cliente.

Há muitas maneiras de fazer isso. Você pode obter dados altamente estratégicos apenas ao ouvir os membros da equipe que lidam diretamente com os clientes. Pode fazer pesquisas com os clientes, leads e com aqueles que não concluíram o processo de compra. Ou partir para soluções mais avançadas, como o Big Data e AI (Inteligência Artificial).

O fato é que cada vez mais as empresas estarão focadas e orientadas por dados. Equipes voltadas para painéis analíticos, organizando esses feeds de dados através de campanhas e estratégias, equilibrando habilmente os diferentes insumos para criar algo verdadeiramente habilidoso e eficaz para as vendas.

3) Seja Mobile First!

Podemos ver você revirando os olhos aí do outro lado: “todo ano isso!”. Sim, seremos repetitivos. Se sua empresa quer genuinamente se destacar no mercado (e sobreviver nele!), 2018 precisa ser o ano de tornar-se realmente mobile first.

Quando sua empresa idealizar grandes projetos, campanhas e estratégias de marketing B2B, não deve nem pensar no desktop. Mas sim nos dispositivos móveis. As pessoas cada vez mais usam seus micro-momentos para tomar decisões – e a decisão de fechar negócio com a sua empresa pode surgir em meio a uma reunião, onde seu contato está somente com seu smartphone ou tablet nas mãos.

Ou seja: se o seu site e suas soluções não forem amigáveis, você vai perdê-lo. Vai perder essa venda. Perder a chance de conquistar mais um cliente.

4) Aposte em vídeos para B2B Inbound Marketing

Em 2018, o vídeo certamente deixará de ser um adendo em seu planejamento para tornar-se a peça principal de sua estratégia de marketing de conteúdo e de inbound marketing.

Felizmente, o vídeo não é mais tão difícil de ser feito. Muitas empresas têm apostado em soluções de baixo custo – como vídeos produzidos com o celular das linhas de produção, do dia a dia da equipe de vendas, da apresentação de um novo produto ou eventos.

5) Invista em conteúdo interativo

A mistura da automação de marketing com a personalização é uma grande tendência no B2B para 2018.

Há aspectos desta tendência que englobam alguns dos outros pontos que já abordamos neste artigo. O marketing centrado no cliente é, na essência, o marketing personalizado. E o conteúdo interativo também é um tipo de marketing personalizado. Mesmo os vídeos podem ser personalizados.

É hora de ir além de apenas incluir o nome, cargo e empresa do seu lead em seus e-mails marketing. Use os dados para cruzar hábitos de compra, comportamentos no processo de decisão e informações de mercado para criar materiais altamente atraentes e focados diretamente naquele que seu cliente potencial busca.

6) B2B Inbound Marketing com o suporte de influenciadores

Esta não é apenas uma tendência para o B2C ou para empresas com grandes budgets. Mesmo empresas B2B de orçamentos modestos podem obter bons resultados com os influenciadores.

Às vezes, essas parcerias giram basicamente em torno do endosso à marca. À co-criação de conteúdo ou até de um produto. Às vezes, ter um grande nome escrevendo para seu blog ou participando de um evento importante em sua empresa.

7) Facebook X LinkedIn para B2B

Durante anos, muitas empresas apostaram no Facebook como mídia de apoio e usavam o LinkedIn como a plataforma go-to para negócios.

Mas esse cenário vem mudando a cada dia. Segundo uma pesquisa da Graziti Interactive, o Facebook superou o LinkedIn como a principal plataforma para o inbound marketing B2B. Enquanto o Facebook subiu de 37% para 43% na preferência dos especialistas, o LinkedIn foi de 40% para 37%.

Estas são apenas algumas das grandes tendências do marketing B2B para 2018. Conheça todas baixando nosso e-book especial sobre o tema – clique a seguir!

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