11 benefícios do Google Web Stories para seu negócio

Conheça os benefícios do Google Web Stories e descubra porque sua empresa deve começar já a explorar o formato.

Cada vez mais empresas estão explorando os benefícios do Google Web Stories em seus negócios.

Então, você ainda não conhece o formato? Pois vamos explicar para você. Chamamos de Web Stories o formato AMP disponibilizado pelo Google para empresas e criadores.

Dessa forma, sua empresa pode explorar um conteúdo de forte apelo visual, no estilo slideshow. Algo semelhante aos stories do Facebook ou Instagram.

 

Para se aprofundar no assunto, leia também nosso último artigo sobreWeb Stories.

 

Pois o formato oferece inúmeros benefícios. Como ampliar a geração de leads qualificados. Assim como de tráfego para seu site ou e-commerce.

Além disso, também pode ser uma ferramenta essencial para fortalecer a autoridade de sua marca. Mas há muito mais para se ver.

Por isso, siga na leitura deste artigo. Assim você vai descobrir porque o Web Stories do Google pode revolucionar sua estratégia digital.

 

Conheça os principais benefícios do Google Web Stories

Então você se interessou pelo formato e quer saber como ele pode ajudar seu negócio a vender mais? Pois saiba que o recurso tem sido apontado como uma das grandes tendências do marketing digital para o próximo ano.

Por isso leia atentamente. Descubra como você pode aplicar o potencial do formato nos objetivos de sua empresa.

 

1) Autonomia

Os Web Stories declaram a independência de seus conteúdos de plataformas digitais específicas. Assim, no caso de um novo apagão nas redes, seus canais de comunicação com os leads estão preservados.

Então, você pode continuar a entregar valor e fazer negócios. Mesmo em uma situação de instabilidade de serviços como Instagram, Facebook e WhatsApp.

Sem dúvidas, um dos maiores benefícios do Google Web Stories frente ao seu concorrente!

 

2) Controle total do seu conteúdo

Os Web Stories podem ser hospedados no próprio site da sua empresa. Dessa forma, os direitos autorais do conteúdo são todos seus.

Isso significa que os tópicos cobertos seguem seus próprios critérios. Mas o Google tem algumas restrições ao tipo de conteúdo publicado. A principal delas é a política sobre conteúdo com foco “excessivamente comercial”.

Mas você certamente coloca nossas dicas de inbound marketing em prática, certo? Então isso não será um problema.

De toda forma, é importante checar as diretrizes antes de criar seu primeiro conteúdo no formato. Ainda mais se o seu objetivo estiver voltado para fins promocionais.

Um pequeno preço a ser pago frente a tantos benefícios do Google Web Stories, não é?

 

3) Web Stories responsivos – um dos benefícios do Google Web Stories mais estratégicos

O formato é uma evolução do AMP, que foi projetado especificamente para dispositivos móveis. Então os Web Stories são responsivos. Pois se adaptam a qualquer tipo de dispositivo.

Dessa forma, não é preciso criar conteúdo específicos para exibição em dispositivos desktop. Nem sofrer qualquer perda de funcionalidade nos smartphones.

 

4) Interatividade

Assim como no Instagram, os Web Stories permitem hospedar elementos interativos. Como quizzes e pesquisas.

Porém, essas funcionalidades ainda são um pouco limitadas pela sua capacidade técnica. Pois estes recursos não são suportados por todas as plataformas de criação do Web Stories.

Porém, dada à natureza imersiva dos Web Stories, isso deve evoluir em um futuro bastante próximo. Mas, mesmo agora, os conteúdos nesse formato fornecem uma experiência bastante envolvente.

 

5) Duração ilimitada

Uma das grandes vantagens dos Stories do Instagram e do Facebook é também sua maior fraqueza: a durabilidade.

Em compensação, a perenidade é um dos benefícios do Google Web Stories. Pois os conteúdos não somem após 24h de publicação. Nem se perdem na timeline das redes sociais.

Então você pode explorar o conteúdo pelo tempo e com o destaque que quiser!

 

6) Oportunidade de monetização

Todos os anúncios que aparecem em uma Web Story do Google são controlados pelo próprio criador de conteúdo.

Isso significa que a monetização do conteúdo fica inteiramente a critério do editor. Ao contrário da funcionalidade nos aplicativos de mídia social.

Portanto, se sua empresa hospedar anúncios em suas Web Stories, recebe 100% da receita de anúncios. Sem dúvidas, um dos grandes benefícios do Google Web Stories.

Para anunciar neste formato, sua empresa pode utilizar uma solução de anúncios programáticos para Web Stories. Ela pode ser acessada através do Ad Manager e do AdSense.

 

7) Acesso a ambientes externos é outro dos benefícios do Google Web Stories

Por muito tempo, o Instagram criou entraves para direcionar tráfego:

  • Ausência de links clicáveis nas postagens,
  • Liberação de links nos Stories apenas para perfis com total de seguidores a partir de 10 mil,
  • Único link clicável na bio do perfil, entre outros.

 

Atualmente, a plataforma oferece a possibilidade de incluir links nos Stories. Além da integração com o comércio social. Que pode ser em uma plataforma de ecommerce externa ou na própria rede social.

Por outro lado, um dos benefícios do Google Web Stories é justamente não possuir tais restrições na vinculação.

Sendo assim, sua empresa pode explorar o recurso para gerar tráfego qualificado para seu site.

O que pode, sem dúvidas, trazer um novo impulso para suas vendas. Assim como para o fortalecimento da autoridade de sua marca.

 

8) Suporte para rastreamento no Google Analytics

Entre os benefícios do Google Web Stories é o fato de eles funcionarem como páginas da Web.

Sendo assim, eles podem ser vinculados a plataformas de análise. Incluindo o Google Analytics. Isso significa que sua empresa vai poder contar com um nível muito maior de rastreamento e análise de usuários.

Algo muito mais completo e preciso. Ainda mais quando comparado ao que encontra-se disponível nos formatos de Stories padrão das mídias sociais.

Por isso, é essencial integrar os Web Stories em sua estratégia digital o quanto antes. Converse com sua agência de marketing digital integrado o quanto antes.

 

Leia também: Contratar uma agência ajuda a aumentar a geração de leads?

 

9) Facilidade de indexação e vinculação entre os benefícios do Google Web Stories

Os Web Stories foram projetados para serem facilmente indexados pelos mecanismos de busca. Isso significa que ficou mais fácil posicionar seu conteúdo na primeira página do Google.

Afinal, isso não exigirá nenhum trabalho adicional de sua parte além do SEO padrão. Algo necessário para obter qualquer uma boa classificação de página da Web.

Ainda há mais um ponto-chave entre os benefícios do Google Web Stories. Sua empresa também pode ter a oportunidade de ver seu conteúdo no cobiçado carrossel de Web Stories.

Especialmente se o seu foco for os mercados da Índia, Brasil ou Estados Unidos. Locais onde o recurso já está disponível.

 

10) Liberdade de criação

Nada de restrições de design: um dos maiores benefícios do Google Web Stories. Você precisa apenas garantir que seus conteúdos atendam aos requisitos técnicos gerais.

Isso significa que seu time é livre para escolher:

  • Fontes,
  • Cores,
  • Animações,
  • Imagens.

 

Ou seja: usar todos os elementos que se adaptem ao estilo da sua marca.

 

11) Fazer Web Stories ao vivo

O uso do atributo “live-story” notificará o usuário em tempo real de que sua marca adicionou uma nova página.

Um dos benefícios do Google Web Stories, se comparado com sua versão nas redes sociais. Afinal, suas atualizações podem se perder em meio ao mar de empresas fazendo suas lives.

Isso pode ser particularmente útil se você estiver usando o formato para:

  • Cobrir notícias de última hora,
  • Anunciar o desenvolvimentos de novos produtos.

 

Conclusão: existem muitos benefícios do Google Web Stories

Como você pode ver aqui, existem inúmeras vantagens de explorar o formato. Essa é uma das grandes vantagens de apostar em estratégias digitais de resultados.

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