Benefícios do marketing conversacional para o seu negócio

Benefícios do marketing conversacional para o seu negócio

Você pode ou não ter ouvido falar em marketing conversacional, um novo tipo popular de marketing. Mas certamente já esbarrou nele em suas tarefas do dia a dia – e nos benefícios dele para sua empresa.

Entenda melhor o conceito, os principais benefícios do uso e formas de começar a implementá-lo para criar experiências positivas, aprender sobre seus clientes e impulsionar as vendas com a ajuda deste artigo. Boa leitura!

Marketing conversacional: entendendo o conceito

Você certamente já viu um chatbot aparecer no canto inferior direito da tela? Bem, isso é uma implementação de marketing conversacional.

Esta prática é uma abordagem individual do marketing, na qual as empresas interagem diretamente com seus clientes para aprender sobre suas necessidades, personalizar experiências e criar melhores experiências de compras.

Quando falamos de marketing na era digital, geralmente pensamos em aproveitar grandes plataformas como Google e Facebook para divulgar as mensagens de sua empresa para milhares de pessoas ao mesmo tempo.

Embora muitas vezes sejam eficazes e altamente escalonáveis, o marketing conversacional visa fazer exatamente o oposto. Em vez de focar campanhas que podem alcançar milhões de usuários on-line ao mesmo tempo, seu objetivo é criar experiências personalizadas individualmente com seus clientes.

Benefícios do marketing conversacional

Existem inúmeras vantagens de apostar nesta metodologia – algumas delas já descritas acima. Mas ainda há muito mais para se obter com a técnica:

Conhecer melhor seus clientes

Você com certeza sabe o quão importante é conhecer o seu público, seu perfil de cliente ideal e o valor dos testes e pesquisas dos usuários.

O marketing conversacional permite fazer isso em um nível mais profundo. Em vez de recrutar “clientes em potencial” para pesquisas, sua empresa passa a falar diretamente com seus clientes reais – pessoas já interessadas em seus produtos ou serviços.

É possível aprender muito com seus clientes se apenas ouvi-los – e o marketing conversacional fornece a plataforma certa para fazer isso.

Personalizar soluções

Pense em uma situação em que você estava procurando por um produto ou serviço e pensou: “Ah, eu gostaria que eles tivessem isso em outra cor / em outro dia” – mas não encontrou as informações necessárias e saiu do site sem nunca mais voltar.

Agora imagine se este site o recebe de volta dizendo que tem o produto na cor que você queria ou no dia que combina com a sua agenda – ou que consegue se adequar, de forma a garantir 100% de satisfação?

Em vez de perder clientes que não se encaixam exatamente no modelo padrão disponível em seu site, sua empresa pode trabalhar com eles para encontrar uma solução que funcione melhor para suas necessidades.

Aproveite o marketing conversacional para trabalhar com seus clientes e oferecer a melhor combinação para eles!

Criar experiências positivas

Como membro do board de sua empresa ou empresário, você provavelmente investe muito tempo certificando-se de que os clientes tenham uma experiência positiva com a sua marca por meio de alguns pontos de contato como seu site, mídia social e e-mail.

Quando se trata de criar experiências positivas com seus clientes, acho que nada cria conexões mais fortes do que ter conversas reais e ajudar seus clientes.

Separe um tempo e recursos para criar experiências positivas com seus clientes por meio do marketing conversacional.

Implementação de marketing conversacional

Essa metodologia é totalmente voltada para ter conversas reais individuais com seus clientes e isso pode ser feito de várias maneiras, dependendo do seu negócio.

Os chatbots podem ser uma maneira muito fácil e sem atritos de entrar em contato com seus clientes.

Sua empresa pode configurar mensagens automatizadas para enviar aos clientes em determinadas páginas ou após um certo período de tempo que inicia a conversa. Depois que eles responderem a esse prompt, um analista humano poderá assumir uma conversa real com seu cliente.

Existem outras formas de captar leads e iniciar conversas já existem há algum tempo, como formulários de captura de leads, consultas gratuitas, e-mails ou números de telefone.

Tudo isso pode ser útil para iniciar conversas com seus clientes, mas muitos usuários podem ser resistentes a usá-los e são muito mais receptivos quando recebem uma mensagem efetivamente solicitada.

Se você quiser aprender mais sobre ferramentas e técnicas de marketing mais úteis como essas, consulte a seção de materiais ricos em nosso site – clique aqui!

COVID-19 Comece a recuperar seus negócios agora!

ABM Account-based Marketing

GUIA DE MÍDIA PAGA​
EBOOK MARKETING DIGITAL PARA INDÚSTRIAS​
EBOOK TENDÊNCIAS DO MARKETING DIGITAL EM 2020​
REPRESENTANTE DE VENDAS – DIGITAL​
Ebook Guia de ofertas de conteúdo para uma geração eficaz de leads
Baixe o seu GUIA PRÁTICO DE GERAÇÃO DE LEADS
O Guia Definitivo da Automação de Marketing
Saiba como utilizar o Digital para Aumentar Vendas e Conquistar Novos Clientes
Clique aqui e solicite gratuitamente uma avaliação da sua Estratégia Digital

Cadastre-se e receba conteúdos inéditos sobre Marketing Digital

Posts Relacionados