Big Data & Analytics: Alta performance e insights através da análise de dados

Em uma era onde as empresas buscam se destacar em seus negócios, a coleta e administração de dados tem sido cada vez mais importante, já que por meio da informação é possível tomar decisões mais assertivas, se destacar da concorrência e até mesmo gerar novas fontes de receitas.

O grande desafio das empresas está em saber lidar com a infinidade de informações que são geradas diariamente, seja no ambiente interno ou externo da companhia. Isto porque vivemos uma era de transformação digital, dinamismo das informações das mídias sociais, a formação de um novo consumidor, exigente, antenado e conectado 24 horas. Sem contar com a infinidade de novos players que surgem e mudam o status quo dos negócios.

Nos próximos parágrafos vou explicar um pouco mais e como sua empresa pode obter benefícios.

Porque analisar os dados?

Hoje a informação é o maior ativo de qualquer empresa, independente de seu porte. Através dos dados coletados, estruturados e bem avaliados é possível tomar decisões assertivas, otimizar custos, estruturar e criar processos, criar novos produtos, serviços e, principalmente, mapear e entender o comportamento e necessidades de seus clientes e gerar novas experiências e oportunidades.

Para ter uma ideia da importância de ter uma informação bem estruturada, basta considerar o que a falta de informação pode causar para uma empresa em sua estratégia.

Neste cenário, coletar, manipular e analisar os dados torna-se uma questão de competitividade. Veja alguns benefícios:

  • Reconhecer as raízes de um determinado problema
  • Identificar hábitos e tendências de consumo dos clientes
  • Ajustar estratégias e ações da empresa
  • Descobrir riscos de possíveis falhas, vulnerabilidades e fraudes
  • Tomar decisões mais rápidas
  • Identificar oportunidades de novos negócios e fontes de receitas
  • Melhorar a experiência do cliente e aumentar upsell e cross-sell

Big Data & Analytics como aliados

Muitas empresas já utilizam ou estão iniciando a utilização de ferramentas tecnológicas para administrara a manipulação desses dados. No entanto, há ainda muito o que fazer, principalmente no Brasil. Implementar processos e ferramentas já é uma realidade e passarão a será determinante para quem deseja obter avançar em seus negócios ou mesmo para não deixar de existir.

Desta forma, identificar novas oportunidades de negócio, novas fontes de receitas, gerar novas experiências, ganhar mercado, tornar-se mais competitiva, transformar sua empresa e obter muitos outros benefícios com análise de dados passa a ser fundamental, seguindo a tendência e previsões globais, então vale considerar a implementação de uma estratégia de Big Data & Analytics na sua empresa.

Você ainda não está convencido? da uma olhada nesta simples plataforma de Big Data criada pela OpenText sobre a cobertura presidencial dos EUA.

A UP2Place ajuda empresas na elaboração da estratégia,  implantação e execução de Big Data & Analytics. Saiba mais!

MARKETING & NEGÓCIOS

Coloque seu email abaixo para receber as atualizações do blog!

Acesse o e-mail enviado e confirme a assinatura, obrigado!