Campanha de marketing digital: nacional ou regional?

O potencial de uma campanha de marketing digital é bastante vasto, podendo se restringir a uma única região específica ou até alcançar todo um país. Para atingir o sucesso, é necessário ter muito bem definido se a sua marca almeja um impacto regional ou nacional. Você já pensou nisso?

Alcançar o país inteiro pode parecer a melhor alternativa, já que gera mais público para o seu produto ou serviço, certo? Na verdade, há muitos casos em que restringir o seu alcance localmente é mais sensato, pois assim a sua taxa de sucesso aumenta ao se concentrar apenas em quem está mais próximo de você.

Como não existe alternativa certa ou errada nesse dilema, o caminho consiste em analisar as necessidades específicas da sua empresa e implementar a campanha certa para ela. É preciso levar em conta os seus objetivos, o seu público-alvo e a atuação da própria marca no passado.

Quer ajuda nisso? Então, acompanhe este artigo para entender as principais características que diferenciam o marketing digital com foco regional do nacional, além de obter dicas para tomar a sua decisão e garantir o sucesso da sua campanha. Confira!

Quais são os benefícios do marketing digital para minha empresa?

O marketing é um conceito bastante antigo, sendo continuamente transformado conforme a sociedade e a tecnologia evoluem. Hoje, o marketing digital consegue proporcionar excelentes resultados para empresas de diferentes segmentos, bastando utilizar corretamente os seus canais e conteúdo promocional para alcançar um bom nível de maturidade digital.

Conheça a seguir as principais vantagens de uma boa campanha de marketing digital para a sua empresa.

Fortalecimento da imagem da marca

Qual é o nível de atenção que você dedica à manutenção da imagem da sua marca? A forma como ela é vista no mercado depende muito da qualidade de sua estratégia de marketing digital. É uma forma de reforçar o seu posicionamento e fazer com que seu público enxergue seu valor em relação aos concorrentes.

Alcance de um público cada vez maior

O marketing é fundamental para alcançar clientes e gerar vendas. Sem esse recurso, torna-se muito difícil ter resultados de qualidade em sua atuação. É por meio de campanhas de marketing digital que você consegue anunciar seus produtos e serviços, além de um planejamento estratégico de ações focadas em intensificar ainda mais a visibilidade deles.

Fidelização dos seus clientes

Uma boa estratégia de marketing digital não serve apenas para a captação de clientes, mas também para fazer com que os antigos continuem voltando. A fidelização do público é algo bastante valioso, já que envolve menos esforço do que conquistar um cliente novo e pode aumentar ainda mais a qualidade dos seus resultados.

Diminuição do ciclo de vendas

Um ciclo de vendas demorado é ruim para todos os envolvidos nessa cadeia. Para que os seus resultados sejam cada vez melhores, o ideal é contar com vendas rápidas e acumulativas. Felizmente, existe uma ótima ferramenta para alcançar esse fim: uma boa campanha de marketing digital. A ideia consiste em alcançar o público certo, aquele que tem mais chances de precisar do seu produto.

Múltiplos canais para utilizar

O marketing digital tem uma série de canais diferentes que podem ser usados para levar os seus objetivos adiante. Tamanha variedade serve para que você possa optar por aqueles meios que têm maior identificação do público que a sua empresa pretende atingir, além de permitir o acesso a novas possibilidades. Por exemplo, as redes sociais estão entre os canais mais poderosos da atualidade.

Campanha de marketing digital nacional ou regional?

Entre as características de uma campanha de marketing digital está a possibilidade de direcionar os seus esforços em nível nacional ou regional. Ambos os casos têm aspectos distintos que precisam ser considerados em sua etapa de planejamento. Isso tem tudo a ver com os seus objetivos e com o posicionamento da sua marca.

A seguir, conheça as principais distinções entre uma campanha de marketing digital com foco nacional e regional, além de entender os principais parâmetros de cada uma delas.

Marketing nacional

Criar uma campanha de marketing digital nacional soa vantajoso, mas carrega consigo uma boa dose de desafios. Afinal, assim como o potencial de público aumenta, a concorrência que será enfrentada também é maior.

Diversas ferramentas modernas de marketing possibilitam segmentar o seu público-alvo em nível nacional, levando em consideração o perfil que você pretende atingir. É um trabalho que requer um discurso adaptado às várias regiões que serão impactadas, senão, você corre o risco de prejudicar a identificação do público.

Veja a seguir os principais aspectos de uma campanha de marketing digital nacional e seus diferenciais.

Conceito

Uma campanha de marketing digital nacional tem como foco alcançar um país inteiro. A ideia consiste em atingir pessoas de qualquer região, indo além das fronteiras imediatas da própria sede da empresa.

Por exemplo, é o caso de uma empresa que deseja atingir consumidores de todo o Brasil. Apesar de essa ser a orientação principal da campanha, isso não significa que todas as peças de marketing desenvolvidas têm como alvo de segmentação o país todo. Também é possível atuar com múltiplas divisões, cada uma com seu objetivo.

Benefícios

O principal benefício de uma campanha de marketing digital é maximizar o seu potencial de alcance. Afinal, apontar o seu alvo para todo o território pode gerar visibilidade para seu produto em nível nacional, tornando-o assunto em várias cidades e estados. Isso pode ser muito vantajoso para os seus objetivos.

Outra vantagem desse tipo de campanha é que a maioria das ferramentas de marketing digital da atualidade está perfeitamente capacitada para gerar resultados de qualidade nesse âmbito. Mesmo uma segmentação nacional terá como alvo pessoas que se identificam com sua marca e seus valores.

Desvantagens

Se a sua marca não tem estrutura para atender ao país inteiro, contar com uma campanha de marketing digital nacional pode ser altamente desastroso. É um exemplo perfeito de como ter um vasto público nem sempre é algo desejável nesse meio, sendo muito mais valioso alcançar quem tem identificação com o seu produto ou serviço.

Outra desvantagem de uma campanha de marketing digital nacional é que ela pode dificultar a obtenção de diagnósticos estratégicos em seus resultados. Fica mais complicado estabelecer correlações entre seus números, já que muitas regiões e faixas de público serão compreendidas nessa análise.

Implementação

Adotar uma campanha de marketing digital nacional envolve reconhecer concorrentes nesse mesmo nível. Assim como é possível alcançar um volume superior de público, também é necessário levar em conta que essas pessoas já podem ter marcas favoritas preestabelecidas, sejam elas de alcance nacional, sejam de alcance regional.

É necessário realizar um planejamento de qualidade para diferenciar o seu produto das demais opções que já existem nacionalmente. Além disso, você precisa alinhar o seu discurso com as regiões que serão impactadas, respeitando suas particularidades e cultura.

Ferramentas

A maioria das ferramentas de marketing digital disponíveis no mercado traz um grande potencial de sucesso para quem desenvolve uma campanha direcionada a um público nacional. Independentemente do país que é o foco, é possível desenvolver uma estratégia que use os canais corretos para gerar os resultados esperados.

Por exemplo, a maioria das redes sociais da atualidade tem plataformas de mídia capazes de exibir anúncios para pessoas de determinado país. Ainda assim, o seu conteúdo será exibido apenas para quem você definir como público-alvo ideal da sua marca.

Marketing regional

Alcançar um público que mora ou passa por determinado lugar pode ser muito mais vantajoso para os objetivos da sua marca. Esse tipo de estratégia pode ter diversos níveis como alvo, indo desde um estado até uma cidade ou até mesmo um bairro. A escolha certa dependerá dos seus objetivos de marketing e, claro, da área de atuação da sua empresa.

Conheça abaixo quais são os principais diferenciais de uma campanha de marketing digital regional.

Conceito

O objetivo de uma campanha de marketing digital regional é alcançar um público que esteja em um determinado local — um bairro, uma cidade, um estado ou até mesmo um estabelecimento. Esse alvo pode ser a sede da própria empresa anunciante ou a região em que se deseja ampliar as suas atividades.

Por exemplo, pode ser muito vantajoso para um novo restaurante anunciar apenas para pessoas que morem em suas imediações. As chances de conquistar novos clientes são bem maiores, pois essas pessoas podem visitar o local com menos esforço.

Benefícios

O principal benefício de uma estratégia de marketing digital com foco regional está no aumento da identificação do público-alvo com o seu conteúdo. Afinal, a ideia é alcançar apenas quem está no local certo para desfrutar das ofertas divulgadas.

Outra vantagem desse tipo de campanha é que a tecnologia atualmente permite níveis cada vez mais granulares de segmentação. No passado, o nível mínimo do marketing regional era uma cidade, mas, hoje em dia, é possível anunciar até para quem está dentro de um shopping específico, por exemplo.

Desvantagens

Uma campanha de marketing digital com foco regional não oferece o acesso ao vasto público de um alvo nacional. Se o seu objetivo é aumentar consideravelmente o reconhecimento da sua marca perante uma grande audiência, esse pode não ser o melhor caminho.

Além disso, trata-se de uma campanha com maiores chances de erros. Posicionar o seu alvo na região errada pode anular completamente o apelo da sua oferta, exigindo uma correção rápida para que o desastre não seja maior. Portanto, exige muito mais atenção na etapa de planejamento.

Implementação

Como é algo que se refere ao diferencial desse tipo de campanha, a principal etapa do planejamento envolve a definição da região que será impactada. Na verdade, você não precisa se limitar a apenas uma. O marketing regional diz respeito a direcionar sua campanha para locais específicos, que podem ser um ou mais.

A implementação dessa campanha requer o uso de uma abordagem que leve em consideração os locais que servem de alvo. Por exemplo, ao anunciar um restaurante para quem mora em determinado bairro, vale a pena fazer referência à proximidade desse estabelecimento para torná-lo mais atrativo.

Ferramentas

Muitas das possibilidades do marketing digital regional se devem ao progresso tecnológico, como ferramentas de geomarketing e segmentação por cidade e bairro. Portanto, é uma área que está em constante evolução graças a novas possibilidades que surgem todos os dias.

Plataformas de mídia de redes sociais permitem direcionar campanhas para locais altamente específicos, além de levar em conta o perfil de público-alvo que foi definido. Até ferramentas como e-mail marketing permitem esse tipo de segmentação, bastando contar com a informação de localização dos inscritos na sua lista de contatos.

Como escolher entre marketing digital nacional e regional?

Agora que você já entendeu as principais diferenças entre campanhas de marketing digital nacionais e regionais, o próximo passo consiste em definir a escolha para a sua estratégia. Felizmente, existem alguns critérios que ajudam a enxergar a melhor alternativa para as necessidades e características da sua marca.

Veja a seguir os principais aspectos que você deve considerar ao escolher entre marketing digital nacional e regional.

Posicionamento da marca

Volte a sua atenção para o posicionamento da sua marca. Ela tem atuação nacional ou regional? Além disso, costuma ter como alvo um público de determinado local ou de todo o país? É daí que pode sair a principal pista de que você precisa para escolher entre o marketing digital nacional e o regional.

Isso também tem a ver com os valores definidos para a sua empresa. Todas as suas escolhas estratégicas precisam estar em alinhamento com essas definições, já que qualquer contradição pode ser altamente desastrosa para a atuação da sua marca.

Objetivos da marca

Direcionar a sua campanha de marketing digital para o nível nacional ou regional é algo que deve atender aos objetivos dela. Portanto, esse é um dos fatores que precisam ser levados em consideração em sua etapa de planejamento e que ajudarão a decidir qual caminho deve ser seguido.

É importante chamar atenção para o fato de que os objetivos mencionados não são especificamente de marketing, mas da empresa como um todo. É necessário estar em alinhamento com os rumos que a marca estabeleceu para si mesma, senão, você corre o risco de atuar em desalinhamento.

Perfil do público-alvo

Sua campanha de marketing digital deve buscar sempre alcançar o seu público ideal, aquele que tem mais chances de se tornar o seu cliente com o mínimo possível de objeções ou resistência. A segmentação por localização é uma ótima forma de aumentar o seu potencial de sucesso nesse sentido.

Dessa forma, um dos critérios decisivos para escolher entre o marketing digital nacional e o regional deve ser o perfil do seu público-alvo. Você quer atingir pessoas de qualquer lugar ou de uma região específica?

Atuação dos concorrentes

Parte da estratégia da sua campanha de marketing digital pode ser influenciada pela atuação dos seus concorrentes. Não se trata de mudar a sua forma de atuar por conta deles, mas sim de se manter em sintonia com o que o mercado está fazendo e de que forma está trabalhando.

Por exemplo, imagine que seus concorrentes começam a se posicionar em nível nacional. Isso pode servir de motivação para que a sua empresa faça o mesmo para não perder visibilidade, desde que tal posicionamento tenha sintonia com os objetivos da marca.

Estratégias anteriores

Também é possível voltar a sua atenção para o passado para ajudar a sustentar as suas decisões estratégicas. Considere as campanhas de marketing que a sua empresa conduziu no passado e observe qual foi a segmentação local usada nelas. Foram usadas mídias de alcance nacional ou regional?

Essa também é uma ótima oportunidade de analisar suas métricas de marketing digital anteriores para corroborar algumas das decisões a serem tomadas. Por exemplo, você pode perceber um bom histórico de retornos a partir de campanhas com foco regional. Então, por que não investir novamente nelas?

Por que fazer testes A/B em suas campanhas de marketing?

Em uma campanha de marketing digital, seja nacional, seja regional — ou até mesmo se você ainda não decidiu qual caminho seguir —, há uma ferramenta que pode ajudar muito nesse processo. Trata-se dos testes A/B.

Os testes A/B servem para verificar a eficácia de determinadas decisões em sua estratégia de marketing digital. É uma técnica que envolve comparar os resultados de duas variações quase idênticas de uma mesma peça de conteúdo para detectar o melhor caminho a ser seguido na campanha.

Dessa forma, seria possível realizar um teste A/B em que a primeira variação se refere a uma campanha nacional, e a segunda, regional. Depois de o conteúdo correr o seu curso, basta analisar os resultados obtidos para enxergar qual possibilidade é capaz de aproximar a sua marca do seu objetivo.

A seguir, saiba quais são os principais benefícios de usar testes A/B em suas campanhas de marketing digital nacionais ou regionais.

Alta precisão no resultado

Testes A/B são ativados usando as mesmas condições das peças convencionais da sua campanha. Ou seja, conseguem reproduzir com fidelidade as provas sociais que o seu conteúdo receberia. Afinal, esse conteúdo está realmente sendo veiculado. Portanto, você não tem motivos para duvidar da precisão dos resultados obtidos, já que vieram de uma campanha igual à que você pretende ativar.

Grande versatilidade de implementação

Você tem dúvidas a respeito da cor de um botão de ação? Ou sobre a linguagem empregada em determinada chamada do seu site? Seja o que for, é possível realizar testes A/B para determinar a melhor escolha. Trata-se de um tipo de experimento altamente versátil, pois pode ser aplicado em qualquer parte do seu conteúdo.

Compatibilidade com diversos meios

A implementação de testes A/B se aplica a uma infinidade de canais e meios de marketing. É possível realizar esses experimentos em e-mails marketing, posts de redes sociais, anúncios no Google, contatos comerciais, entre várias outras opções. Portanto, se você tem dúvidas a respeito do uso de determinados canais, basta ativar um teste A/B.

Maior conhecimento sobre o público

Um dos maiores benefícios dos testes A/B é que eles ajudam você a conhecer melhor as preferências do seu público-alvo. Essas informações são altamente valiosas, possibilitando realizar ações cada vez mais estratégicas no futuro a partir dos princípios aprendidos nesses testes. A cada experimento que você faz, é possível construir um retrato mais fiel da sua audiência ideal.

Acesso a diagnósticos precisos

Realizar testes A/B em seu conteúdo é uma ótima forma de growth hacking com foco em obter diagnósticos precisos a respeito das suas campanhas.

Além de ajudar a definir se é melhor seguir por um caminho em nível nacional ou regional, também possibilita extrair aprendizados aprofundados sobre o perfil do seu público e o meio em que a sua marca está inserida. Trata-se de uma combinação valiosa para qualquer mercado competitivo.

Defina o alvo da sua campanha e comece a planejá-la

Realizar uma campanha de marketing digital em nível nacional é bem diferente de fazê-lo com foco regional. Uma não é mais difícil ou fácil do que a outra; elas apenas podem gerar resultados bem diferentes. Portanto, é necessário analisar os objetivos da sua empresa, as condições do mercado e, claro, o perfil do seu público-alvo.

Além disso, nem sempre é possível ter total certeza da eficácia das suas decisões de marketing. Por isso, não há nada melhor do que fazer experimentos. Os testes A/B permitem veicular variações de uma mesma peça para que você possa detectar qual é a escolha que gera melhores resultados. Trata-se de uma ótima forma de descobrir se a sua campanha deve ser nacional ou regional.

Tendo em vista as diferentes especificidades de cada uma das campanhas de marketing digital, cabe a você compreender de forma aprofundada as características e necessidades da sua marca para tomar a decisão certa. Depois, certifique-se de acompanhar os resultados para corroborar as suas escolhas e extrair diagnósticos estratégicos.

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