Canibalização da palavra-chave: o que é e como evitar

Combater a canibalização de palavras-chave é essencial: mantém seu site atrativo e bem posicionado nos mecanismos de busca.

Um dos maiores desafios de uma boa estratégia de SEO é a canibalização de palavras-chave.

Vamos pensar juntos aqui: você quer que o site da sua empresa seja um centro de informações sobre seu produto e indústria. Assim, você terá uma forte posição de autoridade para o seu público.

Então, você define suas palavras-chave de maneira estratégica e cria conteúdo que as usa. Uma vez, duas vezes, quantas vezes?

Pois é aí que mora o problema. Eventualmente, você acaba caindo na canibalização de palavras-chave. Com isso, aquele conteúdo deixa de ser útil e passa a ser prejudicial ao seu site.

Parece estranho, mas quanto mais você tentar otimizar para a mesma palavra-chave, pior será o desempenho do seu site. Afinal, fazer seu próprio site competir contra si mesmo pelo primeiro lugar em SERPs é arriscado.

Assim, onde foi parar seu posicionamento no top 10? Ou até mesmo o 1º resultado no mecanismo de busca? Lá pela 5ª ou 6ª página de resultados.

Como escapar do problema? O que fazer para tornar o seu site novamente atraente para os mecanismos de busca? Descubra a seguir.

O que é canibalização de palavras-chave?

Primeiro é preciso entender qual é o problema de fato aqui. Então vamos começar: canibalização de palavras-chave acontece quando duas ou mais páginas ou postagens em um site usam as mesmas palavras-chave. Com isso, passam a competir entre si.

O maior problema é que isso geralmente prejudica o desempenho orgânico de um site.

Vamos usar o exemplo da própria UP2Place Digital para ilustrar. Somos uma agência de marketing digital, certo? Então se tivermos mais de uma página sobre “tendências do marketing digital para 2022“, teríamos mais tráfego e uma melhor classificação combinando essas várias páginas em uma só.

Afinal, ter mais de duas páginas com a mesma palavra-chave cortaria o nosso tráfego potencial. Assim, estaríamos canibalizando seu próprio site.

Pense em quando duas opções de qualquer coisa. Dois destinos de férias, dois filmes, duas entradas deliciosas no seu restaurante favorito – que são muito parecidas e chamam a sua atenção. Mesmo se você escolher um, sempre sente que está perdendo um pouco. O mesmo se aplica aqui.

Por que canibalização de palavras-chave é ruim para SEO?

Voltando ao universo do marketing digital integrado: quando você canibaliza suas próprias palavras-chave, está competindo consigo mesmo para classificar no Google.

Digamos que você tenha dois artigos publicados sobre o mesmo tópico. Nesse caso, o Google não pode distinguir qual artigo deve ser o mais bem classificado para uma determinada consulta.

Além disso, fatores importantes como backlinks e CTR são diluídos em vários posts em vez de um.

Como resultado, todos eles provavelmente não vão classificar de uma forma estratégica. Portanto, a análise do SEO Marketing não será positiva sempre que você publicar um artigo com uma palavra-chave usada anteriormente.

Como identificar a canibalização de palavras-chave em seu site

Para descobrir como isso se aplica ao site da sua empresa, vale se comportar da mesma forma que seus leads potenciais.

A intenção de pesquisa é o que um usuário espera encontrar quando busca um termo. Atualmente, 68% de experiências online começam com um mecanismo de busca. Então muitas vezes isso se encaixa em uma destas três categorias:

  • Informativo: quando o usuário quer aprender alguma coisa. Nosso conteúdo sobre “tendências do marketing digital para 2022” é um bom exemplo. Pois é uma palavra-chave de cauda longa que se encaixa nessa categoria;
  • Navegação: se dá quando o usuário quer encontrar uma página web específica. Por exemplo, eles podem procurar a palavra “software ERP” para chegar a um link direto para o site. Eles (provavelmente) não estão procurando um tutorial ou informações. Só querem navegar diretamente até o local;
  • Transacional: acontece nos casos em que o usuário está voltado para uma ação. Como se baixar um material rico, se inscrever em um curso ou fazer uma compra. “Fórum educação EAD” é um exemplo desse tipo de consulta.

Por isso, se você tem várias páginas com as mesmas palavras-chave e a mesma intenção, devem consolidá-las. Preferencialmente em páginas pilares.

Afinal, sua empresa não vai perder nada combinando-as. Pelo contrário: ainda pode muito bem melhorar o desempenho do seu site.

Além disso, há outras mudanças que você pode empregar para combater a canibalização da palavra-chave e seus perigos. Veja no próximo tópico.

Como solucionar a canibalização das palavras-chave em um site?

Listamos aqui algumas decisões estratégicas que você deve tomar considerando os artigos que possuem palavras-chaves repetidas ou com propósitos semelhantes.

Então analise e veja quais funcionam melhor dentro de sua estratégia de marketing digital:

Mesclar conteúdo

Então você tem duas páginas da Web com perfis semelhantes. Algo como “boa comida para cães” e “comida ruim para cachorro’. Assim, o ideal é pegar todo esse conteúdo e unificá-lo em uma única página.

Excluir conteúdo

É extremo, mas você pode querer considerar excluir totalmente o conteúdo da Web que é o problema. Especialmente se ele não for mais relevante para o seu site.

Afinal, sua empresa cresceu. Talvez o seu foco tenha mudado nos últimos anos. Com isso, alguns artigos mais antigos podem estar fora dos seus objetivos atuais. Neste caso, exclua o conteúdo. Assim, se ele não existe mais, então o problema também não existe.

Remover palavras-chave

Talvez você queira manter algum conteúdo específico por certas razões – e a presença da palavra-chave não é crítica. Então vale a pena analisar caso a caso e excluir ou substituir.

Esta pode ser uma maneira mais lenta e tediosa de fazer as coisas. Muitas soluções manuais geralmente são. Porém, é algo mais estratégico e efetivo de se implementar.

Altere sua vinculação interna

Se você tem conteúdo web que se vincula a outras páginas em seu site, então os links em si podem ser elementos a serem melhorados. Pois os mecanismos de pesquisa, como o Google, usam os links para estabelecer importância.

Portanto, se você incluir um link para outra página da Web, o mecanismo de pesquisa pode classificar o conteúdo vinculado mais alto.

Por isso, tente adicionar ou alterar o link interno do seu site com links de conteúdo menos importantes do que a informação que você deseja destacar e priorizar.

Ao fazer isso, você envia um sinal para a página de resultados do mecanismo de busca o que deve ser priorizado.

Como prevenir a canibalização da palavra-chave no futuro

À medida que seu site cresce e você produz mais conteúdo, as chances de canibalizar palavras-chave se tornam maiores.

Então, ao elaborar sua estratégia de marketing de conteúdo, verifique se as palavras-chave escolhidas não foram usadas ainda em outra página do seu site. Em seguida, analise tudo o que você aprendeu sobre:

  • Intenção de pesquisa por parte dos leads,
  • Como o tópico será abordado no artigo,
  • Estratégias para classificações mais bem posicionadas, entre outros.

Em seguida, decida se deve avançar ou selecionar uma palavra-chave diferente para se concentrar.

Além disso, faça das auditorias de canibalização de palavras-chave uma parte regular da manutenção do seu site. Ou até de suas KPIs.

Leia também: KPIs de marketing digital: prepare sua empresa para o próximo ano

Todos os meses ou trimestres, passe pelas etapas para verificar se alguma de suas páginas está competindo entre si.

Assim, se você observar uma queda significativa no ranking de algumas páginas, pode corrigir a tempo e garantir bons resultados para sua empresa.

A hora de ajustar sua estratégia de marketing digital é agora

Corrigir e prevenir problemas de canibalização de palavras-chave é essencial. Pois assim você mostra aos mecanismos de busca que sua empresa, de fato, tem profundo conhecimento sobre um tópico e que é uma autoridade em seu nicho.

Assim, você ganha mais tráfego, uma classificação melhor e visitantes mais satisfeitos.

Além disso, essas análises regulares de palavras-chave podem apontar outras áreas de melhoria. E isso significa que você terá um site otimizado com conteúdo relevante e pronto para gerar leads e vendas.

Disso a UP2Place Digital entende bem. Recentemente, o site de um de nossos clientes saltou de 500 para 9 mil visitas mensais. Com isso, contabilizamos mais de 500 oportunidades por mês, sendo que 69% delas se tornaram material efetivo para a equipe comercial.

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