Todas as empresas de tecnologia em busca de sobrevivência neste mercado em constante evolução e altamente competitivo têm uma preocupação: a conversão de leads – de muitos deles.

Infelizmente, esta não é a parte mais fácil do negócio – de fato, é um dos maiores desafios da indústria de tecnologia B2B, ficando atrás apenas da geração de leads de alta qualidade.

Para transformar isso em vantagem competitiva, os executivos de marketing de tecnologia nas indústrias de SaaS, TI e tecnologia precisam manter-se atualizados com as tendências de marketing digital para aumentar a geração de demanda, a conversão de leads e as oportunidades de vendas.

Então trouxemos este artigo, com as principais dicas e estratégias de marketing digital utilizadas por empresas de tecnologia de alto desempenho. Confira a seguir.

Como driblar as dificuldades de conversão de leads em empresas de tecnologia

Assim como a conversão, a própria geração de leads é um grande desafio para empresas de tecnologia. Muitas destas organizações estão trazendo ao mercado novas formas de fazer as mesmas coisas de sempre – como a 99 revolucionou o mercado já tradicional dos táxis, por exemplo.

Esse movimento exige que as empresas estejam preparadas sobretudo para educar seus leads sobre demandas que muitas vezes eles sequer avistaram ainda. Afinal, alguns de seus produtos podem ser o resultado da antecipação das dores de um grupo de leads por parte do time de desenvolvedores.

Apostar no inbound marketing é uma das alternativas para tornar esse processo mais assertivo e efetivo. As estratégias de inbound permitem estabelecer um relacionamento com os leads e qualificá-los, através da nutrição de leads. Para isso, abuse de estratégias como:

A qualificação é essencial para uma boa conversão de leads

Ter um sistema de lead scoring é a melhor forma de quantificar e dimensionar os requisitos de segmentação em uma empresa de tecnologia.

É através dele que é possível atribuir a cada lead uma espécie de nota, com base em dados adquiridos durante a captura de leads (cargo, perfil da empresa, estágio no funil de vendas), bem como as ações que o prospect assumiu (comportamento de navegação, atuação frente aos e-mails, downloads, compartilhamento de mídias sociais etc.).

Quando o lead atinge uma certa pontuação, é passado para o time de vendas dar o próximo passo.

Ao implementar o lead scoring, é comum que sua empresa observe inicialmente uma diminuição no volume de leads gerados – mas um aumento na porcentagem de leads qualificados, assim como na sua taxa de conversão principal.

Vale a pena ser exigente. Cerca de 68% dos profissionais de marketing afirmam que apostar em um sistema de qualificação de leads amplia a conversão de leads em clientes.

Agência especializada como ferramenta na conversão de leads em tecnologia

Quando sua empresa conta com uma agência de inbound marketing especializada, recebe um grande reforço na hora de captar leads e convertê-los.

A primeira grande vantagem é contar prontamente com um time de especialistas – algo complicado de se obter em uma solução interna, já que isso demanda tempo e investimento em capacitação de um ou mais membros do seu time.

Além disso, estes profissionais possuem uma visão mais ampla não só sobre a indústria de tecnologia, mas também de outros mercados correlatos, o que amplia sua visão de mercado e as possibilidades de antecipação à concorrência. Os custos com automação de marketing e contratação de ferramentas e plataformas também se torna mais efetivo, já que uma agência já possui estes recursos disponíveis e com negociações melhores por conta do volume de contratação junto aos fornecedores.

Se você quer saber mais sobre conversão de leads em empresas de tecnologia, nosso time ficará feliz em lhe ajudar – fale agora mesmo com um especialista!

MARKETING & NEGÓCIOS

Coloque seu email abaixo para receber as atualizações do blog!

Acesse o e-mail enviado e confirme a assinatura, obrigado!