como atrair novos clientes

Como atrair novos clientes para sua empresa em 2017

Como atrair novos clientes para sua empresa em 2017

Todo começo de ano traz uma série de expectativas: como atrair novos clientes, reduzir custos, otimizar os níveis de qualidade, aumentar receitas e manter a competitividade.
E muitas empresas encontraram no Inbound Marketing uma solução para quem busca novos clientes e estratégias efetivas de marketing.
E foi justamente para ajudar você a começar este ano com o pé direito e saiba como atrair novos clientes já no primeiro trimestre do ano – considerado por muitos um dos mais delicados do ano economicamente falando – é que preparamos esse artigo, com dicas e dados para mostrar como uma boa estratégia de marketing digital focada em Inbound Marketing pode trazer resultados para sua empresa.

Pontos fortes do Inbound Marketing

O Inbound tem se mostrado uma metodologia altamente efetiva para negócios de diferentes segmentos e empresas dos mais diversos portes.
Além de ser uma estratégia consideravelmente mais barata quando comparada com qualquer estratégia convencional, o marketing digital pode ter impactos ainda maiores e mais certeiros.
E o melhor: tudo pode ser mensurado e reestruturado de acordo com a estratégia da empresa de forma imediata.

Iscas para atrair novos clientes

Inbound Marketing tornou-se um dos métodos mais eficazes para promover e dar visibilidade a um negócio por meio da atração de clientes.
Os números não deixam dúvidas: cerca de 75% das empresas B2B, B2C e organizações sem fins lucrativos em todo o mundo já aplicam Inbound Marketing em seus negócios.
E apenas 25% ainda seguem praticando Outbound Marketing.
Se antes as empresas compravam anúncios, listas de e-mails ou ficavam na torcida para que os clientes aparecessem ou usavam de uma abordagem mais agressiva de approach, hoje o Inbound Marketing se baseia na criação de conteúdo de qualidade, capaz de chamar a atenção do público-alvo da sua empresa, diretamente para seus produtos ou serviços.
Essa estratégia funciona como uma espécie de isca para capturar leads, mostrando como atrair novos clientes por puro magnetismo: dê a eles o que eles buscam e precisam – e eles virão.
Para que uma boa estratégia de Inbound seja colocada em prática, no entanto, é necessário que a empresa trabalhe corretamente seus canais online.
Se esse não é o seu caso, ou se você tem dúvidas se os seus canais online estão sendo bem aproveitados, vale a pena reavaliar cada um deles com as dicas a seguir.

Conheça o potencial dos canais digitais de sua empresa

Se você acredita que todas as estratégias aplicadas anteriormente com foco em como atrair novos clientes não foram eficientes, é hora de investir em marketing digital, apostando no Inbound Marketing.
O primeiro passo é fazer uma boa avaliação dos canais online da sua empresa e montar um plano de ação para estruturar sua nova estratégia.
Conheça alguns dos principais aspectos que devem ser considerados ao montar um bom planejamento de marketing digital:

Seu website

Esta é a principal porta de entrada para visitantes e clientes de sua empresa no ambiente online.
Por isso, se seu objetivo é trabalhar o Inbound Marketing em seu negócio, vale a pena fazer uma boa avaliação e até reestruturar seu website.
O primeiro passo é verificar se o seu site conta com um bom design e se todas as informações relevantes sobre a sua empresa são de fácil visualização.
Certifique-se também de que seu site conta com um layout responsivo que pode ser visualizado facilmente tanto em computadores e laptops, como em smartphones e tablets.
Um estudo recente apontou que cerca de 15% dos brasileiros que utilizam internet em mobiles efetuaram uma compra nos últimos 30 dias. E você tem que aproveitar essa chance de atrair novos clientes.

Tenha o seu blog

Para trabalhar uma boa estratégia de Inbound, contar com um blog e uma ferramenta de captura de e-mails também é essencial.
O blog é a principal ferramenta para disseminar conteúdo, por isso conte com um calendário editorial bem estruturado e pensado nas personas dos seus potenciais clientes.

Aposte em newsletters

A captura de e-mails, por sua, vez é uma ferramenta essencial para que você construa um mailing de qualidade que possibilite criar uma relação direta com seus clientes e potenciais clientes.
É para essa lista que sua empresa pode enviar conteúdos exclusivos, criar ações promocionais específicas e outras ações que vão nutrir esses leads até o momento da conversão.

Trabalhe bem as redes sociais

As redes sociais servem principalmente para induzir o tráfego para o seu site, impulsionando o conteúdo, auxiliando na captação de leads e promovendo o engajamento do seu público junto à sua marca.
Algumas redes específicas, como é o caso do LinkedIn, podem ser decisivas na hora de buscar e qualificar leads.

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