Como atrair novos clientes para sua empresa em 2017

Todo começo de ano traz uma série de expectativas: como atrair novos clientes, reduzir custos, otimizar os níveis de qualidade, aumentar receitas e manter a competitividade.
E muitas empresas encontraram no Inbound Marketing uma solução para quem busca novos clientes e estratégias efetivas de marketing.
E foi justamente para ajudar você a começar este ano com o pé direito e saiba como atrair novos clientes já no primeiro trimestre do ano – considerado por muitos um dos mais delicados do ano economicamente falando – é que preparamos esse artigo, com dicas e dados para mostrar como uma boa estratégia de marketing digital focada em Inbound Marketing pode trazer resultados para sua empresa.

Pontos fortes do Inbound Marketing

O Inbound tem se mostrado uma metodologia altamente efetiva para negócios de diferentes segmentos e empresas dos mais diversos portes.
Além de ser uma estratégia consideravelmente mais barata quando comparada com qualquer estratégia convencional, o marketing digital pode ter impactos ainda maiores e mais certeiros.
E o melhor: tudo pode ser mensurado e reestruturado de acordo com a estratégia da empresa de forma imediata.

Iscas para atrair novos clientes

Inbound Marketing tornou-se um dos métodos mais eficazes para promover e dar visibilidade a um negócio por meio da atração de clientes.
Os números não deixam dúvidas: cerca de 75% das empresas B2B, B2C e organizações sem fins lucrativos em todo o mundo já aplicam Inbound Marketing em seus negócios.
E apenas 25% ainda seguem praticando Outbound Marketing.
Se antes as empresas compravam anúncios, listas de e-mails ou ficavam na torcida para que os clientes aparecessem ou usavam de uma abordagem mais agressiva de approach, hoje o Inbound Marketing se baseia na criação de conteúdo de qualidade, capaz de chamar a atenção do público-alvo da sua empresa, diretamente para seus produtos ou serviços.
Essa estratégia funciona como uma espécie de isca para capturar leads, mostrando como atrair novos clientes por puro magnetismo: dê a eles o que eles buscam e precisam – e eles virão.
Para que uma boa estratégia de Inbound seja colocada em prática, no entanto, é necessário que a empresa trabalhe corretamente seus canais online.
Se esse não é o seu caso, ou se você tem dúvidas se os seus canais online estão sendo bem aproveitados, vale a pena reavaliar cada um deles com as dicas a seguir.

Conheça o potencial dos canais digitais de sua empresa

Se você acredita que todas as estratégias aplicadas anteriormente com foco em como atrair novos clientes não foram eficientes, é hora de investir em marketing digital, apostando no Inbound Marketing.
O primeiro passo é fazer uma boa avaliação dos canais online da sua empresa e montar um plano de ação para estruturar sua nova estratégia.
Conheça alguns dos principais aspectos que devem ser considerados ao montar um bom planejamento de marketing digital:

Seu website

Esta é a principal porta de entrada para visitantes e clientes de sua empresa no ambiente online.
Por isso, se seu objetivo é trabalhar o Inbound Marketing em seu negócio, vale a pena fazer uma boa avaliação e até reestruturar seu website.
O primeiro passo é verificar se o seu site conta com um bom design e se todas as informações relevantes sobre a sua empresa são de fácil visualização.
Certifique-se também de que seu site conta com um layout responsivo que pode ser visualizado facilmente tanto em computadores e laptops, como em smartphones e tablets.
Um estudo recente apontou que cerca de 15% dos brasileiros que utilizam internet em mobiles efetuaram uma compra nos últimos 30 dias. E você tem que aproveitar essa chance de atrair novos clientes.

Tenha o seu blog

Para trabalhar uma boa estratégia de Inbound, contar com um blog e uma ferramenta de captura de e-mails também é essencial.
O blog é a principal ferramenta para disseminar conteúdo, por isso conte com um calendário editorial bem estruturado e pensado nas personas dos seus potenciais clientes.

Aposte em newsletters

A captura de e-mails, por sua, vez é uma ferramenta essencial para que você construa um mailing de qualidade que possibilite criar uma relação direta com seus clientes e potenciais clientes.
É para essa lista que sua empresa pode enviar conteúdos exclusivos, criar ações promocionais específicas e outras ações que vão nutrir esses leads até o momento da conversão.

Trabalhe bem as redes sociais

As redes sociais servem principalmente para induzir o tráfego para o seu site, impulsionando o conteúdo, auxiliando na captação de leads e promovendo o engajamento do seu público junto à sua marca.
Algumas redes específicas, como é o caso do LinkedIn, podem ser decisivas na hora de buscar e qualificar leads.

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Como Mensurar e Otimizar Canais de Marketing Digital

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