As mudanças nos hábitos de consumo das pessoas estão afetando também a forma como elas encontram um profissional da saúde, colocando o marketing como uma poderosa ferramenta para atrair pacientes.

Especialmente quando observamos o cenário atual: os tempos estão mudando para o setor de saúde. Planos de saúde e suas políticas de reembolsos estão mudando. Ao mesmo tempo, a economia vem impactando os orçamentos familiares. Com isso, muitos profissionais da saúde estão observando uma queda no movimento dos consultórios.

Como reverter esse quadro e atrair mais clientes? Esse é o tema deste artigo – então siga na leitura para saber mais.

O uso do marketing para atrair pacientes

A fim de ficar à frente da concorrência, profissionais da saúde em busca de um fluxo constante de novos pacientes e da manutenção dos atuais devem aprender como integrar o marketing em sua prática.

Uma estratégia verdadeiramente eficaz e integrada cria formas eficientes para o seu público-alvo encontrar o que precisa, tomar uma decisão informada e até gerar novos pacientes futuramente.

Ter um site, nestes tempos de transformação digital, é fundamental para sua estratégia de marketing. Publicar artigos regularmente em seu site permite que sua prática tenha uma visibilidade maior on-line e faz com que você se conecte com os usuários – tornando mais fácil atrair pacientes.

Para saber quais temas abordar, use os dados que você tem a mão:

  • Perfil dos pacientes atuais;
  • Demandas mais populares entre os pacientes;
  • Tratamentos mais procurados;
  • Os impactos positivos destes tratamentos para a saúde geral dos pacientes;
  • Perguntas frequentes.

Manter as informações que você fornece atuais e relevantes é importante para estabelecer credibilidade tanto on-line quanto pessoalmente.

Conectar-se com seus pacientes através das redes sociais também é uma ótima estratégia: cerca de 41% das pessoas afirmam que a mídia social afeta a escolha por um médico, hospital ou estabelecimento médico específico. Isso significa que é crucial fazer postagens regularmente e manter seus pacientes envolvidos. Falaremos mais a respeito nos tópicos a seguir.

Como a internet pode ajudar profissionais da saúde a atrair pacientes

Como você viu anteriormente, a presença on-line de profissionais da saúde tem muito peso na hora de atrair pacientes.

Abordar assuntos que envolvem cuidados com a saúde ajudam a educar este público – especialmente se você conseguir engajá-lo e obter provas sociais. Especialmente quando consideramos que as pessoas colocam muita ênfase e consideração nas opiniões de outros pacientes.

O poder de uma opinião imparcial de outro paciente tem credibilidade e significado para as pessoas que estão buscando um profissional da saúde para cuidar de sua saúde. E as redes sociais são o canal ideal para obter esses testemunhais.

3 dicas para atrair pacientes através das redes sociais

As mídias sociais não só ajudam profissionais da saúde a atrair pacientes através da construção de relacionamento, mas ajudam a gerar tráfego para seu site.

Uma boa estratégia de marketing envolve criar postagens personalizadas e atraentes, trazer conteúdo atualizado e mostrar práticas diárias que ajudam a humanizar o profissional e ainda situá-lo como especialista na área. Além disso, separamos aqui três dicas poderosas para atrair pacientes através das redes sociais.

1) Incentive as resenhas positivas de seus pacientes

Uma pesquisa recente apontou que 88% das pessoas confiam tanto em avaliações on-line quanto em recomendações pessoais. Além disso, essas resenhas também ajudam a impulsionar seu SEO.

As avaliações on-line são o boca-a-boca de hoje, tornando-se essenciais para fazer com que o trabalho de profissionais da saúde seja ainda mais confiável para novos pacientes.

Para isso, estimule seus pacientes a compartilhar seus resultados positivos em suas próprias redes sociais, sempre que possível marcando suas redes sociais na postagem. Você pode também criar uma hashtag específica e inseri-la em suas postagens e divulga-la em sua papelaria de consultório, newsletters ou em um display em sua recepção.

2) Envolva-se com as organizações certas

Quando se trata de atrair novos pacientes usando o marketing em redes sociais, outras contas de organizações de respaldo no mercado podem ajudá-lo a expandir seu alcance para um público relevante. Isso fará com que seus seguidores encontrarem valores em seu conteúdo.

Por isso, compartilhe atualizações como dias de conscientização de doenças, tendências de tratamento e novas pesquisas, iniciativas sociais (como campanhas de arrecadação de donativos). Lembre-se de marcar as respectivas organizações também para que possam repostar seu conteúdo.

3) Sempre proporcione relevância para seus seguidores

A melhor maneira de estabelecer uma reputação confiável para sua prática nas mídias sociais é sempre trazer valor para seus pacientes e dar-lhes uma razão para segui-lo.

Para agregar valor ao seu conteúdo, experimente:

  • Compartilhar informações sobre doenças atuais;
  • Lembrar os pacientes sobre vacinações essenciais;
  • Dar dicas sobre como se manter saudável;
  • Atualizá-los sobre notícias práticas, como horários de funcionamento ou mudanças na equipe.

O tom também é importante para o sucesso de seu marketing: evite os jargões técnicos, use uma linguagem parecida com a que usa em seu consultório (seja mais séria ou descontraída) e passe as informações de maneira concisa.

Como uma agência de marketing digital pode ajudar a atrair pacientes

A forma como você divulga sua prática é um reflexo da sua experiência e dedicação à profissão e às novidades do setor – que sempre recebe atualizações.

O mesmo acontece com as estratégias de marketing: as táticas que funcionaram cinco ou dez anos atrás não se aplicam hoje. Os canais mudam, surgem novas redes sociais (ou elas recebem atualizações), estratégias novas passam a dar mais resultados – como o inbound marketing.

Nesse ponto, contar com uma agência de marketing digital ajuda a garantir que seu planejamento de marketing seja bem-sucedido: você conta com um time de especialistas sempre atento às mudanças, equipado com as ferramentas mais modernas e preparado para obter os melhores resultados de acordo com a legislação médica atual para atrair clientes. Assim você pode se concentrar apenas em fazer um bom trabalho dentro de sua experiência.

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