Cada vez mais as empresas e profissionais de marketing se sentem pressionados para mostrar um alto retorno sobre investimento – ROI em gastos com comunicação.

Com o marketing adquirindo cada vez mais importância no processo de pré-vendas, a capacidade de entregar e mensurar resultados de negócios tangíveis aumenta mais a cada dia – assim como a pressão para fazê-lo.

Parte do desafio de demonstrar o ROI de marketing é que existem muitas maneiras de medi-lo – algumas mais simples do que outras.

No final de cada dia ou campanha, as empresas estão sempre procurando “mais”: mais leads, mais conteúdo, mais fluxos personalizados de feeds, entre outros. Nesse ponto, o inbound marketing sai na frente: 46% dos profissionais de marketing informaram que a estratégia digital gerou um ROI mais alto, enquanto que apenas 12% relataram o mesmo sobre o marketing tradicional.

Neste artigo, apresentaremos algumas estratégias e insights para aumentar o ROI em seus esforços de marketing, que trarão a você algumas ideias práticas para expandir e estender os resultados de suas campanhas com sucesso. Confira os tópicos a seguir.

Saiba quem é mais importante em sua campanha – e dê a eles o valor certo

É bastante comum vermos campanhas que proclamam altos números de participação e outros números impressionantes – mas a realidade é que estes números podem não fazer sentido com o objetivo real da campanha ou ação. Sem contexto, tudo que você tem é um belo gráfico.

Conhecer e entender os dados demográficos, as afinidades do público, o relacionamento deles com os concorrentes, os níveis de influência e atividade de cada perfil em detalhes, fornece uma estimativa mais clara do valor que cada membro desse público representa para sua marca e, portanto, para o valor total e o sucesso da sua campanha.

Conhecer as pessoas reais e as pessoas influentes, todas elas: concentre sua atenção neles para aumentar seu ROI.

Para atingir esse objetivo, o ideal é investir em uma plataforma social que permita identificar em nível individual as pessoas com as quais sua empresa deseja se conectar. Sua agência de marketing digital pode te ajudar nesse ponto.

Considere também as opções que essa plataforma fornece para que seu time de especialistas possa se conectar com esse público, o que facilitará a medição do ROI, desde a identificação dos próprios públicos até a execução da campanha.

Explore as redes sociais para um ROI elevado

Uma parte importante de sua estratégia de inbound está no marketing de conteúdo, que costuma ser voltada para artigos no blog da empresa, postagens nas redes sociais e anúncios nestas plataformas.

O investimento em mídias sociais fornecerá um grande número de métricas e resultados diferentes, que podem ser usados ​​para determinar o ROI com base em suas metas e KPIs específicos. Um especialista em performance – de seu próprio time ou de sua agência – pode fornecer os dados certos para sua estratégia.

É importante saber que cada empresa pode realizar suas campanhas de mídia social com muitas métricas diferentes. Sua empresa deve determinar o que é mais relevante para o objetivo – o que também serve como um indicador do sucesso do seu conteúdo.

Colete mais e melhores dados

Muitos profissionais de marketing identificam os clientes potenciais como “vendas prontas”, com base em alguma combinação de fatores demográficos e comportamentais.

É possível rastrear o tipo e qualidade da interação desses leads com ofertas de conteúdo e obter indicadores-chave do quão preparados estão para a conversão:

  • Downloads de materiais ricos;
  • Taxas de abertura de e-mails;
  • Comentários em redes sociais e artigos de blog;
  • Assinaturas de newsletters, entre outros.

Coletar esse tipo de dados comportamentais é valioso, mas a coisa ganha valor de verdade quando o time de marketing consegue usar o conteúdo para ter uma ligação real com os compradores potenciais, reunindo informações mais detalhadas para criar buyer personas mais eficazes.

As respostas permitem que o time de Vendas tenha uma conversa mais personalizada e relevante com o lead, acelerando o processo de vendas.

Conclusão: aumentar o ROI de suas campanhas requer um olhar técnico

Obter bons resultados e ROI em marketing nunca será uma tarefa fácil – mas, quando sua empresa conta com especialistas, pode obter mais conhecimento sobre como aproveitar o que já tem e extrair mais valor.

Ao usar as ferramentas e estratégias certas para seu objetivo, sua agência de marketing digital consegue gerar mais leads nutridos, coletar mais dados detalhados para informar o processo de vendas e mostrar o valor do seu planejamento de marketing – aumentando o ROI e as vendas.

Esperamos que estas dicas tenham ajudado na hora de entender como ampliar o ROI de suas ações. Você pode saber ainda mais sobre ROI e marketing digital – é só clicar e baixar nosso e-book!

MARKETING & NEGÓCIOS

Coloque seu email abaixo para receber as atualizações do blog!

Acesse o e-mail enviado e confirme a assinatura, obrigado!