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Descubra como aumentar o tráfego do site de sua empresa em cinco dicas e comece já a gerar mais resultados para seu marketing digital!

Como aumentar o tráfego do site de sua empresa em 5 dicas

Saber como aumentar o tráfego do seu site é essencial. Afinal, isso pode fazer toda a diferença para os esforços em marketing digital de sua empresa.

Por isso, preparamos um artigo com algumas dicas estratégicas. Porém, aqui nós vamos além dos investimentos em mídia paga, anúncios na rede de display do Google. Nosso objetivo é mostrar como gerar mais tráfego orgânico para o seu site!

Afinal, muitos especialistas do setor afirmam que este tipo de tráfego converte muito mais quando comparado ao volume trazido pelas mídias pagas ou outras fontes. Por isso siga na leitura e descubra já como aumentar o tráfego orgânico do site de sua empresa.

O que é tráfego orgânico?

Vamos começar do começo: entendendo do que se trata o tráfego orgânico: refere-se aos visitantes que chegam ao seu site a partir de um resultado de pesquisa não pago.

Então isso é o oposto do tráfego pago, que é todo o tráfego gerado a partir de anúncios de pesquisa pagos. Um visitante é considerado orgânico quando acessa seu site por meio de um mecanismo de pesquisa, como o Google ou Bing. E não a partir de qualquer link referido em outro site.

A otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) é um tipo de marketing online que se concentra em melhorar o tráfego orgânico de um site. Os especialistas em SEO usam várias técnicas para isso. O que inclui a criação e publicação de conteúdo relevante e de alta qualidade no site. Dessa forma, isso ajuda a impulsionar a classificação para palavras-chave alvo.

Como o tráfego de pesquisa orgânica é obtido de mecanismos de pesquisa, ele é conhecido como tráfego livre. Pois é o tipo de tráfego que a maioria dos proprietários de sites deseja.

Por que o tráfego orgânico é importante?

Quando falamos sobre como aumentar o tráfego do site, o orgânico sempre surge em maior evidência.

Isso acontece porque o tráfego orgânico é um indicador importante de que o site está funcionando corretamente. Assim como está ajudando a construir um público para o site.

Conforme sua empresa cria conteúdo, publica artigos em seu blog e constrói backlinks, suas classificações de pesquisa irão melhorar.

Sendo assim, cresce o tráfego orgânico e a popularidade do site aumenta também. Então se sua empresa tiver um site de comércio eletrônico, o tráfego orgânico trará mais vendas.

Como o tráfego orgânico é medido no Google Analytics?

O Google Analytics separa o tráfego que entra em seu site por meio das páginas de resultados do mecanismo de pesquisa (SERPs) do tráfego que chega de outros canais de referência, como anúncios pagos e sites de referência. O segmento de tráfego é denominado “tráfego de pesquisa orgânica”.

O Analytics conhece os mecanismos de pesquisa mais populares do mundo e pode atribuir tráfego a cada fonte. Qualquer tráfego proveniente de qualquer mecanismo de pesquisa padrão aparece como tráfego orgânico em seus relatórios. No entanto, se o usuário encontrar um site de um mecanismo de pesquisa que não esteja nessa lista, ele será considerado como tráfego de referência.

Onde encontrar o tráfego orgânico dentro de seu Google Analytics?

Para visualizar o tráfego orgânico no Google Analytics e outras fontes, você deve ir para Aquisição> Todo o tráfego> Canais, onde encontrará o relatório.

Ao observar esta análise, você pode examinar várias métricas mais complexas. Isso inclui landing pages e palavras-chave que obtiveram o tráfego mais orgânico e outros indicadores relevantes. Isso permite que empresas e especialistas de sua agência de marketing digital saibam como aumentar o tráfego do site através de uma estratégia específica para alavancar o orgânico.

Sua empresa também pode analisar o tráfego geral do site junto com o tráfego orgânico. Além disso, o relatório também apresenta outras métricas, como:

  • Tempo médio gasto em uma página da web,
  • Número de páginas visitadas,
  • Palavras-chave que geraram mais tráfego orgânico,
  • Principais fontes de tráfego (direto, orgânico, referências e tráfego pago).

Diferença entre fontes de tráfego / canais

Embora nosso objetivo esteja em como aumentar o tráfego orgânico do seu site, é importante entender como funciona cada tipo de tráfego.

Tráfego direto

Tráfego direto é qualquer visitante que chega ao seu site sem clicar em nenhum outro site. No entanto, o tráfego direto medido no Analytics tem uma questão: ele inclui nesta métrica aqueles visitantes dos quais o site não possui dados sobre sua procedência.

Isso pode ser devido a uma fonte de referência que não está configurada corretamente em seus relatórios.

Tráfego de referência

Tráfego de referência é qualquer visitante de seu site que veio de outro site, sem pesquisar e encontrar sua empresa nos mecanismos de pesquisa.

Quando alguém clica em um link de um site ou rede social para ir para outro site, o Google reconhece isso como tráfego de referência.

Por isso, a maioria das empresas usa parâmetros UTM (tags adicionadas ao final da url). Isso ajuda a rastrear a origem de cada fonte de tráfego. Dessa forma, é possível separar os visitantes de mídia social daqueles vindos do site.

O tráfego de referência faz parte da construção de backlinks para um site – uma tática de SEO. Com os backlinks certos, um site pode obter tráfego consistente de outro site para o site.

Além disso, os links de melhor autoridade que um site tem podem ajudar a classificar um site nos motores de busca. Com maior exposição e autoridade da marca, há uma chance maior de sucesso online. Vamos falar mais sobre isso a seguir.

Tráfego Pago

O tráfego de pesquisa paga também é conhecido como pagamento por clique (PPC). Ele é característico dos visitantes que clicaram em um link colocado como anúncio. Também podem vir de uma lista patrocinada, adquirido pelas empresas que aparecem na parte superior ou inferior dos resultados de pesquisa.

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Como aumentar o tráfego: 5 dicas para colocar já em prática

Agora que você já está expert em tráfego orgânico, é hora de partir para a prática. Por isso siga as dicas a seguir:

1) Faça das principais dúvidas de seus clientes e leads temas para seu blog

Como já falamos aqui, o blog é decisivo em sua estratégia de inbound marketing. Então você pode capitalizar isso ainda mais usando esse espaço para responder as dúvidas mais comuns. Esses tópicos são aqueles que seu departamento de SAC responde frequentemente por e-mail ou inbox nas redes sociais.

Além disso, cada vez mais as pessoas tendem a digitar primeiro no Google exatamente a mesma pergunta que fariam à sua empresa. Então se sua estratégia prever o uso de palavras de cauda longa em sua estratégia de SEO, isso aumenta as chances do seu site ser um dos primeiros resultados na busca. É uma boa dica sobre como aumentar o tráfego do site de sua organização!

Quer saber como aumentar o tráfego orgânico do site de sua empresa de uma forma simples? Esse já é um excelente primeiro passo!

2) Garanta bons backlinks para o seu site

Backlinks são fundamentais para uma prática de SEO eficiente. Então quando sua estratégia de marketing digital prevê construir ou ganhar backlinks de qualidade, fica muito mais fácil atrair o tráfego do Google.

Além disso, vale ressaltar que os links certos podem melhorar seu posicionamento no ranking do Google. Consequentemente, isso eleva sua receita e os resultados de sua empresa como um todo.

Já os ruins podem penalizar seu site. Especialmente porque, segundo um estudo do Copyblogger, sites confiáveis representam cerca de 23% dos algoritmos de ranking do Google.

Então para obter os melhores resultados com sua estratégia de SEO e melhorar continuamente o tráfego orgânico dele, analise todos os backlinks do seu site e compare seu valor.

Dessa forma, sempre que identificar os melhores, coloque seu time de conteúdo ou agência de marketing digital para criar novos backlinks seguindo o mesmo princípio.

3) Estimule seus usuários a permanecerem em seu site

Falamos acima sobre a importância de criar bons backlinks. Mas você sabia que seu próprio site pode ser o seu melhor fornecedor?

A dica é sempre incluir os artigos publicados anteriormente em seu blog nas postagens mais atuais. Isso não só constrói uma rede de interesses de qualidade como ainda estimula o visitante a permanecer mais tempo em seu site.

Quanto mais as pessoas permanecem em seu site, mais os sites de busca o encaram como relevante. Então

4) Garanta conteúdo relevante e atualizado

Sua estratégia de marketing de conteúdo deve focar sempre na relevância e na frequência de atualização.

Isso ajuda a criar e atrair backlinks, gerar compartilhamentos nas redes sociais e a trazer experiências positivas para o usuário em seu site. Isso vale para fidelizar o leitor, assim como aumentar o tráfego do seu site.

A qualidade é importante: postar qualquer coisa apenas pela regularidade não é o suficiente. Você precisa gerar soluções, para que seu lead e seu cliente tenham sempre a percepção de que sua empresa está se esforçando para resolver as dores dele.

5) Monitore continuamente seu progresso de SEO

Saber como aumentar o tráfego orgânico do seu site é como escada: é preciso subir um nível sempre.
Mesmo que seu objetivo tenha se concretizado e seu site esteja com excelentes taxas, você deve olhar as métricas continuamente.

Analise o que tem funcionado e o que ainda pode ser melhorado. Afinal, seu site vai atrair backlinks com esse bom trabalho, e todos eles precisam ser analisados.

Conteúdo bônus: como aumentar o tráfego orgânico com 5 táticas fundamentais de SEO

Como falamos ao longo deste artigo, uma estratégia eficiente de SEO pode ajudar muito a aumentar o tráfego orgânico do seu site.

Por isso, resolvemos listar aqui mais cinco dicas extras de nossos especialistas. Por isso são bastante específicas sobre SEO. Assim sua empresa pode explorar ao máximo estas técnicas para obter o máximo retorno em tráfego. O que pode aumentar exponencialmente suas oportunidades de conversão. Então vamos começar!

1) Facilite a leitura dos artigos em seu blog

Você já ouviu a frase “formatando conteúdo para a web”? É sobre isso. Pois para saber como aumentar o tráfego orgânico do seu site, precisamos dar um passo adiante e otimizar o conteúdo. Ao facilitar a leitura, você aumenta suas chances.

Então, como é possível otimizar seus artigos para facilitar a leitura? Comece com as dicas de formatação a seguir. Ao coloca-las em prática fica mais fácil aumentar a legibilidade de seu conteúdo:

Escreva conteúdo de qualidade

Em primeiro lugar, vamos falar de relevância e qualidade de texto. Você está perdendo seu tempo se preocupando com qualquer um dos pontos abaixo se o texto não estiver à altura. A formatação é importante. Assim como as grandes ideias, uma entrega atraente, além de gramática e ortografia sem erros.

Parágrafos mais curtos

De modo geral, limite cada parágrafo a três ou quatro sentenças. Você pode até usar parágrafos de uma frase, se necessário, mas use-os com moderação. Senão sua postagem parecerá uma leitura técnica e chata.

Um parágrafo é um grupo de frases relacionadas que apoiam uma ideia principal. Portanto, se você dividir um parágrafo, sua ideia pode se fragmentar e perder o ponto.

Sentenças mistas

Sentenças longas são difíceis de ler em um computador ou dispositivo móvel. Porém, podem funcionar bem quando usadas com moderação. Ainda mais se forem combinadas com sentenças mais curtas.

Formatação de frases e parágrafos

  • Subtítulos: você sabia que uma pessoa comum gasta apenas 37 segundos lendo um conteúdo online? Mas é possível aumentar esse tempo significativamente incluindo subtítulos. Afinal, eles ajudam os leitores a escanear o conteúdo e obter uma compreensão melhor do assunto do artigo. Porém, certifique-se de que seus cabeçalhos sejam realmente informativos;
  • Marcadores: aposte neles quando seu texto tem muitos dados. Ainda mais se estatísticas, ideias, exemplos precisam estar reunidos em um parágrafo. Dessa forma, fica mais fácil de ler quando você os lista com marcadores (como este tópico). A regra geral é se você estiver listando três ou mais itens, deve usar marcadores;
  • Espaço em branco: muito texto corrido junto tende a sobrecarregar os visitantes. Além disso, pode até aumentar sua taxa de rejeição. Por isso, evite isso dividindo grandes pedaços de texto. Você pode usar fotos, vídeos e infográficos (além de marcadores e subtítulos);
  • Imagens / capturas de tela: por falar em imagens, usar imagens ou capturas de tela ajuda a ilustrar os pontos ou números ou etapas que seu texto está abordando. Quanto mais complexa for a ideia, mais imagens você deve incluir. (Imagine um artigo de blog sem imagem nenhuma. Seria assustador, certo?)

2) Use “brigadas de balde” para manter o fluxo

Originalmente, uma “brigada de baldes” é uma cadeia de pessoas que passa baldes de água de pessoa para pessoa para apagar um incêndio. Mas o termo também se aplica a uma técnica de redação projetada para capturar e manter o interesse do leitor. Isso ajuda muito na hora de saber como aumentar o tráfego orgânico do seu site.

Mas como o significado passou de uma cadeia de pessoas apagando um incêndio para uma tática de redação? Vamos explicar aqui.

O conceito da “brigada de baldes” envolve aplicar uma série de palavras que ligam uma ideia à outra para manter o fluxo. Então quando o fluxo é mantido, isso mantém o interesse do leitor. Frequentemente, a frase de ponte é seguida por dois pontos.

Aqui estão alguns exemplos diferentes de brigadas de baldes:

  • Brigadas gerais de caçamba: “Pense nisso por um minuto…” ou “OK, eu sei o que você está pensando”;
  • Brigadas introdutórias de balde: “Você quer aprender como …?” ou “Você já se perguntou por que …?”;
  • Brigadas de balde de conteúdo: “Vamos começar:” ou “Deixe-me explicar:”;
  • Brigadas de balde de conclusão: “Resumidamente:” ou “Vamos recapitular:”.

3) Otimize seus artigos para responder às pesquisas por voz

Com a popularização dos alto-falantes inteligentes, é seguro dizer que a pesquisa por voz é definitivamente algo que sua empresa deve considerar ao pensar como aumentar o tráfego orgânico do site.

De fato, existem grandes diferenças em como a pesquisa por voz e a pesquisa de texto são usadas. Portanto, é importante pensar como otimizar a pesquisa por voz, bem como os resultados que os usuários recebem. Por exemplo, um usuário pode digitar “dieta para gatos” em pesquisador de texto. No entanto, uma pesquisa por voz tende a ser mais longa. Algo como “o que os gatos comem?”

No entanto, lembre-se de que a resposta provavelmente ainda virá em um bloco de texto de pergunta / resposta. Por isso, tente escrever trechos em destaque. Além disso, seu time criativo deve desenvolver o texto pensando que a resposta será lida por um assistente virtual.

Por isso, a dica é apostar nas palavras-chave de cauda longa. Afinal, elas têm um papel fundamental a desempenhar na pesquisa por voz. Caso você não esteja familiarizado com o termo, cauda longa se refere a palavras-chaves que contêm três ou mais palavras.

4) Seja mobile first

Atualmente, a maioria das pesquisas – e metade de todas as compras – acontece através dos smartphones e outros dispositivos móveis. Outro dado importante: não só o Google tornou-se mobile first, como anunciou que agora usará seu user-agent de smartphone móvel para rastrear sites.

Isso significa que a versão móvel do seu site será rastreada e indexada antes da versão desktop. Isso se a versão desktop for rastreada. O que pode impactar em muito como aumentar o tráfego orgânico do seu site.

Dessa forma, qualquer novo site que sua empresa construir deve se concentrar na experiência móvel. Como ele aparece e funciona no desktop ainda é importante. Mas hoje os dispositivos móveis precisam estar em primeiro lugar.

5) Escreva conteúdo mais longo (sempre que possível)

Um estudo de SEO concluiu que um conteúdo mais longo tende a acumular mais backlinks. Isso pode gerar melhores classificações e influir diretamente em como aumentar o tráfego do seu site.

No entanto, escrever mais de 2.000 palavras para cada postagem de blog não é para todos. Afinal, não é apenas intensivo e demorado. Mas nem sempre é necessário.

Uma das estratégias para aumentar o tráfego é satisfazer a intenção do usuário. A questão é que poucas consultas são de pessoas que desejam ler um longo artigo no blog. Eles podem precisar apenas de alguns dados ou frases para obter a resposta.

Vamos pegar a palavra-chave “dicas para criar links”. Então as pessoas que procuram essa frase provavelmente estão procurando um guia abrangente para estratégias de construção de links.

Já as pessoas que procuram “o que fazer e o que não fazer” no edifício da ligação, por outro lado, podem não estar atrás de um guia detalhado. Por isso, uma lista simples com marcadores pode ser a solução que buscam.

Infelizmente, não há nenhum hack para determinar por quanto tempo seu conteúdo deve ser diferente do bom e velho senso comum. Por isso, pergunte a si mesmo: quais informações alguém estaria procurando se estivesse usando uma de suas palavras-chaves? Então comece a partir daí.

Lembre-se ainda de que é possível direcionar vários tipos de consultas de pesquisa em uma postagem. O guia abrangente de construção de links, por exemplo, pode sempre ser encerrado com um checklist de itens a fazer e o que não fazer. O segredo é tornar a navegação o mais fácil possível para o usuário. Como usar links de salto, por exemplo.

Trabalhe com uma agência de SEO e Marketing Digital Integrado

Agora que você já sabe como aumentar o tráfego orgânico do site de sua empresa, poderá melhorar cada vez mais os resultados dos seus esforços em inbound marketing.

Mas sabemos que todos os itens acima podem parecer assustadores para um iniciante. São muitos detalhes, muitas etapas e muitas coisas a se pensar. Tudo isso enquanto você tem que se focar em sua produção.

Por isso, aposte em uma agência de marketing digital integrado. Assim, os especialistas em SEO podem apoiá-lo, fazendo o trabalho árduo por você. Dessa forma, sua empresa vai poder contar com uma estratégia de marketing digital vencedora.

Ao terceirizar suas tarefas de marketing digital para uma agência, você contará com uma equipe que tem a experiência e as habilidades para implementar as táticas certas para melhorar as classificações e direcionar o tráfego orgânico.

Além disso, eles também explorar ao máximo o Google Analytics e outras ferramentas, que podem fornecer uma visão melhor do seu site. Também podem até construir uma análise do concorrente, para ver o que seus rivais estão fazendo para se classificar bem.

A UP2Place Digital está pronta e esperando para apoiá-lo com o trabalho de SEO de que você precisa para obter tráfego orgânico. Assim como toda uma estratégia de marketing digital integrado.

Por isso, dê um passo adiante e garanta uma estratégia de inbound marketing de resultados! Entre em contato com nossa equipe hoje para começar.

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