Descubra como Buyer Personas aumentam o ROI de sua empresa

Já falamos muitas vezes aqui sobre a importância de definir as Buyer Personas de seu negócio. Mas nunca falamos exatamente como Buyer Personas aumentam o ROI de sua empresa.
Se a sua empresa investe em Inbound Marketing, você certamente já esbarrou nesse conceito e sabe que essa definição é importante para a sua estratégia.
Tanto que algumas empresas chegam a investir até US$ 120 mil na construção de suas Buyer Personas – então mensure o retorno que elas devem obter com isso.
Então veja a seguir como definir as Buyer Personas corretamente aumenta o ROI de sua empresa.

As Buyer Personas alavancam números positivamente

A NetProspex, uma empresa de gestão de dados, é um bom exemplo de como Buyer Personas aumentam o ROI quando são bem definidas.
Seus investimentos em uma definição bem fundamentada de Buyer Personas – e o bom uso em ações de inbound marketing – trouxeram resultados altamente positivos:
– Aumento de 111% na taxa de abertura de e-mails
– Aumento de 900% na duração da visita
– Aumento de 100% no número de páginas visitadas
– Aumento de 171% na receita
E o que gerou estes números tão expressivos?
Certamente o conhecimento gerado pelas Buyers Personas garantiu um nível de pertinência nas abordagens que conquistou cada lead.
E é justamente essa junção sobre falar a coisa certa para a pessoa certa que contribuiu para que os leads se convertessem em clientes.
Sem um conteúdo relevante, construído com base nas motivações por trás do comportamento de compra, seria só mais um e-mail marketing – a caminho da caixa de spam.

A importância das Buyer Personas a cada fase da jornada de compras

Se estamos falando sobre como Buyer Personas aumentam o ROI de sua empresa, precisamos mencionar sua influência em cada etapa da jornada de compras.
Cada Buyer Persona traz uma série de percepções sobre seus leads potenciais.
Que redes sociais eles mais utilizam? E em qual frequência, em que momento do dia?
Como eles utilizam os sites de buscas para tomar suas decisões de compra?
Que tipo de mídia ele consome? Quais são os seus pontos de dor – e quais são os seus produtos que podem solucioná-los?
Tudo isso pode ser obtido através da definição correta das Buyer Personas – e é justamente esse conhecimento que dá à sua empresa uma vantagem competitiva frente à concorrência.
Isso porque quando sua empresa mostra que consegue resolver problemas específicos de um lead potencial, cria engajamento sustentável.
Essa é uma das grandes vantagens das Buyer Personas: quando você “conhece” sua persona, pode personalizar seu conteúdo para mostrar aos potenciais leads porque sua empresa é a melhor opção para resolver os seus problemas.

Buyer Personas são sobretudo pessoas

A transformação digital trouxe consigo uma grande valorização das abordagens personalizadas.
Mais do que nunca, as empresas precisam mostrar aos clientes que estão sempre atentas às suas dores, momentos e necessidades.
E as Buyer Personas são um grande auxílio para sua empresa fazer um bom trabalho nesse sentido.
Por que? Basicamente porque através delas sua empresa consegue trabalhar um amplo universo de leads potenciais e trabalhar os conteúdos e abordagens a cada etapa do funil de vendas de uma forma simplificada.
É possível oferecer uma abordagem personalizada – mas sem a necessidade de um contato direto com cada lead a cada momento.
Isso otimiza o tempo de sua equipe, que pode investir seus esforços nos leads certos e atuar de forma precisa no momento de decisão de compra.
Esse conhecimento, quando aplicado dentro de uma estratégia de inbound marketing, pode gerar resultados únicos. Pode impulsionar o ROI de sua empresa.
E tudo isso vem quando toda essa estratégia vem de uma base sólida: Buyer Personas bem definidas.

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