Como calcular o ROI de suas campanhas de marketing digital integrado

Muitas empresas têm uma certa dificuldade sobre como calcular o ROI de suas ações de marketing. Você faz parte desse grupo? Então esse artigo pode ser especialmente útil para solucionar dúvidas e fazer sua organização crescer cada vez mais.

Isso é ainda mais importante quando falamos do marketing digital integrado. Um estudo recente mostrou que os gastos com publicidade em mídia social aumentaram em 21% em 2018 – contabilizando mais de US$ 58 bilhões em todo o mundo. Já os investimentos voltados para anúncios em vídeo aumentaram em 19%, para US$ 32 bilhões em 2018.

Para que todo esse volume de investimentos surta o efeito esperado, as empresas precisam saber como calcular o ROI de todas essas ações.

E isso se aplica também à sua empresa: para melhorar continuamente o desempenho do seu negócio, é preciso saber diferenciar quais estratégias funcionam bem e quais não funcionam – e corrigi-las a tempo. Descubra como fazer isso na leitura a seguir.

O que é o ROI dentro do marketing digital integrado?

O ROI de marketing digital integrado é a medida do lucro ou perda que sua empresa gera nas campanhas de marketing digital, com base no volume de dinheiro investido.

Em outras palavras, essa medida informa se sua organização está recebendo o valor de seu dinheiro de suas campanhas de marketing.

Quando há um retorno positivo do investimento, isso significa que suas campanhas estão gerando mais dinheiro do que é gasto com elas.

Por que é importante saber como calcular o ROI?

Saber como calcular o ROI é importante porque, sem medir esses números, sua empresa estará essencialmente cega no marketing.

O que queremos dizer com isso é que, se seu time ou agência de marketing digital não medir o sucesso de suas campanhas ao longo do tempo, não saberá o que está funcionando e o que não está.

E se não houver uma mensuração eficaz do ROI de suas campanhas, sua empresa não terá certeza se está desperdiçando dinheiro ou gastando seu orçamento de marketing digital com sabedoria.

Saber como calcular o ROI do marketing digital também é importante do ponto de vista da melhoria. Depois de identificar quais áreas não estão funcionando tão bem quanto seu planejamento havia determinado, é possível trabalhar analisando esses aspectos de suas campanhas e tomar medidas práticas para melhorar a performance e alcançar os KPIs determinados.

Conhecer o ROI de diferentes aspectos de suas campanhas também ajuda a sua empresa a entender melhor onde deve alocar seu orçamento de marketing para obter melhores resultados.

Fórmula de retorno do investimento (ROI)

O retorno sobre o investimento (ROI) é a razão de um lucro ou perda feita em um ano fiscal expressa em termos de um investimento.

Mostra-se uma percentagem de aumento ou diminuição do valor do investimento durante o ano em questão.

Para saber como calcular o ROI das ações de marketing digital integrado realizadas por sua empresa, é preciso dividir a receita de três maneiras diferentes:

  • A receita gerada pelas vendas do produto;
  • O dinheiro gasto em sua campanha ou qualquer outro;
  • O lucro, que é a diferença entre a receita total e os custos para criar sua campanha.

A fórmula então é:

ROI = (lucro líquido) ÷ (investimento total) × 100%

O lucro líquido representa a quantidade de rendas remanescentes, após todas as despesas operacionais, juros, impostos e dividendos de ações preferenciais.

Assim sendo: Lucro Líquido = Valor Obtido – Valor Total do Investimento

Se indicar um resultado positivo, significa que sua empresa fez um investimento lucrativo. Caso o resultado seja negativo, é preciso analisar onde a estratégia está agindo de forma equivocada e reestruturar sua aplicabilidade, de forma a proporcionar um resultado positivo.

É importante ressaltar também que mesmo em casos positivos, sua empresa deve manter a rotina de analisar o ROI e ver se existem formas de tornar os resultados ainda mais expressivos.

Para saber como calcular o ROI e criar valor com suas ações de marketing digital integrado, conte com as dicas da UP2Place. Acompanhe nossas redes sociais para saber mais:

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