Como construir seu funil de vendas no Instagram

Como construir seu funil de vendas no Instagram

Como construir seu funil de vendas no Instagram e alavancar seu negócio

Muitas empresas custaram a enxergar as redes sociais, como o Instagram, como uma fonte de geração de leads e conversões.

Parte disso pode ser responsabilidade das próprias plataformas, que nasceram nativamente focadas apenas no usuário – e tardiamente se transformaram para proporcionar às empresas uma oportunidade de fazer bons negócios.

Hoje isso não só se tornou uma realidade, mas também a maioria das empresas está se beneficiando do boom da mídia social. E construir um funil de vendas no Instagram que seja eficaz pode fazer toda a diferença para o seu faturamento.

Este artigo traz alguns insights úteis e úteis sobre como aproveitar o Instagram para direcionar o tráfego para o funil de vendas de sua empresa. Então siga na leitura para saber mais.

Funil de vendas no Instagram: o número de seguidores é importante?

Para muitas empresas, um perfil bem-sucedido no Instagram é aquele que vai de 100 mil a um milhão de seguidores em poucas semanas ou meses. Sem esses números expressivos, a estratégia não traz resultados expressivos.

Não necessariamente: uma lição aprendida ao longo dos anos é que, embora seja importante ter um grande número de seguidores, sua empresa precisa garantir que uma parte significativa desse KPI seja composta de clientes ideais, que estejam dispostos a comprar seus produtos ou serviços várias vezes.

Esse é o primeiro ponto – mas a estratégia precisa ir muito além. Seus esforços só darão frutos quando seus clientes se tornarem embaixadores da sua marca, ou seja: quando promoverem suas ofertas para seus parceiros de negócios e produzam provas sociais sem que você precise gastar um centavo.

A jornada de compra dentro do Instagram

A jornada começa no próprio Instagram, quando sua empresa estabelece sua presença digital na plataforma.

O próximo passo é reunir uma audiência relevante, para a qual sua empresa pode publicar conteúdo ligado às suas necessidades e anseios, para então otimizá-lo com palavras-chave para atrair pessoas interessadas.

Uma vez que seu público-alvo esteja visualizando suas postagens, é essencial atraí-las usando CTAs atraentes, que levem ao seu funil de vendas.

Essa é a base principal de um funil de vendas no Instagram. Uma vez nesse ponto, é hora de pensar como as estratégias podem ser exploradas na plataforma.

Opt-ins, landing pages, ofertas e outras coisas empurram os visitantes para os estágios mais ao fundo do funil de vendas, convertendo-os em leads.

Então, é hora de cultivar esses leads fornecendo informações, ofertas atraentes e fazendo com que eles se entusiasmem com seus produtos e suas ofertas.

É quando sua empresa finalmente alcança o último estágio: a conversão de um lead em um cliente.

Mas não pense que é aí que seus esforços de marketing digital integrado se encerram e você já pode colocar os pés para cima: é aí que o processo mais importante começa. Neste momento sua empresa deve se esforçar para converter seus clientes em garotos-propaganda de sua marca, espalhando suas vantagens onde quer que vão.

Este foi apenas um breve resumo de como funciona a construção de um funil de vendas no Instagram.

Vamos abordar cada fase e passo em detalhes nos tópicos a seguir, para garantir que você tenha o máximo de informações para elaborar sua estratégia e colocar em prática as ações que serão verdadeiramente efetivas para os seus negócios.

A primeira etapa do funil de vendas no Instagram: produzindo conteúdo otimizado que captura o interesse dos leads

Como dizem por aí: first things first. Vamos abordar aqueles pontos mais óbvios desta trajetória primeiro.

O primeiro passo para contar com um funil de vendas no Instagram que seja eficaz é criar uma conta no Instagram.

Aposto que essa foi sua reação ao ler a frase acima. Mas na verdade muitas empresas – especialmente aquelas que não contam com uma agência de marketing digital integrado – esquecem a importância de ter um bom nome do usuário nas redes.

Essa é uma dica universal: sempre que uma nova rede social surgir no horizonte, é fundamental criar um perfil para a sua empresa. De preferência, igual ao que já é usado nas demais redes sociais.

Pode ser até que sua empresa nunca faça esforços para atualizar essa rede especificamente – mas garantir um nome de usuário de acordo com a sua marca pode ser decisivo para garantir conversões.

Pense como usuário: quando você busca o perfil de uma empresa no Instagram, o que te inspira mais credibilidade: @nomedaempresa ou @nomedaempresa_br, @nomedaempresaa e outras variações?

Se sua empresa não tem esse cuidado logo no início, corre o risco de perder esse nome para algum outro usuário – ou até para a concorrência. Por isso adote esse conselho!

Feito isso, é preciso também criar uma página de negócios. Escreva uma biografia curta, mas atraente e que passe uma visão geral do seu negócio. Lembre-se também de incluir um link para o seu site – de preferência com um encurtador que disponibilize dados de acesso (isso é extremamente importante).

Adequação entre buyer personas e conteúdo

Assumindo que sua empresa já tenha determinado seu perfil de cliente ideal e suas buyer personas para identificar de fato o seu público-alvo, é preciso começar a criar conteúdo para receber visitantes em sua página do Instagram.

Como o Instagram é mais uma plataforma de compartilhamento de fotos, você precisa garantir que todo o seu conteúdo seja baseado em imagem e vídeo de alta qualidade.

Lembre-se de que a chave para transformar seus visitantes em leads e encaminhá-los para o funil de vendas no Instagram é garantir o fornecimento efetivo de um valor excepcional, além de um excelente design ao público.

Consistência é fundamental aqui: para estabelecer uma imagem de marca, sua empresa precisa tornar seu conteúdo instantaneamente reconhecível.

Vamos dar um exemplo de uma empresa de SaaS, que oferece soluções em segurança da informação aos clientes.

Com base na natureza do negócio e no tipo de clientela, sua empresa deverá criar postagens que forneçam conselhos legítimos e relevantes ao seu público-alvo.

Suas postagens no Instagram podem abordar desde o uso de softwares específicos, dicas para melhores práticas, respostas a perguntas frequentes, nova legislação sobre o tema e até informações gerais sobre assuntos legais envolvidos na segurança de informação para empresas, tudo explicado em termos leigos.

Certifique-se de mantê-lo conciso, interessante e atraente. Otimize suas postagens com hashtags relevantes para atrair seguidores e espectadores genuinamente interessados ​​nas informações que sua empresa oferece.

Inclua CTAs adequadas para informar seu público sobre a ação que ele deve tomar se quiser se envolver com sua empresa através do funil de vendas no Instagram:

  • Acessar o site;
  • Buscar artigos no blog;
  • Se direcionar para uma landing page, entre outros.

Lembre-se de que este passo não se torna eficaz do dia para a noite: leva muito tempo e esforço para dar frutos. É essencial ser paciente antes de começar a ver os resultados reais.

Antes de passar para o segundo passo, gostaríamos de destacar a importância de hashtags e CTAs aqui – por isso acompanhe com atenção os tópicos a seguir.

A importância das hashtags para o funil de vendas no Instagram

Especialistas acreditam que hard users da plataforma chegam a empregar até 30 hashtags em um único post – especialmente porque este é o limite por postagem.

Hashtags devem ser encaradas como uma ferramenta crítica, que pode complementar seus esforços para criar consciência de sua marca e ofertas.

Pense nelas como uma ferramenta de pesquisa que permite que as pessoas encontrem ideias e tópicos que despertem seus interesses.

Elas ajudam a expandir o alcance de suas postagens, permitindo que elas apareçam nos resultados da pesquisa associados a hashtags específicas ligadas à natureza de seus negócios.

É essencial prestar muita atenção na escolha de hashtags para cada postagem no Instagram. Assim como os especialistas conduzem uma pesquisa de palavras-chave para otimizar seu site, é preciso realizar uma pesquisa minuciosa observando o que seus concorrentes estão usando e as palavras-chave mais relevantes que alguém usaria para pesquisar algo semelhante aos seus produtos e serviços.

CTAs fortes são a força vital de seu funil de vendas no Instagram

Então sua marca já está produzindo conteúdo e postando regularmente ótimas fotos e vídeos, alcançando um engajamento expressivo.
Isso é ótimo – mas não é o bastante. Por quê? Porque mesmo que clientes em potencial estejam começando a gostar e a confiar em sua marca, elas não sabem agir como você acha que elas deveriam agir. Elas deveriam ir para o seu site? Fazer o download de um material rico em uma landing page? Marcar os amigos em suas postagens?

O que queremos dizer com todos estes questionamentos é: seus posts precisam ter um elemento crucial – o call-to-action.

Sua empresa literalmente precisa explicar para as pessoas o que quer que elas façam ou para onde devem ir.

É possível usar algumas áreas da plataforma para colocar um CTA para o seu público. O primeiro é óbvio: a descrição dos seus posts no Instagram. Inclua links para o produto ou landing pages com uma breve mensagem de texto informando. Por exemplo: “Saiba mais sobre este produto aqui” ou algo parecido.

A segunda é o famoso “link na bio” explorado por alguns perfis. Ao adicionar informações em sua descrição, inclua uma CTA curta, divertida e rápida para o website da empresa ou às landing pages. Mas lembre-se: você terá apenas 150 caracteres, então escolha suas palavras com sabedoria!

Outro recurso é usar CTAs ao responder aos comentários do seu público. No entanto, é bem importante ser sutil e inteligente sobre isso.

Faça o que fizer, não deixe claro que sua empresa está apenas vendendo seus produtos em sua resposta – isso fará a comunicação ganhar um tom robótico e comercial demais. Além disso, evite fazer isso com todos os comentários.

Apenas mantenha-o natural e inclua um CTA sempre que necessário – leads qualificados caem como moscas em seu funil de vendas no Instagram.

Mas lembre-se: use encurtadores que ofereçam dados. Os personalizáveis podem tornar a ação mais efetiva, já que o Instagram não conta ainda com links clicáveis na descrição dos posts e comentários. Veja a seguir algumas sugestões de encurtadores:

  • Bitly: permite personalizar url, marcar, acompanhar e otimizar todos os pontos de contato gratuitamente;
  • TinyURL: encurtador básico e gratuito, sem funções mais complexas;
  • Ow.ly: encurtador que é um dos recursos do Hootsuite, ferramenta para gestão de redes sociais. Permite a customização de url, geração de relatórios de tráfego, entre outros recursos.

A segunda etapa do funil de vendas no Instagram: convertendo visitantes em leads

Sua empresa atraiu conteúdo relevante e de qualidade, engajou seguidores, captou seu interesse e direcionou-os a realizar as ações determinadas em seu planejamento.

Agora que você os conduziu pelo topo do funil com maestria, é hora de levá-los para o fundo do funil de vendas no Instagram: vamos converter visitantes em leads.

Iscas: configurando suas landing pages

Para isso, sua estratégia precisa ter um conjunto de landing pages, cujo conteúdo seja voltado para uma oferta específica.

É preciso dar aos seus visitantes algo para atraí-los a fazer negócios com sua empresa. Isso pode ser colocado em prática através de uma série de ofertas:

  • Ebook;
  • Avaliação gratuita;
  • Tutorial em vídeo;
  • Versão trial;
  • Webinar.

O importante é que essa oferta que seja gratuita, para garantir uma chance maior de fazer seu visitante aceitar o que sua marca tem a oferecer.

Continuando com o exemplo da empresa de SaaS que usamos na primeira etapa descrita neste artigo, é possível oferecer um trial temporário da ferramenta que a empresa comercializa ou um ebook sobre como implementar uma política de boas práticas de segurança da informação para os funcionários.

Então você deve estar pensando: o que minha empresa recebe em troca de fornecer algo de graça?

Algo extremamente valioso para aumentar suas conversões: em troca de sua oferta gratuita, sua empresa (bem como sua equipe de vendas) vai ter acesso aos dados de contato de leads quentes.

Dicas rápidas sobre melhores práticas para criar landing pages:

  • Certifique-se de usar cabeçalhos grandes para destacar o que seu visitante obterá da landing page;
  • Torne o texto da sua landing page informativo, interessante e, o mais importante, ACIONÁVEL;
  • Livre-se da barra de navegação – é uma grande distração. Você precisa que seu visitante se concentre apenas no conteúdo da sua landing page;
  • Enfatize a oferta – a melhor maneira de fazer isso é criar um botão grande, brilhante e atraente que o visitante não pode absolutamente deixar de ver. Algo como “Obtenha seu ebook gratuito agora”;
  • Inclua um formulário opt-in, com campos solicitando as informações de contato necessárias.
  • Crie também formulários opt-in, que podem ser bastante úteis para obter atenção e informações dos visitantes quando eles estão prestes a sair do seu site.

Dica extra: crie uma página de agradecimento

Certifique-se de criar uma página de agradecimento também. Quando seu visitante acessa aquele botão grande e brilhante do qual falamos há pouco, não dê a ele o brinde ainda. Isso é especialmente efetivo para o seu funil de vendas no Instagram.

Ao invés disso, leve-os a outra página para expressar sua gratidão por ter optado por sua oferta.

Uma página de agradecimento cria uma ótima oportunidade para instruir os visitantes sobre sua empresa e suas ofertas por mais um instante.

Enquanto aguardam o download do brinde, você pode ajudá-lo a passar o tempo fornecendo mais informações e aprofundando-as no funil de vendas.

A terceira etapa do funil de vendas no Instagram: nutrindo seus leads até se converterem em clientes

Neste momento, o seu lead conhece o seu negócio e as suas ofertas. No entanto, eles ainda não compraram nada de sua empresa, então não é possível chamá-lo de cliente ainda.

É preciso cultivar esses leads: é preciso educá-los, esclarecendo dúvidas sobre seus produtos ou serviços e incentivando-os a tomar sua decisão de compra.

Então, como sua empresa pode nutrir seus leads para aumentar as chances de convertê-los em clientes?

Bem, existem várias maneiras de fazer isso.

A maneira mais direta é enviar e-mails personalizados direcionados ao seu lead. Lembre-se de que, graças às suas landing pages, você tem o endereço de e-mail e outras informações. É hora de colocar essas informações em bom uso.

Essa nutrição pode começar a partir do momento em que o seu lead lhe fornecer informações. Para isso, é possível seguir dois caminhos:

  • Por segmentação: deve ser realizado de acordo com as necessidades específicas do seu lead. Por exemplo, se sua empresa vende serviços de manutenção preditiva e o engenheiro demonstrou interesse em uma manutenção de embaladora, é necessário enviar-lhes e-mails contendo informações sobre esse produto em particular.
    Desta forma, eles estarão mais inclinados a verificar o e-mail e visitar o site de sua empresa ou entrar em contato com seu representante de vendas para obter mais detalhes sobre o serviço;
  • Por personalização: o e-mail deve ser criado especificamente para esse lead. Deve abordar o receptor pelo seu nome, falar sobre as suas necessidades e fornecer soluções relevantes de uma forma amigável e apelativa.

Este é apenas o primeiro passo. É muito provável que seu lead não tome nenhuma ação depois de ler este e-mail, pois eles acabaram de fazer o download da sua oferta e levarão um certo tempo para analisá-la antes de fazer qualquer coisa. é uma etapa natural dentro de um funil de vendas no Instagram.

Em seguida, envie-lhes uma oferta que eles não podem resistir. Pode ser na forma de uma oferta especial única, cupons de desconto, um trial especial ou qualquer coisa que faça seu lead pensar duas vezes antes de fechar seu e-mail.

Outras maneiras de nutrir um lead incluem o envio de e-mails regulares sobre diferentes ofertas, atualizações de produtos, novas chegadas e outros temas.

No entanto, certifique-se de não parecer desesperado enviando e-mails todos os dias. Faça disparos três vezes por semana, no máximo, para evitar a famigerada caixa de SPAM.

A etapa final do funil de vendas no Instagram: selando o acordo e indo além!

É altamente provável que, após seguir todas as etapas descritas acima de seu funil de vendas no Instagram, para atrair e nutrir seus leads, sua empresa fará com que eles tomem uma decisão de compra.

Sua empresa precisa ser extremamente sensível a quaisquer dúvidas e preocupações durante o processo de compra, para que seu lead não enfrente qualquer dificuldade em concluir a compra. Ótimo: agora você tem um cliente.

Agora é hora de levar as coisas para o próximo nível – fazer com que seu cliente elogie seus produtos ou serviços e deixe que os outros saibam como sua empresa é boa no que faz. Para isso, sua empresa precisa estimular os…

Depoimentos de clientes

Uma pesquisa recente apontou que 85% dos consumidores afirmam confiar tanto em avaliações on-line quanto em recomendações pessoais.

Por isso estimule seus clientes a fazer algumas provas sociais sobre seus produtos, tornando-se uma espécie de força-tarefa de vendas” através de suas avaliações ou depoimentos em seu site.

É possível fazer isso solicitando que eles deixem comentários em seus perfis de mídia social.  Além disso, sua equipe pode obter feedback de seus clientes apenas perguntando-lhes os produtos e os defeitos sobre seus produtos ou serviços e aprendendo sobre como pode melhorar ainda mais. Assim, além das provas sociais, você terá insights valiosos para aprimorar suas ofertas.

O objetivo é convertê-los de clientes em promotores. Quando as pessoas percebem que os clientes satisfeitos estão falando sobre sua empresa e produtos, isso gera curiosidade e os compele a verificar sua empresa. Por mais inovações que o marketing digital tenha trazido ao cenário, a propaganda boca a boca segue sendo a melhor forma de marketing que existe. A diferença é que o digital criou ainda mais oportunidades para sua empresa ter acesso a isso.

Concluindo

Agora que a plataforma tem mais de 1 bilhão de usuários em todo o mundo, agora é mais importante do que nunca estabelecer sua presença nessa plataforma lucrativa para direcionar o tráfego para seu funil de vendas no Instagram.

Uma vez lá, sua empresa precisa optar por uma abordagem personalizada, orientada por dados e centrada no cliente, para garantir que o fornecimento de conteúdo que estimule seus clientes em potencial a comprar suas ofertas.

Durante todo o processo, tudo o que sua empresa precisa é jogar suas cartas corretamente, ser consistente e paciente. Você verá seus números de lucro se multiplicarem constantemente, até que atinjam a marca desejada.

Essa foram as nossas dicas para otimizar seu funil de vendas no Instagram. Descubra como otimizar todos os seus canais de relacionamento como nosso e-book exclusivo – clique para fazer o download gratuito!

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