Como criar Buyer Personas e gerar mais negócios para sua empresa

Saber exatamente com quem está falando é um dos primeiros passos para fazer bons negócios – e as Buyer Personas são fundamentais nesse processo.
Através delas seus times de vendas e marketing ou agência de marketing digital poderão produzir os argumentos mais assertivos rumo a tão sonhada conversão.
Mas se o termo não é familiar ou você não sabe por onde começar, está na hora e no lugar certo para resolver essa questão. Leia a seguir para entender mais sobre o assunto e saber como aplicar as Buyer Personas nas estratégias de vendas de sua empresa.

Entendendo o conceito

Segundo Ardath Albee, Buyer Personas (algumas vezes também definidas como Marketing Personas) são uma espécie de retrato falado de um segmento-chave do seu público.
Para fins de marketing de conteúdo, sua empresa precisa de personas para conseguir entregar o tipo de conteúdo que será mais relevante e útil para o seu cliente potencial.
E é o detalhamento desses perfis que vai permitir afinar a comunicação da sua empresa e oferecer a abordagem certa. Tudo considerando os interesses e a linguagem na hora, no formato e dentro dos ambientes onde seu lead potencial transita.

Por que Buyer Personas são importantes para o seu negócio?

Como já falamos, as Buyer Personas vão ajudá-lo a entender os clientes (e potenciais clientes) de sua empresa.
Isso ajuda toda a equipe – de marketing, vendas, produtos e serviços – a internalizar o perfil de cliente que sua empresa espera atrair e facilitar a criação dos gatilhos de relacionamentos com os clientes como seres humanos reais.
Ter esse profundo entendimento é fundamental para conduzir corretamente a criação dos seus conteúdos e de sua presença digital, o desenvolvimento de produtos, o acompanhamento das vendas e todos os detalhes relacionados à aquisição e retenção de clientes.
O resultado disso é o surgimento de abordagens mais eficazes, de um funil de vendas mais bem elaborados e de esforços mais bem dirigidos, que vão atrair mais vendas com investimentos mais bem direcionados.

Como criar as Buyer Personas de sua empresa

O ideal é começar criando entre três e cinco personas para representar um bom espectro do seu público-alvo. Este número é variado o suficiente para cobrir boa parte dos perfis dos seus clientes, mas ainda é pequeno o bastante para garantir especificidade de informações.
Separamos abaixo uma lista breve de informações a serem preenchidas em seu modelo de Buyer Personas:
– Nome da persona
– Cargo e posição no processo de decisão de compra
– Informações sobre a empresa (tamanho, segmento, etc.)
– Idade
– Gênero
– Renda familiar
– Localização
– Formação acadêmica
– Principal objetivo
– Objetivo secundário
– Como sua empresa pode ajudar a alcançar essas metas
– Valores primários
– Objeções comuns durante o processo de vendas

Informações complementares

As informações acima ajudarão sua empresa a construir um modelo básico de Buyer Persona – mas você pode incrementar de acordo com o perfil do seu negócio.
Elas podem variar de empresa para empresa e indústria para indústria. Uma empresa de segurança exige informações diferentes das que devem ser colhidas por uma companhia de suprimentos médicos.
Pensando nisso, listamos aqui alguns tópicos extras que podem ser adicionados às suas personas:
– Hobbies
– Conhecimentos de informática
– Onde eles obtêm suas notícias
– Blogs que leem

Onde buscar informações para construir suas Buyer Personas

Existem muitas fontes de informação onde sua empresa pode colher dados para construir seus modelos de Buyer Personas.
Experimente observar o Analytics do site de sua empresa. Estes dados ajudam a revelar que tipo de dor os levou ao seu site, que palavras-chave foram escolhidas e quais ferramentas foram usadas para chegar lá – norteando também sua estratégia de mídia.
É importante também envolver suas equipes de marketing e vendas neste processo. Como eles já conhecem profundamente seus clientes já convertidos, podem contribuir ativamente no processo de definição do perfil de cliente ideal.
As redes sociais de sua empresa também contribuir nesse momento. É possível não só colher informações sobre o perfil geral do público como também fazer perguntas sobre seu produto no Twitter, Facebook, LinkedIn, Snapchat e Instagram.

Como você viu, as Buyer Personas são fundamentais para o sucesso das estratégias de inbound marketing de sua empresa. Se você quer mais informações sobre inbound marketing de resultados, baixe agora mesmo nosso e-book sobre tema!

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