Como definir os objetivos de marketing alinhados com as metas da empresa?

As suas campanhas estão dando poucos resultados? Talvez isso pode ser resultado da falta de foco e, como você bem sabe, prejudicial para os seus resultados. Pior do que ter uma má performance é trabalhar sem objetivos de marketing bem definidos. Dessa forma, fica impossível ter certeza de que você está no caminho certo.

Insistir em atuar dessa maneira é um erro que pode comprometer os resultados da sua empresa. Afinal, serão desperdiçados recursos e esforços em iniciativas que não contribuirão para o seu sucesso e você nem terá como medir se obteve retornos valiosos ou não.

Em tempos de competitividade de mercado acirrada, a sua empresa não pode se dar ao luxo de ter um departamento de marketing sem foco. É preciso definir objetivos concretos que tenham alinhamento com a estratégia de negócios da empresa como um todo.

Quer ajuda para definir o foco e alavancar os resultados da sua estratégia? Veja a seguir os principais passos para definir os seus objetivos de marketing.

Integre as equipes de vendas e marketing

O time de vendas da sua empresa não deve ficar totalmente desconectado do departamento de marketing. Na verdade, ambos necessitam atuar em conjunto para que seja possível alcançar o sucesso em suas próprias estratégias.

Como qualquer mudança, requer uma adaptação gradual. Comece entendendo e compartilhando as metas comerciais com toda a equipe de marketing, além de criar o hábito de realizar reuniões de estratégia entre os membros das equipes. Também é importante certificar-se de que ambos times tenham acesso aos mesmos documentos e resultados.

Baseie-se na missão original da empresa

Toda empresa possui uma missão, estando ela bem definida ou não. O intuito principal do setor de marketing é ajudá-la a alcançar essa meta pelos meios que tem à disposição. Portanto, uma parte bem importante do processo de definição dos objetivos de marketing é estabelecer de vez a missão original da empresa.

Por exemplo, se a sua missão é evoluir sua atuação no mercado ao proporcionar um serviço de cada vez mais qualidade ao seu público, é necessário ter planos concretos que concretizem isso.

Observe a atuação dos seus concorrentes

Olhar para dentro da empresa é muito importante para a definição dos objetivos de marketing, mas o lado de fora também requer atenção, afinal sua marca está inserida nesse cenário externo.

Leve em conta o contexto e os dados de mercado, seus principais players e tendências. Essas informações servirão para estabelecer parâmetros decisivos em suas metas. Tente encontrar pontos em comum entre sua empresa e seus principais concorrentes e aprenda com os acertos e com as falhas deles.

Utilize metodologias inteligentes

A definição dos objetivos de marketing consiste em uma jornada de autoconhecimento para uma empresa. É preciso definir muito bem as forças e as fraquezas de si mesma, além de considerar o que deseja conquistar.

Para ajudar nisso, é possível utilizar metodologias famosas que oferecem insights valiosos para apontar os rumos, como, por exemplo a análise SWOT ou o método SMART, que ajuda a chegar até os pontos mais importantes da sua marca por meio de mapas mentais.

Faça ajustes periódicos

As definições implementadas em seu plano para alinhar objetivos de marketing não devem ficar apenas por aqui. É necessário que elas estejam em plena evolução ao longo do tempo para que você tenha resultados cada vez melhores.

Em termos práticos, isso requer a designação de um responsável por monitorar de que formas os objetivos são estabelecidos e seus resultados são mensurados. Essa pessoa precisa ter contato constante com o departamento de marketing e o setor comercial para ser capaz de atuar em alinhamento.

Levando em conta os parâmetros acima, você já tem tudo o que precisa para começar a estruturar seus objetivos de marketing. Tenha em mente o que a sua empresa deseja conquistar e saiba definir métricas que traduzam o seu sucesso em relação a isso. Por exemplo, fidelizar mais clientes é um objetivo que pode ser mensurado a partir do número de público que retorna a fazer negócio com você em determinado tempo. Comece o quanto antes e aproveite os benefícios para ganhar market share!

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