Como explorar seu calendário de marketing digital integrado

O carnaval deste ano está próximo – e muitas empresas estão considerando a data em seu calendário de marketing digital integrado para ações especiais de geração de leads e vendas.

Tanto no marketing digital como nos negócios, o timing é tudo. E os dois pilares do timing no marketing digital integrado são a frequência e a consistência.

A ferramenta mais valiosa de um arsenal de marketing digital integrado é algo que ajuda a definir o momento certo para cada ação, garante a sua frequência e, mais importante, sua consistência de comunicação.

Essa ferramenta é o justamente o calendário de marketing digital integrado. Saiba como explorar esta ferramenta corretamente obter os resultados certos neste ano.

Por que sua empresa precisa de um calendário de marketing digital integrado?

Nenhuma equipe ou agência de marketing digital deve começar seu expediente se perguntando o que vai postar em suas redes sociais ou qual e-mail disparar naquele dia.

É preciso estar planejando hoje aquilo que será publicado em um, três ou até seis meses na frente.

Ações como o comercial do Burger King em um dos debates dos presidenciáveis na TV. Sem um calendário de marketing digital integrado para poder planejar seu ano, até a semana e o dia, pode ser impossível estar pronto para participar de momentos de destaque através das mídias sociais, gerando buzz – e novos negócios – para a sua marca.

Planejando e criando seu calendário de marketing digital integrado

Toda empresa tem algum tipo de sazonalidade. Por exemplo, empresas do setor de varejo encontram mais oportunidades de faturamento entre outubro e dezembro.

Já as empresas de software ou SaaS tendem a ter uma baixa procura no começo do ano, mas observam picos nos finais dos trimestres do calendário.

Você pode considerar criar seu calendário de marketing digital integrado em torno desses eventos ou em torno de um evento específico – que realmente impulsione seus negócios, como uma feira ou conferência anual.

Depois de identificar esses eventos ou padrões sazonais, crie seu calendário em torno deles.

Além disso, para as mídias sociais, sua empresa pode engajar seu público compartilhando conteúdo relacionado a determinados eventos da agenda, como feriados ou datas como a Volta às Aulas ou Mês da conscientização sobre o câncer de mama.

Analise a fundo o ciclo anual de vendas de sua marca, planeje seu marketing baseado nele e monte um cronograma retroativo – com base no tempo necessário para produzir, aprovar e lançar cada campanha ou conteúdo.

Experimente apostar nessa estratégia: você pode se surpreender com a rapidez com que o calendário de marketing digital integrado é preenchido. E poderá ainda observar onde as lacunas podem ser preenchidas.

Datas promocionais que podem render oportunidades de negócios

Algumas datas já são exploradas normalmente – como o Natal, Páscoa, Dia das Mães e Dia dos Pais. Mas algumas datas específicas podem proporcionar uma abordagem personalizada, que vai mostrar aos seus leads e clientes o quanto você está atento a eles.

Essa ação pode ajudar seu lead a se decidir por suas soluções mais rapidamente. Veja algumas delas a seguir:

  • Aniversário das Cidades – aproveite estas datas para fazer promoções especiais ou oferecer cupons de desconto para os clientes que estão nessas regiões. Esse tipo de abordagem personalizada pode render bons frutos;
  • Datas especiais ligadas à sua indústria – empresas do setor de saúde, por exemplo, podem criar bons relacionamentos com seus leads ao fazer mensagens simpáticas em datas como o Dia do Farmacêutico, do Médico e do Nutricionista. Já o Dia Mundial do Sono pode ser a oportunidade para atrair novos clientes para uma clínica médica especializada em Estudos do Sono, por exemplo.
    Datas ligadas aos eventos importantes do setor também devem ser pensadas em seu calendário de marketing digital integrado. Mesmo que sua empresa não participe deles, pode aproveitar a atenção que está sendo dada ao tema para fazer algum link com suas soluções ou fazer uma ação promocional;
  • Datas ligadas à cultura – aproveite o Dia do Teatro ou o Dia do Cinema para fazer ações de relacionamento com seus clientes ao oferecer entradas gratuitas para uma peça de teatro em cartaz ou para o último lançamento do cinema. Essa pode ser uma grande oportunidade de reaquecer o contato com algum lead ou resgatar clientes que estão próximos do fim do contrato;
  • Feriados – aproveite estas datas para gerar uma sensação de urgência nos leads, que se traduza em conversões mais rápidas. Descontos ou brindes para quem fechar negócio antes do feriado podem ser um bom caminho.

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