Como fazer marketing preditivo eficaz para empresas de TI

O marketing preditivo tem ajudado muitas empresas – especialmente as do setor de tecnologia – a obterem bons resultados em conversão.

Tanto que um estudo da Forrester Consulting apontou que o marketing preditivo praticamente triplica as oportunidades de crescimento da receita frente aos resultados do setor. Além disso, ainda duplica a probabilidade de empresas de tecnologia ocuparem uma posição de liderança no mercado de produtos / serviços que atendem.

Siga na leitura e descubra como aplicar o marketing preditivo eficaz em seu negócio de tecnologia.

O papel do ICP dentro do marketing preditivo eficaz

Um grande desafio para as organizações de tecnologia está em identificar o número máximo de leads ideais para apoiar o crescimento rápido da empresa: seu perfil de cliente ideal (ICP).

Em outras palavras, sua empresa precisa entender onde a demanda existe – e onde ela não existe – para que sua prospecção seja o mais eficiente possível.

O marketing preditivo eficaz cria um perfil de cliente ideal com base na segmentação comportamental – indo além do perfil “indústria-faturamento-tamanho-cargo”.

Os dados obtidos via Analytics e machine learning avaliam sinais ocultos que mostram intenção e ajuste, em vez dos fatores padrão mencionados acima.

Ele funciona analisando os dados internos existentes do cliente, que são enriquecidos com dados externos (que podem ser obtidos com a ajuda de seu time de vendas).

É assim que você terá em mãos um modelo complexo sobre o que faz de seus clientes seus clientes: esse é o seu ICP.

Ações que contribuem para o marketing preditivo eficaz

Listamos a seguir algumas ações que podem ser colocadas em prática quando todos os dados disponíveis são extraídos e a análise preditiva é aplicada:

  • Analise e preveja o comportamento sazonal do cliente. Isso é especialmente importante para as vendas on-line, pois e-commerces de maior sucesso são aqueles que destacam os produtos que os consumidores vão querer em um determinado momento – época de pagamentos de tributos, adequação a uma nova norma ou lei, entre outros;
  • Direcione os produtos mais lucrativos para os clientes com maior probabilidade de comprá-los. Não adianta gerar um anúncio por e-mail ou pop-up para um software de gestão de admissão para um estudante de TI. Por outro lado, direcionar o cliente afluente para produtos high-end é fundamental para o marketing preditivo eficaz;
  • Desenvolva estratégias de marketing e publicidade mais eficazes. Não apenas segmente o público-alvo certo, mas também as mensagens, imagens e temas que os atraiam para seu produto ou serviço – o verdadeiro marketing de conteúdo de qualidade;
  • Aprenda e empregue as melhores estratégias para ganhar novos negócios com o suporte do marketing preditivo eficaz. A inteligência preditiva pode informar ao marketing quais consumidores têm maior probabilidade de ser clientes fazendo recompras. Os orçamentos estão ficando mais e mais apertados. O marketing precisa alocar seus recursos para se concentrar em metas que proporcionam o maior ROI, e nada fornece retorno sobre o investimento, como clientes recorrentes;
  • Priorize os clientes atuais. Complementando o ponto acima, seu time ou agência de marketing precisam priorizar os clientes com base em vários fatores – sendo o ciclo de vida um dos principais. É mais barato manter clientes atuais que conquistar novos – mantenha isso sempre em mente!

O futuro do marketing preditivo eficaz

O marketing tornou-se uma estratégia amplamente digital e a análise preditiva é uma de suas principais ferramentas.

A análise dos hábitos do consumidor já precisou de semanas e semanas para analisar planilhas, mas hoje é feita em tempo real. A implicação é clara: onde estivemos e para onde estamos indo estão entrelaçados como nunca antes.

É por isso que o inbound marketing tem se mostrado cada vez mais o caminho para empresas em busca de estratégias assertivas e resultados para a sua comunicação – e, especialmente, para seu faturamento.

O marketing preditivo aplicado ao inbound fornece abordagens mais certeiras junto ao seu público – trazendo mais oportunidades de conversão e vendas.

Descubra como o inbound marketing e o marketing preditivo eficaz podem ajudar suas vendas: baixe nosso e-book sobre o tema clicando aqui!

MARKETING & NEGÓCIOS

Coloque seu email abaixo para receber as atualizações do blog!

Acesse o e-mail enviado e confirme a assinatura, obrigado!