Leads qualificados: saiba como identificá-los

Estratégias de vendas bem-sucedidas estão totalmente baseadas em leads qualificados. Mas você conhece o termo e sabe qual é a importância disso para o sucesso da sua empresa? Conhece as estratégias certas?

Leads qualificados de forma eficaz são importantes tanto para seus negócios digitais como para os tradicionais. E é justamente para esclarecer todos estes pontos que preparamos este artigo para você. Saiba mais a seguir.

O que são leads qualificados?

Lead é um termo em inglês que se refere ao perfil do potencial comprador do seu produto ou serviço, uma possível oportunidade de negócio para a sua empresa. Você pode determiná-los ao elaborar as buyer personas de sua empresa.

Para exemplificar, vamos imaginar que seu negócio é uma livraria que comercializa tanto e-books quanto livros físicos. Seu e-commerce recebe mais de mil visitantes e contabiliza 100 vendas por dia. Estes são os seus leads.

E tão importante quanto cativar e preservar esses 100 compradores é entender o que impede os outros 900 de efetivarem suas compras e converterem.

MQL e SQL

Sua empresa vai se deparar com dois tipos de leads: Marketing Qualified Lead (MQL) e Sale Qualified Lead (SQL). O MQL é aquele que entrou em sua loja física ou e-commerce interessado em comprar, mas que ainda está em dúvida sobre como funciona ou sobre qual é de fato o real problema dele. Por isso ainda está concentrado nos artigos do seu blog ou nas redes sociais.

E um SQL é aquele que já sabe o que precisa e está em busca de mais informações. Que participou de um webinar da sua empresa, baixou um e-books ou que já está testando seu produto.

Nesta etapa é importante qualificá-los através de uma anamnese – que pode ser feita através de um formulário ou em uma reunião presencial – com base nos seguintes pontos:

  • Orçamento: o budget deste lead está de acordo com os custos do seu produto ou serviço?
  • Autoridade: esta pessoa tem autonomia e decisão de compra?
  • Necessidade: o problema desse lead pode ser solucionado por seu produto ou serviço?
  • Prazo: o tempo que este lead oferece para a entrega da solução é compatível com os seus prazos?

É com base nestas respostas que sua equipe de vendas pode definir quem de fato são seus consumidores em potencial.

E assim priorizar seus esforços naqueles com maior probabilidade de converter em vendas. Estes serão então seus leads qualificados.

Como gerar leads qualificados

Para atrair leads qualificados sua empresa precisa estar atenta a uma série de fatores. Um dos mais importantes é manter a sua equipe de vendas totalmente munida de informações e argumentos de convencimento.

Para isso invista em treinamentos internos, para que todos os membros conheçam a fundo todos os produtos e serviços a venda. Isso vai garantir que todos tenham um discurso assertivo – o que pode se traduzir em um aumento significativo de vendas.

Se o seu negócio vai além do ambiente digital, é importante integrar as estratégias de marketing. Isso vai garantir uma convergência na comunicação com seu consumidor final.

Se você está participando de feiras e eventos, aproveite para divulgar as redes em banners, indicações para check-ins em apps e engordar seu mailing. O contrário também é válido: use suas redes sociais para divulgar a participação de sua empresa nestes eventos.

Tanto previamente, para gerar público quanto no dia, através de posts com fotos e vídeos sobre sua participação.
Permita que toda a sua rede de colaboradores influa na geração de leads qualificados, através de indicações e sugestões.

Estimule também seus clientes atuais a dar referências positivas de sua empresa no mercado através de uma política de controle de qualidade.

Esses insights vindos dos seus já consumidores vão ajudar a entender melhor o seu processo de trabalho e todas as melhorias que ainda podem ser implementadas.

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