EN PT ES
Como manter os negócios durante a COVID-19 – 8 dicas úteis

Como manter os negócios durante a COVID-19 – 8 dicas úteis

O avanço da pandemia causada pela COVID-19 tem feito muitos empresários se perguntarem como manter sua empresa funcionando neste momento.

Afinal, o mercado mundial tem experimentado uma série de mudanças impactantes para a forma de fazer negócios, de se relacionar com os clientes e especialmente em seus modelos de negócios.

Enquanto a grande maioria das pessoas está em suas casas, praticando o isolamento social, os hábitos de consumo estão sendo revistos – e empresas que trabalham com serviços de entrega a domicílio estão experimentando novas formas de oferecer seus produtos e serviços.

Mas infelizmente a quarentena – um cuidado necessário e muito importante em todo o país, as restrições de viagens e as medidas de distanciamento social devem gerar uma queda acentuada nos gastos de consumidores e empresas, desestabilizando mais uma vez a economia.

Portanto, durante esse período desafiador, saber como manter sua empresa vai envolver alguns cuidados e a prática de algumas ações voltadas para mitigar riscos, reduzir suas perdas e trazer um novo olhar para os negócios – um exercício que pode ser bastante útil ao fim deste momento. Entenda melhor com a leitura a seguir.

O desafio de manter os negócios em tempos de COVID-19

A maioria dos empresários trabalha com uma mentalidade de sobrevivência, baseadas em cinco questões fundamentais:

  1. Como sua empresa crescerá sob um fator que afetará os negócios?
  2. Quais são os riscos aparentes e contingentes nos seus negócios e o que fazer sobre isso?
  3. Há um recurso adequado para o crescimento e, se não onde, e como é possível estruturá-los para que sua empresa crie valor a longo prazo?
  4. Como revisar suas operações em termos de desempenho e o que fazer para torná-los mais orientados à execução?
  5. Como envolver sua equipe para assumir um status de autoridade frente ao mercado?

8 dicas sobre como manter sua empresa em meio à COVID-19

Aqui estão algumas dicas importantes sobre a melhor forma de se preparar para atuar de forma positiva em meio à COVID-19:

1) Cuide bem de seus funcionários

Estabeleça um canal de comunicação robusto e eficiente com seu time para entender como eles estão sendo afetados pessoalmente pelo vírus e fornecer garantias, sempre que possível, sobre como como sua empresa pode apoiá-los.

Esse cuidado é importante para manter a equipe saudável e produtiva, além de dizer muito aos seus clientes sobre o posicionamento de sua marca em tempos difíceis.

2) Estabeleça um sistema de gestão de crise

Crie um sistema de governança para a tomada de decisões – com foco nos dados e não nas emoções. Isso pode incluir três níveis:

  • Imediato: pessoas e os negócios do dia-a-dia;
  • Médio prazo: conservação de caixa e possíveis alterações nas operações e na equipe;
  • Longo prazo: possibilidade de grande impacto econômico.

3) Execute avaliações de risco frequentes

Saber como manter sua empresa neste momento demanda uma avaliação de risco existente, que seja permanentemente atualizada com as mudanças de cenários – algo comum, como temos visto nesta pandemia.

Estabeleça um novo com foco nas medidas de higiene e segurança da informação necessárias para proteger pessoas, finanças, tecnologia e operações durante o surto de COVID-19.

4) Impulsione sua comunicação com clientes, leads e parceiros comerciais

Um dos principais valores que sua empresa pode entregar em meio a uma crise como esta é a confiança.

Por isso invista seus esforços para tranquilizar todos os clientes, partes interessadas e o público em geral sobre todas as medidas apropriadas que sua empresa tem adotado para combater o surto – e até contribuindo para uma resolução.

A mídia social pode ser uma ótima plataforma para isso, bem como um meio de obter ideias e manter o relacionamento com os clientes, além de nutrir os leads mesmo em meio à crise e aos longos ciclos de vendas no B2B.

5) Avalie as cadeias de suprimentos

Certifique-se de que seus clientes ainda são clientes e o que agora exigem de sua empresa. Em seguida, fale com os fornecedores sobre o que eles podem oferecer a você, desconfiando que eles possam prometer demais.

Se o dinheiro estiver escasso, lembre-se de que nem tudo precisa ser feito em moeda: seja criativo e pense em como sua empresa pode permutar com outros produtos e serviços.

6) Analise os riscos operacionais

Avalie todos os aspectos operacionais da sua empresa, como cozinhas, pontos de vendas ou fábricas, e crie uma lista de verificação antes do início para garantir que ela esteja pronta para retomar o ritmo assim que o cenário socioeconômico permitir.

7) Use o tempo de inatividade de forma produtiva

Aproveite ao máximo todo o tempo livre para pensar em desenvolver novos serviços e procedimentos para os quais sua equipe ainda não teve tempo. Atualize seus canais digitais, promova melhorias em seu site, atualize sua comunicação visual. Repense processos internos.

Mantenha sua equipe em operação e ajude-a a se sentir produtiva e valorizada, envolvendo-a nesse processo.

8) Explore as oportunidades do marketing digital

Saber como manter sua empresa neste momento envolve lidar com questões de fluxo de caixa e liquidez, considerando como potencialmente redirecionar para manter as operações sob controle.

O próximo passo é pensar em possíveis áreas para melhoria, como a modernização da tecnologia e uma estratégia de marketing digital que permita apoiar seus negócios neste momento e impulsionar na hora em que a rotina for restabelecida.

Para isso, conte com os especialistas da UP2Place Digital, que podem fazer uma avaliação gratuita de sua presença digital atual e indicar as melhores ações para suas necessidades atuais e futuras. Clique a seguir e prepare-se!

Solicite sua avaliação de Maturidade Digital aqui mesmo!

ABM Account-based Marketing

GUIA DE MÍDIA PAGA​
EBOOK MARKETING DIGITAL PARA INDÚSTRIAS​
EBOOK TENDÊNCIAS DO MARKETING DIGITAL EM 2020​
REPRESENTANTE DE VENDAS – DIGITAL​
Ebook Guia de ofertas de conteúdo para uma geração eficaz de leads
Baixe o seu GUIA PRÁTICO DE GERAÇÃO DE LEADS
O Guia Definitivo da Automação de Marketing
Saiba como utilizar o Digital para Aumentar Vendas e Conquistar Novos Clientes
Clique aqui e solicite gratuitamente uma avaliação da sua Estratégia Digital

Cadastre-se e receba conteúdos inéditos sobre Marketing Digital

Posts Relacionados