Sua empresa mensura o retorno dos investimentos em marketing?

Mensurar o retorno dos seus investimentos em marketing de sua empresa é fundamental. Afinal, investir tempo e recursos financeiros em uma campanha e não obter resultados pode ser muito frustrante. Especialmente se você não conhecer e entender os fatores que levaram ao fracasso da sua estratégia.
Esse é um dos motivos que torna o Inbound Marketing uma das formas mais procuradas pelas empresas para promover ações tanto no meio online quanto offline. Além de certeiras, os investimentos em marketing podem ser todos mensurados, o que beneficia a estratégia como um todo.
Atualmente, o uso do Inbound é crescente no mundo inteiro e o sucesso dessa nova forma de se fazer marketing se dá especialmente se existe qualidade na execução do conteúdo, somada à regularidade nas publicações e controle de métricas. Somente empresas que estão atentas a estes três aspectos costumam ser bem sucedidas em suas ações envolvendo Inbound Marketing.
Quem já atua no segmento, porém, sabe que estabelecer métricas que efetivamente refletem resultados não é algo tão simples e automático quanto parece. É preciso coordenar dados que envolvem áreas diferentes para que a empresa tenha um panorama global acerca de sua estratégia digital. No post de hoje, vamos tratar sobre algumas dicas para quem quer medir o retorno dos investimentos em marketing de forma clara e objetiva, mostrando os reais resultados, e não simplesmente dados ou estatísticas.

Medindo o ROI

ROI, traduzido do inglês significa “Retorno sobre o Investimento” e nada mais é do que um parâmetro para mensurar os resultados decorrentes da aplicação de recursos de uma determinada área ou setor da empresa. O ROI é o fator que determina se o capital investido em marketing de fato está trazendo lucro ou prejuízo para a empresa.
Quando tratamos especificamente do Inbound, os resultados em geral contam com um aumento exponencial conforme se solidifica sua presença online – o conteúdo precisa de tempo para engajar e promover resultados. Assim, somente a partir de um tempo onde há uma rotina de publicação, divulgação e acompanhamento, é possível ter dados para mensurar o resultado dos investimentos em marketing.
Existem diversas formas de mensurar o ROI:

  • Taxa de Conversão: pode ser usada para calcular leads ou mesmo visitas na página, downloads realizados e o engajamento promovido pelo e-mail marketing.
  • Custo por visitante: neste caso, basta calcular o número mensal de visitas feitas e dividir pelo valor investido nas campanhas que tinham como foco atrair visitantes.
  • Custo por lead: aqui basta dividir o valor investido na campanha de Inbound pelo número de leads que foram captados através das formas de indução de tráfego que a empresa optou.
  • Funil de vendas: com o quadro de visitas em mãos considerando a sua plataforma, é necessário avaliar quantas foram as conversões. Ou seja, se houve compra, ou download, ou qualquer ação de interação visando os objetivos da empresa.

Dicas para calcular o ROI

Por se tratar de uma estratégia envolvendo conteúdo, a equação do ROI deve levar em conta a plataforma de difusão de conteúdo (site, blog), os canais de distribuição, o custo das equipes envolvidas para alimentar esses canais e as ferramentas de distribuição. Por fim, deve-se avaliar também as próprias ferramentas de mensuração e outros investimentos que se fizerem necessários. Paralelamente, devem ser analisados o crescimento das vendas.
Com a estratégia de Inbound e as ações em curso, é importante que se avalie cada um dos passos abaixo:

  • Houve aumento do tráfego do site?
  • Quando se deu o início do aumento do tráfego?
  • Houve aumento de leads? Quando se deu o início?
  • E por fim, é necessário avaliar se houve aumento da conversão de leads em clientes.

Para garantir o sucesso das métricas é preciso sempre ter em mente o objetivo da campanha. Muitas empresas falham por não terem clareza naquilo que estão buscando com as estratégias envolvendo Inbound Marketing.

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