Como reduzir custos de aquisição de clientes em sua empresa

Como reduzir custos de aquisição de clientes em sua empresa

Como reduzir custos de aquisição de clientes em sua empresa

Não importa se a economia está em alta ou instável: saber como reduzir custos é sempre uma das principais preocupações de toda empresa.
E uma das maiores fontes de custos é a aquisição de clientes. E sua empresa pode estar desperdiçando dinheiro em estratégias de marketing que não atingem seu real público de potenciais clientes.
Por isso confira este artigo e veja como reduzir custos de aquisição de clientes e otimizar seus investimentos neste ano.

Custos de aquisição de clientes

O Custo de Aquisição de Clientes (CAC), se refere ao volume de investimentos que sua empresa faz para conquistar clientes.
O cálculo pode ser feito da seguinte forma – veja este exemplo hipotético a seguir:
Sua empresa investiu R$ 1 mil em suas estratégias de marketing e obteve como retorno 10 novos clientes. Então basta dividir um pelo outro – cada cliente custou R$100.
Mas o entanto, é preciso lembrar que, dentro deste valor total, estão incluídos diversos outros custos. E quando uma empresa investe na aquisição do público errado, todo esse budget pode ir por água abaixo. Veja abaixo o que também deve ser considerado nessa conta:

  • Mão de obra: analistas de marketing, vendedores, líderes e todos os profissionais necessários para conquistar os clientes.
  • Material publicitário: a produção de banners, anúncios em Facebook e Google Ads, vídeos institucionais e demais materiais fazem parte de qualquer estratégia de marketing – e do custo de aquisição de clientes.
  • Tempo: este é o custo mais precioso, já que ele é irrecuperável. No geral as empresas gastam tempo para desenvolver estratégias de marketing e vendas, treinar equipes, atender prospects, entre outras atividades.

Como reduzir custos? Qualificando leads

Quando você faz a conta acima, fica clara a importância em qualificar leads. Dessa forma sua empresa foca em quem realmente poderá se interessar por seu produto/serviço.
Qualificar leads é estabelecer prioridades, pois nem todos os leads se tornarão clientes. Por isso é preciso estabelecer um lead scoring, que vai permitir focar naqueles que têm mais potencial. E que vão trazer um melhor aproveitamento do investimento.
Estas são algumas das vantagens da qualificação de leads:

  • Investimento focado em quem realmente tem interesse em se tornar um cliente, reduzindo custo de aquisição de clientes
  • Maior facilidade de negociação, uma vez que o lead já está interessado em negociar
  • Possibilidade de fidelização do cliente
  • Otimização do trabalho da equipe de vendas
  • Retorno maior sobre o CAC

Como qualificar leads com o Inbound Marketing

Sua empresa tem diversos caminhos para qualificar leads e manter o custo de aquisição de clientes sob controle.
Mas com certeza o Inbound Marketing é um dos melhores à disposição atualmente.
Por meio dele é possível criar conteúdos e educar seu público-alvo, fazendo com que os leads qualificados tomem decisões mais rapidamente, sem exigir tanto da equipe de vendas na hora da compra.
O grande diferencial do Inbound Marketing é que os leads vêm até a sua empresa. E assim sua equipe de vendas pode se focar em uma boa estratégia de vendas, ao invés de sair em uma prospecção desvairada.
Algumas dicas para iniciar a qualificação de leads por meio do Inbound Marketing são:

Agora que você saber como reduzir custos de aquisição de clientes em sua empresa, é hora de otimizar as estratégias de marketing. Por isso clique e receba agora mesmo uma avaliação de estratégias digitais!

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