como resgatar clientes inativos

Como resgatar clientes inativos e aumentar a receita de sua empresa

Resgatar clientes inativos tem se mostrado uma excelente alternativa para empresas que querem aumentar suas vendas. Vantagens não faltam: ausência do alto custo do cliente e maior conhecimento do cliente e suas dores são apenas o começo.
Por isso, acompanhe a seguir todas as dicas e informações que podem ajudar sua empresa a aumentar suas vendas e gerar mais receita.

Como resgatar clientes inativos pode ser uma mina de ouro

O custo de aquisição de novos clientes chega a ser seis a sete vezes maior que o de manter um já conquistado. Considerando o cenário atual, onde as receitas estão cada vez mais sob pressão, este é um dado mais que positivo!
E o banco de dados de clientes de sua empresa é um de seus ativos mais valiosos. Por isso, compreender porque eles “esfriaram” é fundamental para elaborar uma estratégia eficaz de reconquista.
Dados como a taxa de atividade, comportamento de compra, preferências de canais – tudo isso contribui para escolher o perfil de cliente mais promissor para ser reativado.
É essa análise cuidadosa que irá permitir que CMOs tenham a oportunidade de escolher as melhores opções de um arquivo inativo e aumentar o ROI.
Essa análise deve englobar também como era a interação destes clientes com sua empresa – se os e-mails sempre foram um canal de comunicação bem-sucedido, vale insistir na estratégia.
Um estudo recente da Forrester descobriu que enquanto 33% das transações com novos clientes envolve mais de um ponto de contato rastreáveis, 48% dos clientes reativados visitam vários pontos de contato rastreáveis.
Muito disso se deve ao fato desse perfil de clientes já fazer parte do cadastro de contatos para newsletters – que é um importante impulsionador do tráfego de inativos. Tanto que 30% das transações de clientes já conquistados começou com um clique em um e-mail marketing.

E-mail não é o suficiente para descobrir como resgatar clientes inativos

Investir em um bom marketing de conteúdo e em um plano bem definido de inbound marketing traz benefícios tanto para atrair novos leads como resgatar clientes inativos e manter o relacionamento com clientes já conquistados.
É por isso que muitas empresas têm cada vez mais complementado suas estratégias de relacionamento com os clientes através das redes sociais. Outro bom canal de relacionamento é o blog de sua empresa – os artigos publicados lá podem ser excelentes lembretes para este público de sua empresa se preocupa com suas necessidades e que tem as soluções certas para cada ponto de dor.

5 dicas para reativar a sua base de clientes

Listamos a seguir algumas dicas de ações que podem mostrar para sua empresa e seu time de marketing como resgatar clientes inativos após a análise dos perfis mais promissores. Confira:
1) Use o histórico de compras e de atividades anteriores como norte para conduzir as interações. A familiaridade pode ser positiva na hora de fechar novos negócios.
2) Eleja um grupo-teste de contatos para testar as abordagens e ações de inbound marketing. Estes dados e métricas são fundamentais para definir se a seleção foi feita considerando os critérios corretos.
3) Identifique o período certo para retomar o contato com um cliente inativo – observe o período de contrato, se o seu produto tem algum aspecto sazonal que o torne mais relevante em um período específico do ano.
4) Procure criar uma jornada de compra rápida e fácil para que esse cliente inativo possa concluir a negociação de forma rápida – seja em uma breve visita ao seu site ou com o preenchimento de um formulário simples.
5) Tenha paciência na retomada de contato com clientes inativos. É possível que eles não tragam nenhuma receita no primeiro mês, mas o cenário pode aumentar gradualmente nos meses seguintes. Pode parecer pouco, mas é melhor um cliente ativo rendendo pouco – mas com potencial para render mais futuramente – que um cliente estagnado.

Seja qual for o método escolhido, saber como resgatar clientes inativos de forma eficaz certamente vai impactar sua receita positivamente. Para receber mais orientações, peça a Avaliação de Estratégias Digitais de sua empresa feita pela UP2Place clicando a seguir!

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