O marketing digital é, mais do que nunca, algo omnipresente em todas as estratégias de marketing atuais – seja qual for o porte e o segmento das empresas.

Mesmo as indústrias que anteriormente permaneceram focadas no outbound estão começando a ver os benefícios do digital na aquisição de clientes e crescimento frente a um mercado cada vez mais competitivo.

A transformação digital gerou uma mudança ao longo dos anos: partimos das abordagens centradas na mídia de massa rumo às táticas digitais orientadas por dados e cada vez mais personalizadas.

Para ser bem-sucedido nessa era, os profissionais de marketing e as empresas devem se tornar detalhistas em todo o negócio. Não apenas do ponto de vista da geração leads e presença de marca, mas também em sua capacidade de ser a voz do cliente.

Cada vez mais será preciso trabalhar em várias frentes e departamentos para ajudar a influenciar a experiência do cliente – desde a linha de frente até o desenvolvimento de produtos e pós-venda.

O segredo do sucesso para essa nova fase do marketing digital é a tecnologia. Entenda um pouco mais sobre o que futuro vai trazer para o marketing de sua empresa neste e nos próximos anos.

Conteúdo interativo e pesquisa de voz cada vez mais presentes no marketing digital

O conteúdo segue sendo o grande protagonista das estratégias de marketing digital. O que muda é o formato e a abordagem.

Hoje as grandes empresas estão enfatizando conteúdo de alta qualidade e interativo, que não só atrai o público, mas também os envolve por mais tempo e mantêm sua presença, em toda a plataforma online.

Para conseguir isso, sua empresa deve ir além de artigos publicados em blogs e social posts: é essencial produzir conteúdo visualmente rico e atraente, que atingirá as mentes e despertará o interesse dos visitantes online.

Outra grande tendência é a Voice Search, que se tornou um grande motor de busca – e os consumidores e os profissionais de marketing digital estão apaixonados por isso. De fato, esta é uma nova maneira de pesquisar e promover marcas.

Além disso, tende a trazer mais tráfego, uma vez que as pessoas acabam por encontrar o produto desejado, de uma só vez.

A busca por voz se tornará ainda mais importante neste ano. Considerando que, em 2017, 55% dos adolescentes e 40% dos adultos usavam busca por voz, acredita-se que a tendência se torne mais dominante. Isso terá um grande impacto na forma como implementamos pesquisa de palavras-chave e estratégias de conteúdo.

Aplicações de CRM: marketing digital altamente personalizado

Lá se vão os dias em que as marcas impactaram seu público apenas através do formulário de consulta do seu site e a área de contato.

Hoje a tendência é os aplicativos baseados em CRM e módulos integrados. Com mais desenvolvimento de software e progresso igual em tecnologias de mídia digital, as empresas estão aptas a ajudar as aplicações de CRM de nova geração.

Com essas tecnologias, é possível acompanhar seus visitantes em tempo real e aumentar o contato, sincronizando sua caixa de bate-papo com a conta de mídia social individual.

Como resultado, sua empresa pode seguir seus objetivos o tempo todo e otimizar a promoção de marca na esfera online.

O mobile segue em alta – seu marketing digital deve acompanhar isso

Os dispositivos móveis há muito já superaram os acessos à internet, se comparados ao desktop: mais de 70% da navegação ocorre de telefones pessoais.

É por isso que as agências de marketing digital agora estão buscando estratégias diferenciadas e assertivas para promover marcas através de dispositivos móveis.

Dos esforços de SEO aos serviços de campanhas PPC, tudo está sendo concentrado para as plataformas móveis.

Os anúncios digitais já são otimizados para o meio móvel. Atualmente, até os anúncios em vídeo também são direcionados para o público certo, através de seu dispositivo pessoal.

Iniciativa AMP do Google transformando o marketing no mobile

Todos estes números envolvendo o mobile impulsionaram novas estratégias, como a iniciativa Accelerated Mobile Pages da Google, que criou um novo marco no setor de marketing digital.

Através deste projeto, recentemente desenvolvido, o Google pretende melhorar o tempo de carregamento das páginas de cada site em dispositivos móveis e portáteis. Também enfatiza o aprimoramento do uso do site, usabilidade e a experiência dos consumidores, a partir de seus dispositivos pessoais.

Com o programa AMP, os profissionais de marketing on-line – especialmente os especialistas de SEO – estão colocando mais esforços no impulso de campanhas de SEO para sites móveis.

Ao mesmo tempo, os desenvolvedores web estão investindo mais em sites responsivos, de modo que ele se encaixe facilmente em todo o tamanho da tela.

Pode-se dizer que a iniciativa AMP forçou o mercado a reinventar suas técnicas de SEO e marketing on-line.

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MARKETING & NEGÓCIOS

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