Sucesso nas redes sociais: 8 regras que sua empresa deve seguir já

Sua empresa pode criar perfis em todas as mídias digitais mais populares, mas sem a estratégia certa, vai ser difícil ter sucesso nas redes sociais.
Por isso listamos aqui as melhores práticas para garantir uma boa presença digital para sua empresa – e maiores chances para gerar leads e novos negócios. Confira!

1) Seja ágil nos retornos

O imediatismo das mídias sociais é um dos principais motivos de sua popularidade entre as pessoas.
E qualquer demora nas interações pode gerar um efeito negativo na experiência do cliente e na reputação da marca.
Por isso estruture seu time – ou contrate uma agência de marketing digital – para garantir que o cliente seja atendido de forma rápida e eficiente.

2) Ouça mais, fale menos

Apesar dos canais de mídia social desenvolverem cada vez mais soluções para quem quer fazer vendas, são plataformas para extrair opinião e medir o sentimento do consumidor.
Por isso lembre-se de estimular mais o diálogo entre sua empresa e consumidores, estimular o engajamento e fortalecer a marca – e os negócios virão.

3) Seja autêntico

Se você quer ter sucesso nas redes sociais, invista na criação de uma branding voice para sua empresa.
Estabeleça uma personalidade clara para sua empresa, oferecendo conteúdos pertinentes com esse perfil e com a plataforma que está usando.
Ou seja: não republique o conteúdo criado para uma rede em outra – ou você corre o risco de perder sua fanbase em uma delas.

4) Mantenha-se permanentemente atento à segmentação

É fácil criar uma campanha de sucesso nas redes sociais.
As plataformas mais populares – como o Facebook, LinkedIn, Instagram e Twitter – permitem segmentar o público com base em interesses, comportamento, palavra-chave, idioma, gênero e geografia.
Isso permite que sua verba seja mais bem direcionada, ampliando suas chances de conversão.

5) Lembre-se de ser relevante em todas as redes

Como falamos no item 3, não tente estar em todos os lugares ao mesmo tempo.
Diferentes públicos usam plataformas diferentes. Por isso analise os perfis de suas buyer personas e selecione duas ou três plataformas para usá-las efetivamente

6) Envolvimento do cliente X geração de receita

Apenas 0,2% da receita total dos negócios gerados no universo B2B é gerado pelas mídias sociais. Estratégia ou apenas uma oportunidade perdida?
Algumas empresas podem estar mais focadas no gerenciamento da comunidade ou na consciência da marca do que a geração de receita.
Os especialistas da UP2Place, por exemplo, realizam um trabalho nas redes sociais de seus clientes buscando se envolver de forma significativa e inteligente com leads e prospects.
Isso gera um grande impacto no pipeline de vendas e na receita. Mas não é o único objetivo da nossa estratégia de redes sociais: gostamos de compartilhar, engajar, interagir e construir relacionamentos. É dessa forma que garantimos o sucesso nas redes sociais para nossos clientes.

7) Mensure os resultados

Executar uma campanha de marketing digital sem medir resultados parece impensável. Então por que muitas empresas ainda agem dessa forma?
Talvez pareça algo muito complicado, que envolva um trabalho entre equipes (uma demanda da área de Marketing para TI, por exemplo) ou que pareça levar muito tempo.
Mas, assim como com qualquer outro canal, sua empresa deve identificar objetivos, estabelecer metas, medir e analisar resultados. Então que tal contratar uma consultoria especializada?

8) Integre suas estratégias online e offline

O envolvimento através dos canais de redes sociais não deve ser visto como uma atividade autônoma.
Muito pelo contrário: sua empresa pode obter resultados ainda mais positivos quando integra suas estratégias de mídia offline ao marketing digital.
Isso gera uma verdadeira experiência omnichannel, que engloba todo o espectro de comunicações – do e-mail ao material impresso.
Dessa forma sua marca passa mensagens consistentes, proporcionando uma ótima experiência para seu cliente.

Sua marca é parte de um legado, do futuro. Construir experiências interativas, significativas e contextuais é a melhor forma de obter sucesso nas redes sociais. Comece agora mesmo: baixe nosso e-book e descubra como fazer marketing de qualidade no Facebook!

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