Conheça as tendências de conteúdo para 2020

Conheça as tendências de conteúdo para 2020

Tudo indica que 2020 será o ano para o marketing de conteúdo e o SEO. O uso dos dados tem permitido a produção de um conteúdo cada vez mais focado nas necessidades dos clientes, que atua de fato como uma ferramenta de venda.

Se sua empresa está concluindo o planejamento para o próximo ano, esse é o momento certo de conferir as tendências de conteúdo para 2020 – veja a seguir.

 1) É preciso reforçar o marketing visual de sua empresa

As plataformas de avanço visual estarão marcando uma forte presença nas tendências de conteúdo para 2020. Do entretenimento à comunicação, as pessoas estão apostando no poder das imagens dinâmicas ou interativas – e sua empresa precisa fazer parte disso.

Por exemplo: você sabia que pode criar seus próprios filtros e lentes de realidade aumentada (AR) para o Snapchat? Outra tendência: criar seus próprios GIFs a partir de pequenos vídeos via Giphy. Outro ponto que merece atenção é o novo recurso Cenas, do Instagram.

As possibilidades são infinitas: 2020 já chega com mais oportunidades de uso das imagens dinâmicas, personalizadas e de marca para seu conteúdo.

2) Conteúdo em vídeo e narração visual

Assim como nos últimos anos, o vídeo seguirá entre as tendências de conteúdo para 2020.

Depois de assistir a um vídeo, 64% dos usuários sentem-se mais abertos a comprar um produto online. O que isso significa para sua empresa? À medida que os hábitos e preferências do consumidor se movem continuamente para o conteúdo em vídeo, é preciso acompanhar –ou ficar na poeira da concorrência.

3) É hora de aumentar o E-A-T de sua empresa

O Google publicou em agosto de 2019 uma série de lembretes sobre suas principais atualizações e o que fazer com elas.

Entre as recomendações estava uma prática que muita gente já adota: leitura / compreensão das Diretrizes do avaliador da qualidade da pesquisa e E-A-T (especialização, autoridade, confiabilidade).

O fato de o Google apontar especificamente para esse recurso e destacar o E-A-T é uma grande dica sobre as tendências de conteúdo para 2020. Sua empresa precisa se concentrar em provar experiência, autoridade e confiança em nosso conteúdo.

Como sua empresa pode provar seu E-A-T?

  • Ganhando links ou menções de sites de outras autoridades do seu setor;
  • Fornecendo informações da E-A-T no seu site, incluindo uma biografia e credenciais na página sobre e nas páginas do autor;
  • Usando links para fontes autorizadas de suporte a estatísticas, dados e fatos no conteúdo;
  • Atualizando seu site e conteúdo regularmente com informações relevantes, precisas e atuais.

4) Conteúdo melhor e mais objetivo do que nunca

Entre as grandes tendências de conteúdo para 2020, os especialistas apontam que o setor verá as seguintes práticas, vindas de marcas de todos os tamanhos:

  • Uma melhor compreensão do que o público-alvo precisa dos resultados de pesquisa para uma determinada palavra-chave;
  • Escrita mais adaptada ao público, observando total consistência com o tom e o estilo da marca;
  • Pesquisa mais aprofundada, incluindo estatísticas e dados mais atuais de fontes reconhecidas;
  • Marketing visual mais elaborado, como imagens de marca, infográficos e imagens de blog personalizadas.

5) Conteúdo priorizando o cliente

Priorizar as necessidades informacionais do cliente acima das mensagens de vendas será uma das maiores tendências de conteúdo para 2020.

Mais do que isso, o melhor conteúdo será aquele que atender às dores do cliente no alvo – e também o que ficará em primeiro lugar no Google.

Como sua empresa descobre o que seu público-alvo precisa de seu conteúdo? Pesquisando. Fazendo perguntas. Envolvendo-se com a comunidade. Descobrindo quem são as pessoas que consomem seus produtos e serviços.

Depois de conhecê-los a fundo, sua empresa vai conseguir criar um conteúdo que fale com eles em um nível mais assertivo.

O futuro do conteúdo começa já

Mais do que nunca as empresas precisam priorizar a qualidade e as necessidades do novo perfil de cliente em suas estratégias.

Além disso, a mídia visual está seguindo direções surpreendentemente novas e emocionantes. As possibilidades de integração com o conteúdo são incríveis e abrem todo um novo cenário em termo de conteúdo efetivo.

Siga as tendências de conteúdo de 2020: ofereça conteúdo ultra-direcionado e mais comprometimento com a abordagem ao cliente.

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