O status da maturidade digital no processo de transformação digital em sua empresa

Para garantir o sucesso de sua empresa, é essencial saber as respostas de duas questões essenciais: onde ela se encontra hoje e onde ela quer estar no futuro? Ambas são determinantes para entender o status da maturidade digital de sua empresa.

Independentemente de onde sua empresa esteja em seu processo de transformação digital, apenas planejando, é fundamental entender o quão madura é sua jornada digital e o que precisa ser feito para ajudá-la a se tornar uma empresa com pleno status de maturidade digital.

Siga na leitura deste segundo artigo de nossa série sobre maturidade digital, entenda as principais etapas deste processo e como isso pode ser aplicado em seus negócios.

Modelo de maturidade digital

Tornar-se uma empresa com um status de maturidade digital completo requer uma transformação que não deve ser exclusivamente focada em implementar a tecnologia certa.

Em vez disso, uma transformação digital bem-sucedida engloba recursos mais amplos, que incluem fornecer aos seus funcionários, clientes e parceiros o controle sobre sua experiência digital, garantir jornadas perfeitas, ter agilidade nos negócios e estabelecer uma cultura digital dentro da organização.

Vamos analisar a seguir um modelo a partir da perspectiva da experiência digital de seus clientes:

  • Controle do usuário: qual é o nível de controle que seus clientes possuem na condução de suas próprias experiências com os produtos e serviços que sua empresa oferece?
    Até que ponto suas campanhas atendem às necessidades e preferências individuais de cada cliente? Quantos de seus canais estão prontos para oferecer suporte a eles, permitindo a escolha qualquer canal para qualquer serviço?
  • Experiência do cliente: até que ponto sua empresa proporciona uma experiência e jornada do cliente consistente em todos os canais?
    A experiência é perfeita do ponto de venda físico ao e-commerce? Qual é o equilíbrio de serviço que sua empresa proporciona entre a abordagem ao cliente em seus canais virtuais e sua equipe de vendedores – e como esse equilíbrio atende à preferência do cliente?
  • Agilidade nos negócios: sua empresa tem a infraestrutura e as habilidades certas para permitir um tempo de comercialização acelerado com uma experiência digital inovadora? Oferece a agilidade e a flexibilidade desejadas para atender às crescentes expectativas dos clientes?
  • Cultura digital: mesmo que todos os pontos acima estejam ativos e funcionando perfeitamente, sem uma estratégia digital e equipes que possuem as habilidades digitais certas será difícil (se não impossível) alcançar um status de maturidade digital efetivo.

Os quatro status da maturidade digital

Segundo a Forbes, as empresas se dividem entre quatro status da maturidade digital:

  • Incidental: empresas nesse estágio estão até colocando em prática algumas iniciativas voltadas para a transformação digital – mas isso acontece mais por um acaso ou demanda momentânea, não por uma estratégia definida;
  • Intencional: nesse status da maturidade digital, a organização está promovendo ações voltadas para a transformação digital, mas é um esforço mais simplificado ou automatizado. É comum em casos onde as lideranças já adotam o modelo, mas o mindset ainda não foi difundido entre os demais funcionários;
  • Integrado: nesse estágio as empresas estão implementando de forma efetiva uma série de iniciativas com foco total na transformação digital, de forma coordenada e eficiente;
  • Otimizado: esse status da maturidade digital posiciona as empresas como destaque em suas indústrias de atuação.
    Estas organizações realizam suas atividades de forma estratégica, com processos bem definidos e fundamentados em tecnologia, integrados às ações já em andamento na organização.
    A transformação digital é um valor assimilado, aplicado e difundido dentro da cultura da empresa, levando à agilidade organizacional à medida que a tecnologia e os mercados evoluem.

Comece já!

Para ser bem-sucedida, toda estratégia de transformação digital deve considerar os seguintes parâmetros:

  • Criar experiências perfeitas para o cliente e suas jornadas digitais;
  • Consistência plena em todos os canais de atuação e relacionamento;
  • Prontidão em adotar e implementar de forma eficaz as principais tecnologias;
  • Mudanças na cultura da empresa.

Mas para saber onde sua empresa quer chegar e por onde ir, o primeiro passo é entender a fundo o atual status da maturidade digital em que sua empresa se encontra.

Se você precisa de ajuda para entender qual é o status da maturidade digital de sua empresa, clique e peça gratuitamente nossa avaliação de suas estratégias digitais.

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